acessibilidade em museus

16, 23, 30 de junho, 07 de julho de 2026
19h às 21h

com Nicole Marziale

Datas: 16, 23 e 30 de junho e 07 de julho de 2026
Terças-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 350,00 + taxas

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final

Este curso propõe uma reflexão crítica sobre a experiência dos públicos em museus. O tema é acessibilidade nos museus, com ênfase no conceito de multissensorialidade. Serão também apresentadas e debatidas estratégias de curadoria educativa em exposições, focadas em recursos que ampliem a experiência sensorial do público. 

O percurso inclui um estudo de caso do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), analisando práticas educativas e curatoriais que desafiam normas disciplinares ainda presentes em museus, com o objetivo de promover novas formas de fruição desses espaços. 

Destinado a profissionais e estudantes de educação, museologia, artes visuais, história da arte e áreas afins, o curso também se dirige a todos os interessados em compreender os museus como espaços de aprendizagem, experimentação e transformação social.

Programação

Aula 1 – O corpo e os sentidos na modernidade

  • A primazia da visão sobre outros sentidos na cultura ocidental
  • O dualismo corpo/mente na filosofia ocidental
  • Os sentidos como construções culturais.

Aula 2 – As tecnologias disciplinares nos museus públicos modernos

  • O nascimento do museu público como tecnologia de poder e instrumento de formação do cidadão moderno
  • O modelo do cubo branco e a ideologia do espaço expositivo
  • O desenvolvimento do potencial educativo e comunicativo dos museus

Aula 3 – A acessibilidade nos museus e espaços culturais

  • Acessibilidade sensorial e estética
  • A multissensorialidade nas artes
  • A curadoria educativa em exposições e os recursos de ampliação sensorial

Aula 4 – Estudo de caso do Museu de Arte Moderna de São Paulo

  • A criação do MAM Educativo e seus diferentes programas
  • Em busca de um museu sem barreiras
  • Acessibilidade sensorial e estética no MAM
  • A multissensorialidade nas exposições do MAM (2010-2025)
  • A multissensorialidade nas ações educativas do MAM
  • (Re)pensar o museu e para além dele: construir a realidade que desejamos viver
Nicole Marziale

Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o Museu de Arte Moderna de São Paulo a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints para fins de registro, divulgação e promoção das atividades da instituição, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar ao MAM pelo e-mail cursos@mam.org.br.


créditos

Imagem: Luan Santos