Terças-feiras
Público: interessados em geral 
Duração: 06 encontros
Investimento: R$ 480,00 em até 4 parcelas
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

Inscrições encerradas

Neste curso convidamos à reflexão acerca dos três conceitos básicos que estruturam a  percepção da realidade. A partir do diálogo entre uma artista e uma cientista será proposta uma viagem pelas diversas concepções de luz, espaço e tempo ao longo da história ocidental no período compreendido entre a Idade Média e o Modernismo.

Programação

Aula 01 | (26/10) Idade Média 

Não há distinção entre arte, filosofia natural e religião, que são marcadas pelo idealismo, os valores Neoplatônicos e a consequente depreciação da matéria. O universo é geocêntrico e finito. A noção de tempo é tida em contraponto à eternidade (tempus x eternitas), cujo contraste pode ser observado entre a narrativa sequencial das predelas x cenas atemporais habitadas pelas divindades.  A luz tem papel fundamental na liturgia do espaço sagrado: seja na representação do Além com o ouro nas pinturas, ou então, pela cenografia mágica criada pelos feixes luminosos coloridos dos vitrais.

Dia 02/11 não haverá aula

Aula 02 | (09/11) Proto-Renascimento e Renascimento no Quattrocento

Resgate da Antiguidade Clássica. Humanismo, Antropocentrismo.

A volta do uso da geometria Euclidiana nas formulações do espaço. Junto com o desenvolvimento da perspectiva linear, o uso de luz e sombra (chiaroscuro) para criar ilusão de profundidade dá naturalismo à representação. Experimentos óticos são desenvolvidos com propósitos artístico-científicos.

Aula 03 | (16/11) Renascimento no Cinquecento e Maneirismo

O estilo renascentista se propaga pelo continente europeu.  Criação do calendário Gregoriano.   A astronomia é impulsionada pelas navegações. Época marcada pela revolução copernicana e as discussões acerca da posição (simbólica e real) da Terra no Universo. Com o Maneirismo as composições tornam-se menos realistas, afastando-se das regras da perspectiva linear e dos ideais clássicos harmoniosos.

Aula 04 | (23/11) Barroco; Iluminismo

Era marcada por Newton e Descartes, que promovem visões mecanicistas e dualistas do mundo, mas ainda muito influenciadas por argumentações teológicas. A Terra e o céu são unidos por Leis Universais. O entendimento do espaço e do tempo passa pelo entendimento do movimento de objetos. O movimento também é destaque na arte, as representações explodem em dinamismo, atravessadas por intensas diagonais, ou ritmos complexos que retém a atenção de modo cíclico. Na pintura, as figuras emergem da escuridão de forma dramática. A representação se projeta para fora do plano, em direção ao observador.

Aula 05 | (30/11) Iluminismo. Romantismo/Neoclassicismo. Impressionismo

Argumentações teológicas perdem força perante à matemática – cada vez mais abstrata – e às novas tecnologias advindas da Revolução Industrial. O impacto da industrialização coloca em questão o posicionamento humano perante à natureza. O Romantismo atende tal questionamento por meio do sublime (relação concebida de modo trágico e angustiado) ou do  pitoresco (harmonioso e nostálgico). Por sua vez, a idealização nostálgica é também a base do Neoclassicismo. Na ciência, as críticas ao espaço e tempo absolutos ganham adeptos, com a difusão da  geometria não-euclidiana. A luz é descrita como onda eletromagnética. A invenção da fotografia libera a arte da função documental, além de democratizar radicalmente o acesso à produção de imagens. Artistas impressionistas pintam ao ar livre e captam a fugacidade do momento.

Aula 06 | (07/12) Modernismo

Espaço e tempo estão unidos. O nascimento do espaço-tempo quadridimensional, geométrico, maleável, relativo ao observador, enquanto a luz é absoluta. Valorização do posicionamento subjetivo perante a realidade, levando à expansão drástica do repertório artístico. Novas vertentes se multiplicam promovendo sucessivas rupturas com a tradição. Quebra do espaço pictórico ilusório com a introdução de elementos apropriados do cotidiano (colagem/ready-made).

