com Marina Baffini, Roseli Behaker, e Rogério Ratão
local: Biblioteca do Sesc Bom Retiro
O encontro convida o público a conhecer e experimentar recursos acessíveis e materiais táteis presentes na exposição Mire Veja. A atividade propõe um espaço de troca, investigação e sensibilização sobre acessibilidade em contextos culturais, aproximando públicos diversos de práticas e experiências multissensoriais. Tendo a acessibilidade como eixo central, o encontro busca estimular reflexões, o pensamento crítico e ampliar repertórios no campo artístico e cultural.
Artista plástica, arte educadora, pedagoga, pós-graduada em arte terapia e especialista em acessibilidade cultural; presta serviços de consultoria e realiza projetos em museus, instituições culturais e educacionais. Possui artigos publicados no 6º Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade a Museus e Patrimônios, em SP, no Congresso Internacional Todas as Artes, Todos os Nomes, na Universidade do Porto em Portugal, no 5º Congrés Internacional Educació e Accessibilitat a Museus i Patrimoni, em Barcelona, na Rede de Educadores de Museus de SP e no livro Educação Museal e Acessibilidade, Fiocruz. Participou do GEPAM – Grupo de Estudos e Pesquisas de Acessibilidade em Museus – da USP e desenvolve estudo sobre tradução intersemiótica de imagens bidimensionais para estética tátil.
Roseli Behaker Garcia Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade mackenzie). Especialista em Arte-Educação (USP). Graduada em Letras (Universidade Mackenzie). Consultora em audiodescrição (Ver com Palavras). Consultora em acessibilidade para empresas e em espaços artístico-culturais, como museus e teatros. Consultora em adaptações táteis destinadas a obras de arte. Palestrante sobre inclusão da pessoa com deficiência, mercado de trabalho, mulher e inclusão, engajamento em projetos e temas relacionados. Trabalhou durante 28 anos na área de Recursos Humanos do Instituto Presbiteriano Mackenzie e acompanhou a implantação do Programa Mackenzie de Inclusão. Professora de língua inglesa. Atriz pela Oficina dos Menestréis. Diante das experiências enquanto mulher e pessoa com deficiência visual, representou em 1996 o Brasil no Congresso Sobre Mulheres em Toronto, Canadá. Atualmente dirige sua própria empresa, Olhar Inclusivo. Especializada em consultoria em acessibilidade e inclusão nas diversas áreas já mencionadas, como educação, empresas e espaços artístico-culturais. Desenvolve, por meio de vídeos, a temática em acessibilidade, abordando diferentes áreas que podem apresentar a inclusão e possibilidades de acesso para toda e qualquer pessoa.
É escultor e ceramista. Participou de mostras coletivas dentro e fora do país e realizou sua primeira individual no Centro Cultural São Paulo, em 1995. Atualmente, trabalha em seu próprio atelier com modelagem em argila sem o recurso da visão. Desde 2011, atua como professor-artista no programa Igual Diferente do MAM São Paulo.
Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa MAM Escolas + 20º Primavera dos Museus “Museus para Todas as Pessoas”