Caminhada pelas Águas do Ibirapuera: passeio pelo percurso do córrego do sapateiro com Rios e Ruas Domingo MAM + Arte e Ecologia


Data: 20 de março, 2022
Horário: 10h

 

Quem visita o mam e passeia pelo parque Ibirapuera provavelmente cruzou com algum dos rios que atravessam o parque. As águas que constituem esses rios viajam por um longo percurso até chegar no parque e seguem diferentes destinos depois de passar por ele. Nesta caminhada percorremos os principais pontos que ligam a história desses rios,  com ênfase nos rios Sapateiro e Caaguaçu. O roteiro da caminhada é inspirado no audioguia “Águas do Ibirapuera” disponível no youtube do mam. O percurso contempla aproximadamente 2,8 km com 4 paradas em cada estação para ouvir a trilha do audioguia, e nosso ponto de partida será o mam.

 

Rios & Ruas é uma iniciativa criada em 2010 por José Bueno, arquiteto e mestre em Aikido, e Luiz de Campos, geógrafo, professor e pesquisador da temática dos rios urbanos, que oferece ações que integram conhecimento e experiências para sensibilizar pessoas a respeito da realidade dos rios esquecidos pela cidade. São Paulo, por exemplo, esconde centenas de rios sob suas ruas, soterrados e poluídos, mas vivos. Conversas e conexão física e emocional com os rios – soterrados ou não – é a origem e o coração da iniciativa, que segue seu fluxo promovendo e inspirando múltiplas ações para que milhões de pessoas descubram, vejam e queiram os rios limpos e livres. Para José e Luiz, é apenas uma questão de tempo vermos alguns rios e ruas convivendo em harmonia na cidade.

 

Atividade presencial, livre. Inscrições na hora e no local.

Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

 

Essa atividade faz parte do programa Domingo MAM e do eixo educativo Arte e Ecologia.