Denise Gadelha

Artista, professora, ensaísta e curadora independente. Adota as diferentes práticas como ações artísticas. É bacharel em Artes Visuais, com ênfase em Fotografia pelo Instituto de Artes da UFRGS, e mestre em Poéticas Visuais, pelo Programa de Pós-graduação, na mesma instituição. Nutre especial interesse pela intersecção da arte com o universo das imagens-técnicas. Foi docente no programa de Pós-graduação em Imagem: Processos, Gestão e Cultura Contemporânea, Madalena-CEI, São Paulo. Ministrou cursos na Casa do Saber (SP), Centro de la Imagen (Lima, Peru), B_Arco (SP), SP-Arte, Hermes (SP), Arena (POA), Parque Lage (RJ), entre outros.

Gabriela Barreto Lemos

Professora adjunta no Instituto de Física da UFRJ, instituição na qual obteve seu doutorado. Fez pós-doutorado no Instituto Internacional de Física da UFRN, foi Senior Scientist no Instituto de Óptica Quântica e Informação Quântica da Academia Austríaca de Ciências. Seu trabalho científico foi exibido na Segunda Mostra de Arte Científica Brasileira. Desde 2015 vem colaborando com artistas na Europa, Ásia, EUA e Brasil. Em 2018 participou da residência artística na Guerilla Science/National Science Foundation, resultando numa exposição em Nova Iorque. Apresentou-se na TEDx Vienna e ministrou cursos sobre física e arte na School of the Art Institute of Chicago e na University of Massachusetts Boston. É membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências e em 2019 foi agraciada com a Medalha Mietta Santiago do Congresso Nacional.

Dúvidas:
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Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros. 

Terças-feiras
Público: interessados em geral 
Duração: 07 encontros
Curso completo: R$ 560 em até 5 parcelas
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

O curso tem como objetivo evidenciar os processos presentes nos bastidores de uma exposição de arte, ao tratar da complexidade deste trabalho e das etapas necessárias para que uma mostra aconteça.

Os encontros estão divididos em introdução, pré-produção, produção, pós-produção e produção de exposição na pandemia. As aulas são expositivas com apresentação do conteúdo em formato digital, vídeos relacionados aos temas tratados, depoimentos de profissionais da área e indicações de leituras.

Serão discutidos temas como:

Introdução 

Aula 01 | (10/05)

Apresentação do conteúdo do curso e Indicação de bibliografia

Apresentação de palavras-chave e suas definições

Apontamentos sobre espaços culturais e tipos de exposições

Linha do tempo da expografia

O papel e as áreas de atuação da/do produtora/produtor de exposição

Vídeo Gestoras Culturais: uma conversa sobre produção de exposições, de Daniele Carvalho

Como nasce uma exposição

Pré-produção

Aula 02 | (17/05) 

Apontamentos sobre leis de incentivos, editais públicos e privados e captação

Elaboração de cronogramas, planilha de custos e listas de obras

Documentos para empréstimo de obras: carta de apresentação, carta convite, formulário de empréstimo

Autorizações, contratos e licenças

Documentação para transportes nacional e internacional de obras

Solicitação de seguro das obras

Aula 03 | (24/05) 

Concepção dos projetos expográfico, luminotécnico e gráfico

Compra de passagens, hospedagem e pagamento de perdiem

Contato com assessoria de imprensa

Setor educativo e suas funções

Possibilidades educativas para as exposições

Apresentação das etapas de trabalho: pré-produção, produção e pós-produção

Como nasce uma exposição

Produção

Aula 04 | (31/05) 

