Terças-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 06 encontros
Investimento: R$ 480,00 em até 4 parcelas
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Inscrições encerradas
Neste curso convidamos à reflexão acerca dos três conceitos básicos que estruturam a percepção da realidade. A partir do diálogo entre uma artista e uma cientista será proposta uma viagem pelas diversas concepções de luz, espaço e tempo ao longo da história ocidental no período compreendido entre a Idade Média e o Modernismo.
Programação
Aula 01 | (26/10) Idade Média
Não há distinção entre arte, filosofia natural e religião, que são marcadas pelo idealismo, os valores Neoplatônicos e a consequente depreciação da matéria. O universo é geocêntrico e finito. A noção de tempo é tida em contraponto à eternidade (tempus x eternitas), cujo contraste pode ser observado entre a narrativa sequencial das predelas x cenas atemporais habitadas pelas divindades. A luz tem papel fundamental na liturgia do espaço sagrado: seja na representação do Além com o ouro nas pinturas, ou então, pela cenografia mágica criada pelos feixes luminosos coloridos dos vitrais.
Dia 02/11 não haverá aula
Aula 02 | (09/11) Proto-Renascimento e Renascimento no Quattrocento
Resgate da Antiguidade Clássica. Humanismo, Antropocentrismo.
A volta do uso da geometria Euclidiana nas formulações do espaço. Junto com o desenvolvimento da perspectiva linear, o uso de luz e sombra (chiaroscuro) para criar ilusão de profundidade dá naturalismo à representação. Experimentos óticos são desenvolvidos com propósitos artístico-científicos.
Aula 03 | (16/11) Renascimento no Cinquecento e Maneirismo
O estilo renascentista se propaga pelo continente europeu. Criação do calendário Gregoriano. A astronomia é impulsionada pelas navegações. Época marcada pela revolução copernicana e as discussões acerca da posição (simbólica e real) da Terra no Universo. Com o Maneirismo as composições tornam-se menos realistas, afastando-se das regras da perspectiva linear e dos ideais clássicos harmoniosos.
Aula 04 | (23/11) Barroco; Iluminismo
Era marcada por Newton e Descartes, que promovem visões mecanicistas e dualistas do mundo, mas ainda muito influenciadas por argumentações teológicas. A Terra e o céu são unidos por Leis Universais. O entendimento do espaço e do tempo passa pelo entendimento do movimento de objetos. O movimento também é destaque na arte, as representações explodem em dinamismo, atravessadas por intensas diagonais, ou ritmos complexos que retém a atenção de modo cíclico. Na pintura, as figuras emergem da escuridão de forma dramática. A representação se projeta para fora do plano, em direção ao observador.
Aula 05 | (30/11) Iluminismo. Romantismo/Neoclassicismo. Impressionismo
Argumentações teológicas perdem força perante à matemática – cada vez mais abstrata – e às novas tecnologias advindas da Revolução Industrial. O impacto da industrialização coloca em questão o posicionamento humano perante à natureza. O Romantismo atende tal questionamento por meio do sublime (relação concebida de modo trágico e angustiado) ou do pitoresco (harmonioso e nostálgico). Por sua vez, a idealização nostálgica é também a base do Neoclassicismo. Na ciência, as críticas ao espaço e tempo absolutos ganham adeptos, com a difusão da geometria não-euclidiana. A luz é descrita como onda eletromagnética. A invenção da fotografia libera a arte da função documental, além de democratizar radicalmente o acesso à produção de imagens. Artistas impressionistas pintam ao ar livre e captam a fugacidade do momento.
Aula 06 | (07/12) Modernismo
Espaço e tempo estão unidos. O nascimento do espaço-tempo quadridimensional, geométrico, maleável, relativo ao observador, enquanto a luz é absoluta. Valorização do posicionamento subjetivo perante a realidade, levando à expansão drástica do repertório artístico. Novas vertentes se multiplicam promovendo sucessivas rupturas com a tradição. Quebra do espaço pictórico ilusório com a introdução de elementos apropriados do cotidiano (colagem/ready-made).
