com Thierry Chemalle
Datas: 12, 19, 26 de fevereiro, 12 e 19 de março
Quartas-feiras
Horário: das 19h30 às 21h30
Duração: 5 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
O curso oferece uma abordagem conceitual sobre as dinâmicas econômicas que permeiam o universo artístico, explorando o valor da arte, o comportamento dos colecionadores e o impacto das inovações tecnológicas. Em cinco aulas, os participantes serão introduzidos aos fundamentos da economia da arte, discutindo teorias clássicas de valor, relatos de coleções reais, as implicações de novas tecnologias, e o papel das ciências comportamentais na compreensão do mercado. Voltado para artistas, galeristas, art advisors e profissionais ligados a museus e instituições culturais, bem como profissionais de segmentos correlatos que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre a economia da arte, o curso busca ampliar a compreensão sobre o segmento da arte e seus principais agentes, conectando aspectos econômicos e culturais.
Programação
Aula 01 – Introdução à Economia da Arte
Introdução, conceitos fundamentais e principais números da Economia da Arte
Similaridades da Economia da Arte com outros segmentos
Aula 02 – O Valor da Arte
Adam Smith: O paradoxo da Água e Diamante
Uma breve história da precificação
Aula 03 – Colecionismo
Coleções reais
Uma abordagem ESG do colecionismo
Aula 04 – Arte e Tecnologia
Breve relato sobre a história da Tecnologia na Arte
Novas tecnologias e a Economia da Arte
Aula 05 – Arte e Ciência Comportamental
Breve história sobre o encontro da economia com as ciências comportamentais
Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br)