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roupa de artista: a moda nas vanguardas modernistas, com Brunno Almeida Maia
27 out 23 - 17 nov 23 - 19h às 21h
Inscrições encerradas

Curso online
Datas: 27 de outubro, 03, 10 e 17 de novembro
Sextas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00

Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final

Este curso tem como objetivo geral explorar e discutir o conceito moderno de moda, relacionando-o com as noções de arte na modernidade e no modernismo. Utilizando uma extensa bibliografia filosófica, sociológica, histórica e iconográfica, o curso busca analisar as interações entre moda, arte e design presentes nas obras de movimentos e artistas ligados às vanguardas modernistas do século 20.

Dentro desse contexto, os modernistas propuseram a dissolução das fronteiras existentes entre as linguagens artísticas por meio da criação da “roupa de artista”, ou seja, a concepção de vestimentas a partir do conteúdo estético-político de seus movimentos. Essas vanguardas buscavam aproximar a roupa do corpo da pintura, escultura, literatura e arquitetura. Exemplos incluem os estudos de pintura fauvista de Raoul Dufy, que se transformaram em estampas para a maison Paul Poiret; os vestidos de Robert e Sonia Delaunay, que criavam verdadeiros poemas têxteis sobre o corpo; o futurismo italiano e suas ideias arquitetônicas que influenciaram a forma das vestimentas; e o surrealismo francês, com a transposição onírica das esculturas e pinturas de Dalí, que reimaginavam os objetos vestíveis propostos pela costureira Elsa Schiaparelli. Todos esses exemplos eram capazes de expressar, como linguagem não-verbal da vestimenta, a experiência interior do sujeito moderno.

Programação

Aula 1 – Moda, modernidade e modernismo

  • Os conceitos e as noções de moda e sua relação com o moderno, a modernidade e o modernismo;
  • O costureiro como artista;
  • O que significa dizer que a moda é uma arte?

Aula 2 – O modernismo como problema das Formas

  • Do representativo ao abstracionismo: as influências de Picasso e Braque no corte do vestido;
  • Relações entre a moda modernista e a literatura, a poesia e as artes visuais;
  • Moda, arte e modernismo: Paul Poiret e as estampas de Raoul Dufy, Chanel e o design moderno, o geometrismo art déco de Jean Patou nas fotografias de George Hoyningen-Huene, os drapeados gregos em Madeleine Vionnet e Mariano Fortuny, entre outros.

Aula 3 – A roupa de artista nas vanguardas modernistas

  • O futurismo italiano e as vestes de Giacomo Balla;
  • A moda surrealista em Elsa Schiaparelli;
  • O construtivismo russo e a moda: Liubov Popova e Varvara Stepanov;

Aula 4 – A roupa de artista no pós-modernismo;

  • Os concretistas brasileiros e as vestimentas (diálogos com o acervo do MAM-SP);
  • Os parangolés de Oiticica;
  • Os trajes de Joseph Beuys;
  • O manto sagrado de Arthur Bispo do Rosário;
Brunno Almeida Maia

É doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo pesquisa sobre Moda e arquitetura. Possui mestrado em Filosofia, Ciências Humanas e Teoria de Moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Além disso, atuou como curador da exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos na Casa Museu Ema Klabin e do Ciclo de Conferências A atualidade de Marcel Proust (1871-1922) no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. Também é professor convidado em diversas instituições, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), o Istituto Europeo di Design (IED) e o Centro Universitário Belas Artes. Atualmente, está trabalhando em seu próximo livro intitulado Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo, que será publicado pela Editora Cosmos (no prelo).

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Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.

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créditos
Luiz Braga, Rosa no arraial, 1990. fotografia colorida sobre papel. Coleção MAM São Paulo.