com Ana Lira
Datas: 15, 22, 29 de janeiro e 05 de fevereiro
Quartas-feiras
Horário: das 19h às 21h30
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Este curso propõe um diálogo sobre a criação de obras de arte que têm a escuta e/ou o som como elementos centrais e os desafios de sua inclusão em exposições de artes visuais.
Em um momento em que obras sonoras ganham destaque e a escuta se torna fundamental na interação entre artistas e o público em museus, centros culturais e outros espaços expositivos, a proposta é observar como essas obras são instaladas e como o público se relaciona com elas.
Serão apresentadas diferentes obras sonoras para discutir seus contextos de criação, estratégias de produção, formas de instalação nos espaços e como o público interage com elas. O curso também abordará as condições físicas e simbólicas que influenciam o processo criativo dessas obras.
Cada encontro incluirá uma atividade prática para explorar formas de melhorar a interação do público com as obras e suas condições de acesso.
O curso será online, em formato de grupo de estudo e trabalho, voltado para todos os interessados no tema, especialmente aqueles ligados a artes, tecnologias sonoras, tradução de Libras, práticas corporais e áreas relacionadas ao som.
Programação
Encontro 01
- Sonoridades em território de predominância da visualidade
- Principais referências de uma escuta-presença
- Quando a sociedade demanda escuta sem escuta?
- Os sabotadores da escuta: uma revisão crítica das tecnologias de aceleração
- Impactos nas construções das obras de arte
Encontro 02
- Estudo de caso I
- Grupo de trabalho I: possibilidades de construção
- Esmiuçando o caso I: primeira roda de escuta
- Formação como estratégia diplomática entre artistas / [instituição] e público
- Desejo-som manifestado em projetos: artista é solução e não problema
- Orçamentos como resultados políticos e conceituais na materialização dos projetos
Encontro 03
- Estudo de caso II
- Grupo de trabalho II: possibilidades de construção
- Esmiuçando o caso II: segunda roda de escuta
- Discussões artísticas sobre políticas e práticas de acesso
- Experiências de amadurecimento das relações entre obra e público
Encontro 04
- Estudo de caso III
- Grupo de trabalho III: possibilidades de construção
- Esmiuçando o caso III: terceira roda de escuta
- Sintetizando os protocolos de trabalho
Ana Lira
Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br)