Artista, professora, ensaísta e curadora independente. Adota as diferentes práticas como ações artísticas. É bacharel em Artes Visuais, com ênfase em Fotografia pelo Instituto de Artes da UFRGS, e mestre em Poéticas Visuais, pelo Programa de Pós-graduação, na mesma instituição. Nutre especial interesse pela intersecção da arte com o universo das imagens-técnicas. Foi docente no programa de Pós-graduação em Imagem: Processos, Gestão e Cultura Contemporânea, Madalena-CEI, São Paulo. Ministrou cursos na Casa do Saber (SP), Centro de la Imagen (Lima, Peru), B_Arco (SP), SP-Arte, Hermes (SP), Arena (POA), Parque Lage (RJ), entre outros.
Professora adjunta no Instituto de Física da UFRJ, instituição na qual obteve seu doutorado. Fez pós-doutorado no Instituto Internacional de Física da UFRN, foi Senior Scientist no Instituto de Óptica Quântica e Informação Quântica da Academia Austríaca de Ciências. Seu trabalho científico foi exibido na Segunda Mostra de Arte Científica Brasileira. Desde 2015 vem colaborando com artistas na Europa, Ásia, EUA e Brasil. Em 2018 participou da residência artística na Guerilla Science/National Science Foundation, resultando numa exposição em Nova Iorque. Apresentou-se na TEDx Vienna e ministrou cursos sobre física e arte na School of the Art Institute of Chicago e na University of Massachusetts Boston. É membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências e em 2019 foi agraciada com a Medalha Mietta Santiago do Congresso Nacional.
Dúvidas:
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WhatsApp: 11 99774 3987
Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.
Terças-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 07 encontros
Curso completo: R$ 560 em até 5 parcelas
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
O curso tem como objetivo evidenciar os processos presentes nos bastidores de uma exposição de arte, ao tratar da complexidade deste trabalho e das etapas necessárias para que uma mostra aconteça.
Os encontros estão divididos em introdução, pré-produção, produção, pós-produção e produção de exposição na pandemia. As aulas são expositivas com apresentação do conteúdo em formato digital, vídeos relacionados aos temas tratados, depoimentos de profissionais da área e indicações de leituras.
Serão discutidos temas como:
- Introdução sobre espaços culturais e tipos de mostras de arte;
- Função do(a) produtor(a) de exposição e sua área de atuação;
- Contatos e definições de ações com curadoras(es), artistas, herdeiras(os), instituições;
- Apontamentos sobre elaboração e aprovação de projetos;
- Elaboração e acompanhamento de lista de obras, planilha de custos e cronograma;
- Contratação e pagamento de equipe, serviços e compra de materiais;
- Questões relacionadas ao transporte, seguro, acondicionamento e laudos das obras;
- Acompanhamento da concepção e execução dos projetos gráfico, expográfico e luminotécnico;
- Processos de montagem, manutenção e desmontagem dos trabalhos;
- Discussões a respeito de especificidades de algumas exposições;
- Apontamentos sobre prestação de contas e relatórios finais.