Execução do projeto expográfico e demais adequações do espaço

Transporte e laudo das obras

Chegada dos trabalhos, da/do curadora/curador, das/dos artistas

Montagem das obras – parte 1

Aula 05 | (07/06) 

Montagem das obras parte 2

Instalação de equipamentos audiovisuais e de seus conteúdos

Execução do projeto luminotécnico

Aula 06 | (14/06) 

Comunicação visual da exposição

Impressão dos materiais gráficos

Limpeza do espaço e treinamento da equipe de segurança

Registro fotográfico das obras e da mostra

Abertura da exposição

Manutenção da exposição

Pós-produção e produção de exposição na pandemia

Aula 07 | (21/06) 

Desmontagem da exposição

Laudos e devoluções das obras

Carta de agradecimento às coleções

Apontamentos sobre prestação de contas e relatórios finais

Produção de exposição na pandemia: protocolos de segurança e apresentação de casos

Daniele Carvalho

Atua há mais de quinze anos na área da cultura e desde 2010 em produção de exposições. Cursou Gestão Cultural no Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP, pós-graduação em Fundamentos da Cultura e das Artes pelo Instituto de Artes da UNESP e bacharelado em Artes Plásticas pela mesma universidade. Trabalhou como educadora na Fundação Bienal, Centro Cultural Banco do Brasil e Pinacoteca do Estado; como produtora na MadaiArt, Magnetoscópio e Arte3. Por quatro anos fez parte do setor de Curadoria e Produção do Museu de Arte Moderna de São Paulo. É fundadora da canaes_ , produtora cultural voltada à produção de exposições e projetos de arte. Esteve na produção de diversas exposições, entre elas: Allegro, de Guto Lacaz, na Chácara Lane SP; Trapézio, de Luiz Hermano, no SESC SP; Maria Martins: metamorfoses, no MAM SP; Bispo do Rosário, no Art et Marges MuséeMuseum, Bruxelas; I in U EU em TU, de Laurie Anderson, no CCBB SP e RJ.

Carol Angelo

Especializada em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP e em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes, trabalhou com o educativo, acessibilidade e cursos no Museu de Arte Moderna de São Paulo e no Museu Lasar Segall. Atuou como produtora na exposição Madeby…Feito por Brasileiros, no antigo Hospital Matarazzo e foi assistente de produção na Base 7, realizando diversas mostras, tais como: Alimentário – Arte e Construção do Patrimônio Alimentar Brasileiro e Beatriz Milhazes – Coleção de Motivos. Por quatro anos trabalhou na MOVA como produtora, atuando diretamente no Red Bull Station, onde realizou diversas exposições e eventos, além de outros projetos como o Valongo – Festival Internacional da Imagem, na cidade de Santos. Atualmente está na produção da exposição Frestas – Trienal de Artes do SESC, organizada pela Arte3.

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*Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).

Segundas-feiras
Público: artistas plásticos, atelieristas, professores e interessados em geral
Duração: 04 encontros
Curso completo: R$ 320 em até 4 parcelas
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Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

Caminhar, coletar elementos naturais nos jardins, nas cozinhas, nas matas para produzir  pigmentos naturais a partir dessas matérias-primas é o objetivo deste curso. Será apresentado aos participantes a extração de pigmentos minerais e vegetais com ênfase na produção de laca natural.  Pigmentos de laca é o processo de extração da cor, ou seja, do corante de plantas, sementes, cascas de árvores, flores, vegetais transformando-os em pó ou e uma pasta estável. Esses pigmentos podem ser utilizados para fazer tintas aquarelas, tintas a óleo, gizes podendo ser aplicados em diversos suportes como papel, tecido e parede.

O curso é prático, online e todos os conteúdos serão realizados durante as práticas de ateliê. 

Ao final, os participantes poderão criar seus próprios pigmentos minerais e/ou vegetais, tintas e materiais com elementos naturais como bico de pena, pinceis e giz de cera.

