03/11
11h* e 15h Olhares dos Sapatos: apresentação com a Cia Dança sem fronteiras
*A sessão das 11h contará com audiodescrição
+livre
duração: 60 minutos
OLHARES DOS SAPATOS dá continuidade a pesquisa da companhia que acolhe as habilidades e potencialidades de seus bailarinos e investiga a ressignificação de objetos cotidianos e de auxílio a mobilidade para criar com eles uma poética de movimento em seus espetáculos.
O espetáculo integra o projeto Dança Sem Fronteiras e suas Interlocuções com a Cidade, contemplado pela 23º edição de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, que entre as atividades conta com Jams de dança, oficinas e residências artísticas.
As coreografias de OLHARES DOS SAPATOS são criadas a partir da singularidade e da fisicalidade de cada intérprete, utilizando o gestual do cotidiano, misturado com elementos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e princípios coreográficos que a Cia vem desenvolvendo em sua pesquisa. A bailarina Fernanda Amaral, que assina direção e coreografia explica: “Em nossa pesquisa trazemos para as coreografias, métodos de improvisação, DanceAbility e a dança teatro, assim como movimentações originadas pela necessidade de mover partes que não se movem sozinhas, movimentações originadas pela utilização e separação articulares, além da presença física adquirida pela influência das artes marciais”.
Sobre Cia Dança Sem Fronteiras
Em 2010, em São Paulo, Fernanda Amaral, bailarina, coreógrafa e educadora criou a Cia. Dança Sem Fronteiras. Desde a sua criação, a companhia, com sete espetáculos no repertório, realiza oficinas de dança e apresentações em teatros, museus, espaços abertos (rua e praças) e diversos SESCs da capital e interior, além de participação nos festivais Sencity no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Vozes do Corpo e Mostra Internacional Mais Sentidos no Teatro Sérgio Cardoso. Em 2013 a companhia foi contemplada pelo prêmio Prince Claus Fund for Culture and Development (Holanda) e com o ProAc de Produção de Espetáculo de Dança com Olhar de Neblina. Em 2015, pelo 19º Edital de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, com o Projeto Novas Fronteiras do Olhar e em 2018 pelo 23º Edital de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, com o projeto Dança sem Fronteiras e suas Interlocuções com a Cidade, que envolve Oficinas, Jams e estreia e circulação do espetáculo Olhares dos Sapatos.
Atividades gratuitas e abertas a todos os públicos.
+info: educativo@mam.org.br e +55 11 5085-1313