Introdução
Aula 01 | (10/05)
Apresentação do conteúdo do curso e Indicação de bibliografia
Apresentação de palavras-chave e suas definições
Apontamentos sobre espaços culturais e tipos de exposições
Linha do tempo da expografia
O papel e as áreas de atuação da/do produtora/produtor de exposição
Vídeo Gestoras Culturais: uma conversa sobre produção de exposições, de Daniele Carvalho
Como nasce uma exposição
Pré-produção
Aula 02 | (17/05)
Apontamentos sobre leis de incentivos, editais públicos e privados e captação
Elaboração de cronogramas, planilha de custos e listas de obras
Documentos para empréstimo de obras: carta de apresentação, carta convite, formulário de empréstimo
Autorizações, contratos e licenças
Documentação para transportes nacional e internacional de obras
Solicitação de seguro das obras
Aula 03 | (24/05)
Concepção dos projetos expográfico, luminotécnico e gráfico
Compra de passagens, hospedagem e pagamento de perdiem
Contato com assessoria de imprensa
Setor educativo e suas funções
Possibilidades educativas para as exposições
Apresentação das etapas de trabalho: pré-produção, produção e pós-produção
Como nasce uma exposição
Produção
Aula 04 | (31/05)
Execução do projeto expográfico e demais adequações do espaço
Transporte e laudo das obras
Chegada dos trabalhos, da/do curadora/curador, das/dos artistas
Montagem das obras – parte 1
Aula 05 | (07/06)
Montagem das obras parte 2
Instalação de equipamentos audiovisuais e de seus conteúdos
Execução do projeto luminotécnico
Aula 06 | (14/06)
Comunicação visual da exposição
Impressão dos materiais gráficos
Limpeza do espaço e treinamento da equipe de segurança
Registro fotográfico das obras e da mostra
Abertura da exposição
Manutenção da exposição
Pós-produção e produção de exposição na pandemia
Aula 07 | (21/06)
Desmontagem da exposição
Laudos e devoluções das obras
Carta de agradecimento às coleções
Apontamentos sobre prestação de contas e relatórios finais
Produção de exposição na pandemia: protocolos de segurança e apresentação de casos
Atua há mais de quinze anos na área da cultura e desde 2010 em produção de exposições. Cursou Gestão Cultural no Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP, pós-graduação em Fundamentos da Cultura e das Artes pelo Instituto de Artes da UNESP e bacharelado em Artes Plásticas pela mesma universidade. Trabalhou como educadora na Fundação Bienal, Centro Cultural Banco do Brasil e Pinacoteca do Estado; como produtora na MadaiArt, Magnetoscópio e Arte3. Por quatro anos fez parte do setor de Curadoria e Produção do Museu de Arte Moderna de São Paulo. É fundadora da canaes_ , produtora cultural voltada à produção de exposições e projetos de arte. Esteve na produção de diversas exposições, entre elas: Allegro, de Guto Lacaz, na Chácara Lane SP; Trapézio, de Luiz Hermano, no SESC SP; Maria Martins: metamorfoses, no MAM SP; Bispo do Rosário, no Art et Marges MuséeMuseum, Bruxelas; I in U EU em TU, de Laurie Anderson, no CCBB SP e RJ.
Especializada em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP e em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes, trabalhou com o educativo, acessibilidade e cursos no Museu de Arte Moderna de São Paulo e no Museu Lasar Segall. Atuou como produtora na exposição Madeby…Feito por Brasileiros, no antigo Hospital Matarazzo e foi assistente de produção na Base 7, realizando diversas mostras, tais como: Alimentário – Arte e Construção do Patrimônio Alimentar Brasileiro e Beatriz Milhazes – Coleção de Motivos. Por quatro anos trabalhou na MOVA como produtora, atuando diretamente no Red Bull Station, onde realizou diversas exposições e eventos, além de outros projetos como o Valongo – Festival Internacional da Imagem, na cidade de Santos. Atualmente está na produção da exposição Frestas – Trienal de Artes do SESC, organizada pela Arte3.
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*Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
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Segundas-feiras
Público: artistas plásticos, atelieristas, professores e interessados em geral
Duração: 04 encontros
Curso completo: R$ 320 em até 4 parcelas
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Caminhar, coletar elementos naturais nos jardins, nas cozinhas, nas matas para produzir pigmentos naturais a partir dessas matérias-primas é o objetivo deste curso. Será apresentado aos participantes a extração de pigmentos minerais e vegetais com ênfase na produção de laca natural. Pigmentos de laca é o processo de extração da cor, ou seja, do corante de plantas, sementes, cascas de árvores, flores, vegetais transformando-os em pó ou e uma pasta estável. Esses pigmentos podem ser utilizados para fazer tintas aquarelas, tintas a óleo, gizes podendo ser aplicados em diversos suportes como papel, tecido e parede.
