Arte e Psicanálise com Flavia Corpas Início dia 08 de agosto das 20h30 às 22h30


Recomende esse curso


Desde a sua fundação por Freud, no despontar do século XX, a psicanálise está intimamente marcada pela arte. Os desdobramentos desta articulação, que reverberam até nossos dias, produziram importantes efeitos sobre ambos os campos. Trata-se aqui de, junto com os psicanalistas, abordar aquilo que a arte ensina à psicanálise, rompendo com a ideia de uma psicanálise aplicada à arte e fazendo valer a proposição de Freud e Lacan de que o artista sempre precede o analista. Diferentes autores como: Didi-Huberman, Hal Foster e Jacques Rancière também serão discutidos.

 

De 08 de agosto a 14 de novembro de 2017
Terças-feiras, das 20h30 às 22h30
Duração: 15 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: 6x R$ 230,00

Flavia Corpas é psicanalista e curadora de artes visuais. Pesquisadora de pós-doutorado em Ciência da Literatura pela UFRJ e doutora em Psicologia Clínica pela PUC/RJ. Docente do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ. Organizadora do livro “Arthur Bispo do Rosario: arte além da loucura”, do crítico de artes Frederico Morais e curadora das exposições “Walter Firmo: um olhar sobre Bispo de Rosario” e  “Quase Aqui” do artista Daniel Senise. 

 

Informação e inscrição cursos@mam.org.br ou 5085-1314

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

 

Crédito da imagem: Flavio de Carvalho, Mulheres, 1966. Foto: Romulo Fialdini. Conheça as obras do artista na coleção do MAM