Sete décadas de exposições modernistas no MAM São Paulo em cartaz


Datas: De 22 de janeiro a 26 de junho de 2022
Horário: 12h às 18h

 

No ano do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o MAM organiza uma pequena exposição com uma seleção de cartazes de exposições de artistas modernos realizadas pelo museu nas últimas décadas. A mostra foi produzida apenas com o acervo documental da Biblioteca Paulo Mendes de Almeida, que guarda e memória institucional do MAM e é referência para a pesquisa sobre arte moderna e contemporânea. A coleção de cartazes do MAM, que conta com mais de uma centena deles, preserva o design dessas peças, o modo como foram divulgadas as mostras realizadas pelo museu, assim com as informações neles contidas. Mais do que um espaço para pesquisas, a biblioteca contribui para a visibilidade da história do museu.

Além de cartazes, o MAM realizou um documentário premiado pelo PROAC e que está disponível na plataforma #CulturaEmCasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O vídeo, produzido predominantemente com documentos da própria biblioteca, aborda artistas que compõem a trajetória do modernismo tal como Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Oswaldo Goeldi, Tarsila do Amaral, entre outros. O documentário institucional trata da Semana de Arte Moderna de 1922, percorrendo a trajetória de exibições modernistas no museu.

A presente mostra parte do legado das exposições de arte moderna que o MAM apresentou por mais de sete décadas. Trata-se de uma homenagem aos artistas protagonistas da arte moderna brasileira e uma pequena contribuição para os estudos sobre a história das exposições no Brasil.

Cauê Alves
Curador

 

Serviço:
Sete décadas de exposições modernistas no MAM São Paulo
Abertura: 22 de janeiro de 2022
Local: Biblioteca Paulo Mendes de Almeida do Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço: Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)
Horários: terça-feira a sábado, das 12h às 18h
Telefone: (11) 5085-1300
Ingresso: R$ 25(inteira) e R$12,50 (meia-entrada para estudantes e professores, mediante identificação)
Gratuidade para menores de 10 e maiores de 60 anos, pessoas com deficiência, membros do ICOM, AICA e ABCA com identificação, agentes ambientais, da CET, GCM, PM, Metrô e funcionários da linha amarela do Metrô, CPTM, Polícia Civil, cobradores e motoristas de ônibus, motoristas de ônibus fretados, funcionários da SPTuris, vendedores ambulantes do Parque Ibirapuera, frentistas e taxistas com identificação.