O curso é prático, online e todos os conteúdos serão realizados durante as práticas de ateliê.
Ao final, os participantes poderão criar seus próprios pigmentos minerais e/ou vegetais, tintas e materiais com elementos naturais como bico de pena, pinceis e giz de cera.
Programação
Aula-ateliê 01 (04/04)
Caminhada, coleta e travessias: o encontro com a Terra. O corpo na caminhada. Coletar e reconhecer os tipos de solo e elementos com potencial tintórios – produção de aquarela vegetal
(Dia 11/04 não haverá aula: pausa para coleta de materiais)
Aula-ateliê 02 (18/04)
Produção de tintas, aglutinantes naturais e aplicações. Produção da laca. Nesse encontro os participantes que quiserem realizar sua laca durante o encontro, devem estar próximos a um fogão
Aula-ateliê 03 (25/04)
A intimidade da matéria – produção de laca natural. Extração dos pigmentos minerais, produção de tinta a óleo tinta de parede e giz de cera terrestre e preparativos da laca
Aula-ateliê 04 (02/05)
Produção de tintas, pinceis e bico de pena.
Atenção: os materiais necessários para participação do curso estão sob responsabilidade de cada participante. Contudo, se faz necessário ressaltar que eles são de baixo custo e coletáveis na natureza. A lista será enviada pela professora na primeira aula.
É fundadora do projeto Poética do Habitar junto com sua filha, Lina, 3 anos. Formada em Artes Visuais pela PUC – Campinas, com mestrado pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Atualmente, dedica-se à pesquisa de produção de pigmentos naturais e elaboração de materiais artísticos. Atua como docente na Faculdade Unitá, no Curso de Pedagogia. Foi docente na Universidade do Vale do São Francisco no Curso de Artes Visuais. É formadora de professores pelo Ateliê Quero Quero. Participou do projeto Estado de ateliê – Investigações práticas com artistas educadores e atelieristas, pelo Binah Espaço de Arte, coordenado por Stela Barbieri. Trabalha com formação de professores.
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Dúvidas:
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Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
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Público: interessados em geral
Duração: 08 encontros
Curso completo: R$ 640 em até 4 parcelas
Como pensar poéticas de procedimento?
O curso propõe estabelecer trânsitos entre poesia e artes visuais, entendidas como áreas afins que compartilham de procedimentos e processos de criação. Com objetivo de estabelecer diálogos com os participantes, relacionando trabalhos de artistas e poetas contemporâneas(os) lidos enquanto práticas poéticas. O lugar da poesia pensado como impropriedade de seu lugar, mas também de uma ideia de poesia como lugar dessa impropriedade.
Cada encontro é estruturado em torno de trabalhos de artistas visuais e poetas a partir de eixos temáticos. Ao longo do curso serão lidos e analisados textos e trabalhos que servirão de base para as discussões partindo de uma perspectiva na qual a poesia é enxergada como espaço de acontecimentos em sentido amplo, podendo ocorrer também fora do poema.
Os debates visam alimentar processos criativos de artistas, escritores e estudantes que desejam iniciar ou desenvolver projetos de arte/poesia.
