com Vânia Lopes, Daniel de Sant’anna Martins, TALES e GAME JAM+
Ensinar de forma lúdica não apenas facilita o aprendizado, mas também desperta a curiosidade e a paixão dos alunos. Com os games, é possível criar experiências que tornam o ensino mais envolvente e divertido. Nesta roda de conversa facilitada por Daniel Martins e Vânia Lopes, o intuito é debater como os games podem revolucionar o aprendizado em sala de aula e aprender técnicas práticas de gamificação para engajar seus alunos de forma divertida, criativa e inovadora, com cases práticos como o World of Us, um jogo educacional que cria experiências interativas e imersivas, explorando temas como sustentabilidade, diversidade e ancestralidade. Este encontro é o momento de modernizar o ensino, aumentar o interesse dos estudantes e transformar suas aulas em experiências inesquecíveis.
A TALES é uma iniciativa multimídia internacional, sem fins lucrativos, dedicada a compartilhar histórias que ampliam nossas perspectivas e conectam mundos através da arte, educação e ancestralidade.
Game Jam Plus é uma iniciativa sem fins lucrativos que atua na área de games e educação com impacto internacional.
Vânia Lopes é diretora pedagógica de uma startup de educação digital e Coordenadora do projeto social Conectados do Bem, que já impactou mais de 2 mil alunos com aulas de robótica. Com vasta experiência em educação tecnológica e inovação, lidera equipes no planejamento e entrega de projetos educacionais. Além disso, possui habilidades em gestão de pessoas e certificação em SAP MM, aplicando seu conhecimento em tecnologia para transformar o aprendizado.
Daniel de Sant’anna Martins é um premiado ludólogo, futurista, designer, pesquisador, educador e consultor. Doutorando em Engenharia de Sistemas (UFRJ), Mestre em Design (CESAR School) e fundador da D+1 Design & Jogos, especializada em desenvolverexperiências ludocêntricas de aprendizagem, com foco na promoção de impacto social e habilidades socioemocionais, como jogos, games e sistemas de gamificação e que já impactou milhões de pessoas no Brasil e internacionalmente. Vencedor da SBGames (2024 e 2019), Good Living da Beacon for Sustainable Living (2023), Prêmio Brasil Criativo (2023), Festival Rebeldias (2021 e 2020) e finalista do 38e Édition du Concours International de Créateurs de Jeux de Société.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do Contatos com a arte + 38° Panorama da Arte Brasileira