design e construção de marca para instituições culturais
12, 14, 19, 21, 26, 28 de maio de 2025
das 19h às 21h

com Ricardo Lopes

Datas: 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de maio
Segundas e quartas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

A construção de marca para instituições culturais é um processo contínuo e sistêmico, atravessado pelos objetivos, modos de atuação, conceitos, programação e públicos próprios de cada projeto. Mais do que pensar uma identidade visual, trata-se de refletir sobre como a marca se constrói a partir de uma visão integrada entre estratégia, design e conteúdo — olhando para dentro e para fora, para o agora e para o que se quer projetar no futuro.

Este curso é um convite para pensar os desafios e as possibilidades na construção de marca/identidade, entendendo o papel do design para além da atuação estética. Através de estudos de caso, dinâmicas e discussões, os participantes serão convidados a desenvolver um olhar mais consciente e estratégico sobre o papel da marca como elo entre instituições culturais, seus públicos e o mundo contemporâneo.

Programação

Aula 01 – Introdução

  • Marca, identidade e branding: o que se é e como é visto
  • Instituições culturais: sujeitos criativos e desafios de comunicação e design
  • Construção de marca

Aula 02 – Estratégias e processos na construção de marca

  • Refletir o que se é e ser reconhecido como
  • Design, inteligência sistêmica: para além do visual
  • Briefing como processo investigativo

Aula 03 – Design e construção de marca

  • Processos criativos
  • Olhar o que se faz para construir o que se é
  • Identidade visual: coerência, personalidade e inovação

Aula 04 – Digital na construção de marca

  • Pensar o digital e no digital
  • Ceci n’est pas un post: estratégias proprietárias e espírito mutante
  • Métricas x objetivos x públicos

Aula 05 – Imagem é tudo – e conteúdo mais ainda

  • Imagem e conteúdo: contribuições para a construção de marca
  • Para além de texto: formatos e públicos

Aula 06 – Experiência de marca: muito além de visibilidade

  • Viver uma marca: experiência das pessoas e percepção de marca
  • Produtos e extensão do valor de marca
  • Ser hoje e projetar para o futuro: construção de marca
Ricardo Lopes

Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br)