Programação
Aula 1 (13/05) | Anarquiteturas ou sobre uma poética do corte:
– cortar, riscar, demarcar;
– o texto como arquitetura;
– sobre a exatidão;
– escrever sem deixar resíduos;
– uma poética do corte (o corte pensado enquanto ética);
– João Cabral de Melo Neto, Amilcar de Castro, Micheliny Verunschk, Gordon Matta;
– Clark, Paulo Henriques Britto, Paulo Leminski, Ítalo Calvino, poetas concretos*
Aula 2 (20/05) | A performatividade da escrita: o corpo do texto, o texto do corpo:
– performance e escrita;
– sobre a materialidade do texto;
– distâncias entre arte & vida;
– intuição e improvisação como técnica;
– happenings;
– Ana Cristina César, Marília Garcia, Ricardo Aleixo, Paul Zumthor, Nuno Ramos, Kazuo Ohno, Hélio Oiticica, Adília Lopes, Richard Long, Marina Abramovic*
Aula 3 (27/05) | Quando o trabalho é o projeto:
– propostas de escritas coletivas;
– escrever sem escrever;
– apropriação como método;
– quando o trabalho é o projeto;
– arte conceitual
– Bernadette Meyer, Angélica Freitas, Sophie Calle, Cildo Meireles, Sol Lewitt, Nelson Felix, Paulo Bruscky, Eduardo Jorge, Luiz Ruffato, Kenneth Goldsmith, Bas Jan Ader*
Aula 4 (03/06) | Se os vazios pesarem mais do que as palavras:
– tocar o espaço do vazio;
– vazios por onde saltam cavalos;
– o peso dos espaços entre;
– espaços de reverberação;
– forma, vazio e vacuidade;
– Orides Fontela, Mira Schendel, Lao Tsé, António Ramos Rosa, Bashô, Helena Almeida, John Cage, Morandi, Prisca Agustoni, Waltércio Caldas, Rachel Whiteread*
Aula 5 (10/06) | Modos de falar de si:
– retratos e autorretratos;
– falar de si pelo outro e pelos objetos;
– escritas confessionais;
– não dizer para dizer;
– memória e invenção;
– Wislawa Szymborska, Aline Motta, Ana Martins Marques, Ana Cristina Cesar, Lubi Prates, Sophia de Mello Breyner Andresen, Robert Mapplethorpe, Rosana Paulino*
Aula 6 (17/06) | A prática ritual como método:
– o que significa ritualizar?;
– comungar o espaço, evocar objetos;
– sacralizar, dessacralizar;
– magias e macumbas;
– práticas, objetos, lugares;
– Lygia Clark, Marina Abramovic, Ayrson Heráclito, Yasmin Thayná, Carolina Velasquez, Herberto Helder, Joseph Beuys, Ana Mendieta, Richard Long*
Aula 7 (24/06) | Como fazer para falar o tempo?:
– o tempo pelo espaço;
– repetição, ritmo e fluxo;
– acúmulo;
– esticar e encolher;
– simultaneidades, o presente;
– Agnes Martin, Júlia de Souza, Carlo Rovelli, Fiama Hasse Paes Brandão, Hijikata, Marília Garcia, Ana Martins Marques, Tomás Saraceno*
Aula 8 (01/07) | Cruzar a morte de olhos abertos – a morte como dispositivo:
– organizar o luto;
– vida-morte-vida;
– a escrita de fragmentos;
– wabi-sabi;
– como terminar?;
– Jacques Roubaud, Bispo do Rosário, Roland Barthes, Lívia Natália, Christian Boltanski, Bill Viola, Hilda Hilst, Carla Kinzo*
*Exemplos de artistas e poetas que poderão ser tratados em aula.
Poeta formada em artes visuais pela FAAP e mestre em literatura e crítica literária pela PUC-SP. É autora dos livros “Chá de Jasmim” (Patuá, 2014) e “Coração de boi” (7Letras, 2016) ambos contemplados pelo ProaC de Poesia, sendo o último finalista do Prêmio Alphonsus de Guimaraens da Biblioteca Nacional, em 2017. Em dezembro de 2018 recebeu o Prêmio Governo de Minas de Gerais de Literatura na categoria poesia. Realiza oficinas livres de criação, participa de projetos de curadoria em poesia e colabora no conselho editorial da Revista Intempestiva.
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Investimento: gratuito
A aula fará uma breve exposição sobre trabalhos históricos e contemporâneos da arte da performance, tomando como referência a divisão elaborada pela curadora Catherine Wood no livro “Performance in contemporary art”.
