Curso online
Quartas e quintas-feiras
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
O curso “Por uma História da Arte LGBTQIA+” explora as ocorrências LGBTQIA+ na concepção da arte ocidental, desde a Antiguidade até os dias atuais. Abordando os caminhos da arte através das mudanças na designação da homossexualidade, o curso propõe uma análise crítica e inter-relacional de diversas manifestações em uma exposição cronológica.
O objetivo é explorar as causas, razões, efeitos e consequências dessas ocorrências, lembrando sempre que são frutos de um contexto histórico, social, político e econômico, e analisando-as sob uma ótica contemporânea.
O curso também destaca o progresso alcançado no processo de aceitação da homossexualidade no Brasil e no mundo, mas reconhece que ainda há muito a ser feito e proposto. Através da análise crítica de várias manifestações artísticas, oferece ferramentas de análise e demonstração capazes de comprovar o alcance e a relevância destas propostas artísticas. A proposta é resgatar narrativas que refletem uma diversidade de vozes e estilos, e reconhecer o papel das artes LGBTQIA+ na produção artística.
Neste curso, serão discutidos:
- Uma pequena história da arte a partir das óticas e estéticas LGBTQIA+
- Um novo olhar sobre essas origens
- Reconhecimento de características estéticas, silhuetas, cores e propostas artísticas
- A questão de gênero na história da arte
Programação
Aula 1 – Antiguidade e Idade Média
As primeiras representações de homossexualidade
As visões no Egito, Grécia, Roma e no início da Era Cristã
Aula 2 – Renascimento e Barroco
A concepção dos corpos ideais feminino e masculino e o erotismo
Da Vinci, Michelangelo e reis e rainhas homossexuais
Aula 3 – Rococó e o Neoclassicismo
O surgimento dos erotismos homossexuais
Choisy e d’Éon, dois sucessos do travestismo
Aula 4 – Século XIX
Aceitação na Idade Moderna?
A criação e a popularização das imagens gays
Aula 5 – Modernidade e homossexualidade
O início dos movimentos civis LGBTQIA+
O cinema LGBTQIA+ na promoção de questões relacionadas à diversidade sexual
Aula 6 – Século XX e XXI
Gay art, queer art e outras expressões contemporâneas
Inclusão e aceitação social LGBTQIA+ na contemporaneidade
Lorenzo Merlino
É pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestre e doutorando em História da Arte pela UNICAMP, atualmente encontra-se na Inglaterra onde cumpre uma bolsa de doutorado-sanduíche na University of Brighton. Com mais de 25 anos de experiência no mundo da moda, integrou por seis anos o SPFW. Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes em 2011 por melhor figurino e escolhido melhor figurinista de óperas do Brasil em 2015. Professor na FAAP, ministra também cursos no MAM, no MASP, no Adelina Instituto, na Superbacana+, na Casa do Saber, na Unibes Cultural, no SENAC e no SESC. Desde 2016 é embaixador de Flandres para as Artes e a Moda no Brasil.
Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.
crédito da imagem
José Leonilson, Ninguém tinha visto, c. 1988.
Coleção MAM São Paulo.
Doação Eduardo Brandão e Jan Fjeld.
Foto: Ding Musa