Brincadeiras indígenas com Anderson Kary Báya e Demeson Silva Família MAM


Data: 12 de outubro, 2022
Horário: 10h30

Semana das culturas da infância 

 

O museu enquanto espaço de interculturalidade convida o público para esta vivência das culturas indígenas através de brincadeiras tradicionais e outras criadas pelos artistas indígenas do grupo de artes dyroá bayá. É um momento de brincar e vivenciar a cultura indígena através das brincadeiras que são trazidas neste momento de ser criança, não importando a sua idade. Utilizando matérias primas da natureza, a língua tradicional tukano, nomes de animais Brasileiros, grafismos, pega- pega da onça e uma viagem rápida até Iauaretê -AM, utilizando o imaginário criativo, dentre outras brincadeiras.

 

Anderson Kary Báya é artista indígena de Iauaretê (AM), pesquisador da cosmovisão, das danças, dos cantos e dos grafismos de seus povos Tariano e Tukano. Iniciou suas atividades artísticas oficialmente em 2003, atuando como músico no grupo de artes Dyroá Báya. Depois disso teve suas primeiras experiências no teatro e dança com a Cia. Uatê. Em 2008 iniciou suas participações no cinema e na TV, em curtas, longas metragens e seriados. Atualmente organiza vivências diversas relacionadas às culturas indígenas em comunidades pedagógicas formais e não-formais, e é artista-educador do Programa de Iniciação Artística (PIÁ – 2021, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo).

 

Dhemeson Silva, nasceu em Manaus-Amazonas. Atuante como artista educador e artesão. É integrante do Grupo de Artes Dyroá Bayá e já atuou no grupo como contador de histórias, e nas vivências de cantos sagrados e de Festa. Residente no Município de Suzano -SP.

 

Atividade presencial, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de seus responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

 

Essa atividade faz parte do programa Família MAM.