Essa aula é uma apresentação do curso online arte: Uma introdução para a arte da performance com Renan Marcondes que terá início em 26/01/2021. Ela está disponível no canal do mam no YouTube.
Artista e pesquisador. Doutorando em Artes da cena pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre performance e desaparecimento, com passagem pela Justus Liebig Universität Giessen na Alemanha. Tem Mestrado em poéticas visuais e processos de criação pela Universidade de Campinas, e Especialização em História da Arte: teoria e crítica pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
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Público: interessados em geral
Duração: 04 encontros
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O curso será dividido em dois momentos. No primeiro, será abordada uma reflexão e discussão sobre a arte indígena brasileira através dos processos de produção artística realizada por Arissana Pataxó e outras mulheres indígenas em diversos contextos e inserções no sistema da arte. No segundo momento, será discutido a relação entre arte e vida, imagem e representação por meio dos grafismos e pintura corporal de alguns povos Indígenas do Brasil.
Programação*
Aula 1 | (28/01) Percursos artísticos e conceituais da arte de Arissana Pataxó
Aula 2 | (04/02) Mulheres indígenas na arte contemporânea
Aula 3 | (11/02) Arte e vida: grafismos
Aula 4 | (18/02) Imagem e representação: pintura corporal
Artista visual e professora. Em seu trabalho artístico utiliza de diversas técnicas e suportes para a sua produção, tendo como referência a suas vivências junto ao seu povo e a outros povos indígenas. Desde de 2005 vem realizando diversas exposições individuais e coletivas sendo a mais recente a Mostra Vaivém realizada no Centro Cultural Banco do Brasil -SP, RJ, DF, BH (2019-2020). Em 2016 foi indicada ao Prêmio de Investigação Profissional em Arte(Prêmio PIPA) e premiada com o 2º Lugar no Pipa Online.
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Ao se inscrever no curso, você tem direito a um catálogo do mam sp. O catálogo só pode ser retirado presencialmente na recepção do museu apenas nos dias e horários em que o museu estiver aberto seguindo os protocolos da covid-19, a partir do dia 19/01/2021. Apenas um catálogo por pessoa. O catálogo é escolhido previamente pela instituição. Os catálogos não poderão ser enviados pelo correio.
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A história da tradição artística ocidental é discutida numa perspectiva cultural e filosófica. O curso mapeia a produção europeia, estadunidense e brasileira no século XX a partir de conceitos-chave, apresentando um panorama de referências essenciais à arte contemporânea.
Programa
Aula 1 – (06/08) Pós-impressionismo
Aula 2 – (13/08) Expressionismo
Aula 3 – (20/08) Cubismo
Aula 4 – (27/08) Futurismo
Aula 5 – (03/09) Construtivismo
Aula 6 – (10/09) Neoplasticismo e Bauhaus
Aula 7 – (17/09) Dadá
Aula 8 – (24/09) Surrealismo
Aula 9 – (01/10) Expressionismo abstrato
Aula 10 – (08/10) Concretismo
Aula 11 – (15/10) Arte pop
Aula 12 – (22/10) Minimalismo
Aula 13 – (29/10) Arte conceitual
Aula 14 – (05/11) Nova objetividade
De 06 de agosto a 05 de novembro de 2019
Terças-feiras das 10h30 às 12h
Duração: 14 encontros
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Público: interessados em geral
Magnólia Costa é bacharel, mestre e doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo, especializada em Estética. Realizou parte de suas pesquisas na Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) e na Université de Paris IV (Paris-Sorbonne). É tradutora, crítica de arte e curadora independente. Leciona história da arte no MAM desde 2001, onde também coordena as Relações Institucionais.
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Dúvidas: cursos@mam.org.br ou 5085-1314.
Crédito da imagem: Claude Monet, 1903 – Charing-Cross Bridge in London in Google_Art_Project