agenda

Territórios do livro de artista e da criança com Laura Teixeira
13 abr 22

 

As crianças se aproximam dos livros, inicialmente, usando todos os sentidos. Esse campo de exploração sensorial, aos poucos, tende a ir se restringindo devido a códigos de leitura verbal, fazendo com que o objeto passe a ser folheado ao invés de mordido, amassado e lambido. Passamos a ouvir menos os sons das páginas, a sentir menos o cheiro da tinta e nos esquecemos do toque do papel ou do tipo de encadernação utilizado.

O território do livro de artista, enquanto campo de ação com infinitas possibilidades, frequentemente subverte as regras físicas do livro tradicional para dar meia volta em relação a todo esse aprendizado, e acaba se aproximando das pesquisas infantis. Dentro desse contexto, serão compartilhadas impressões sobre uma seleção de livros ilustrados e conversaremos sobre suas linguagens narrativas.

 

Laura Teixeira é artista gráfica, ilustradora e educadora. Fez mestrado em design de livros na FAU-USP e, em 2004, especializou-se na Eina-UAB (Barcelona). Publicou, entre outros títulos, “Pássaro-desenho” e “Bolinha branca” (Mov Palavras, 2015). Ilustrou textos de Hilda Hilst, John Williams, John Banville e Raimundo Carrero. Colaborou com as editoras Cosac Naify e Biblioteca Azul, além de jornais e revistas como Folha de São Paulo, Le Monde Diplomatique, Quatro cinco um e Cult. Dá aulas no programa Igual Diferente do MAM São Paulo e na graduação da EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas, onde é Module Leader do BA Illustration Programme.

 

inscrições aqui

 

Encontro virtual no Zoom para professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas. Com inscrição prévia.

Acessível em Libras.

Link do evento é enviado no dia por e-mail com 1h de antecedência da atividade.

Para certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.