O Coletivo Forró das Minas apresenta um quarteto de mulheres, sendo: sanfoneira, zabumbeira, trianguleira e flautistas, em uma apresentação conhecida como “As Arrumadinhas”; são mulheres que possuem seus trabalhos individuais ou com outros grupos e são juntadas e misturadas em uma formação única, garantindo assim um espetáculo diferenciado, diversificado, empoderado e animado. São mulheres homenageando mulheres, um prestígio as grandes referências femininas do nosso forró, empoderando e fortalecendo a cena cultural feminina do forró pé de serra e da cultura nordestina. As integrantes do coletivo realizam suas performances com muita presença, alto astral, interação com o público, despertando a dança, em um convite para movimentarem os corpos com leveza, muita alegria e boas memórias.
No Coletivo Forró das Minas há mais de 48 mulheres resgatando e fortalecendo o legado de artistas significativos na história da cultura. O grupo realizou o 1º Festival só de mulheres da história da música, o Festival Forró das Minas em 2022, com mais de 35 artistas em palco, sendo Anastácia e Liv Moraes convidadas especiais. Atualmente, o coletivo está organizando o 2o festival Forró das Minas que, em breve, trará novidades para o cenário. O coletivo é composto por mulheres em suas diversidades; mulheres nordestinas, pretas, periféricas, mães solo, lésbicas, PCD, que se conectam através de suas artes e levam até o público uma apresentação dinâmica revezando as vozes e instrumentos. São diversos projetos do coletivo, além dos shows com diferentes formações, rodas de conversas e oficinas musicais de percussão, rabeca, pífano, sanfona, canto e dança.
Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do programa Domingo mam.