Programação

Aula-ateliê 01 (04/04)
Caminhada, coleta e travessias: o encontro com a Terra. O corpo na caminhada. Coletar e reconhecer os tipos de solo e elementos com potencial tintórios – produção de aquarela vegetal 

(Dia 11/04 não haverá aula: pausa para coleta de materiais)

Aula-ateliê 02 (18/04)
Produção de tintas, aglutinantes naturais e aplicações. Produção da laca. Nesse encontro os participantes que quiserem realizar sua laca durante o encontro, devem estar próximos a um fogão 

Aula-ateliê 03 (25/04)
A intimidade da matéria – produção de laca natural. Extração dos pigmentos minerais, produção de tinta a óleo tinta de parede e giz de cera terrestre e preparativos da laca 

Aula-ateliê 04 (02/05)
Produção de tintas, pinceis e bico de pena. 

Atenção: os materiais necessários para participação do curso estão sob responsabilidade de cada participante. Contudo, se faz necessário ressaltar que eles são de baixo custo e coletáveis na natureza. A lista será enviada pela professora na primeira aula.

Denise Valarini

É fundadora do projeto Poética do Habitar junto com sua filha, Lina, 3 anos. Formada em Artes Visuais pela PUC – Campinas, com mestrado pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Atualmente, dedica-se à pesquisa de produção de pigmentos naturais e elaboração de materiais artísticos. Atua como docente na Faculdade Unitá, no Curso de Pedagogia. Foi docente na Universidade do Vale do São Francisco no Curso de Artes Visuais. É formadora de professores pelo Ateliê Quero Quero. Participou do projeto Estado de ateliê – Investigações práticas com artistas educadores e atelieristas, pelo Binah Espaço de Arte, coordenado por Stela Barbieri. Trabalha com formação de professores.

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Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.

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Público: interessados em geral 
Duração: 08 encontros
Curso completo: R$ 640 em até 4 parcelas

Como pensar poéticas de procedimento?

O curso propõe estabelecer trânsitos entre poesia e artes visuais, entendidas como áreas afins que compartilham de procedimentos e processos de criação. Com objetivo de estabelecer diálogos com os participantes, relacionando trabalhos de artistas e poetas contemporâneas(os) lidos enquanto práticas poéticas. O lugar da poesia pensado como impropriedade de seu lugar, mas também de uma ideia de poesia como lugar dessa impropriedade. 

Cada encontro é estruturado em torno de trabalhos de artistas visuais e poetas a partir de eixos temáticos. Ao longo do curso serão lidos e analisados textos e trabalhos que servirão de base para as discussões partindo de uma perspectiva na qual a poesia é enxergada como espaço de acontecimentos em sentido amplo, podendo ocorrer também fora do poema.

Os debates visam alimentar processos criativos de artistas, escritores e estudantes que desejam iniciar ou desenvolver projetos de arte/poesia.

Programação

Aula 1 (13/05) | Anarquiteturas ou sobre uma poética do corte:
– cortar, riscar, demarcar;
– o texto como arquitetura;
– sobre a exatidão;
– escrever sem deixar resíduos;
– uma poética do corte (o corte pensado enquanto ética);
– João Cabral de Melo Neto, Amilcar de Castro, Micheliny Verunschk, Gordon Matta;
– Clark, Paulo Henriques Britto, Paulo Leminski, Ítalo Calvino, poetas concretos*

Aula 2 (20/05) | A performatividade da escrita: o corpo do texto, o texto do corpo:
– performance e escrita;
– sobre a materialidade do texto;
– distâncias entre arte & vida;
– intuição e improvisação como técnica;
– happenings;
– Ana Cristina César, Marília Garcia, Ricardo Aleixo, Paul Zumthor, Nuno Ramos, Kazuo Ohno, Hélio Oiticica, Adília Lopes, Richard Long, Marina Abramovic*

Aula 3 (27/05) | Quando o trabalho é o projeto:
– propostas de escritas coletivas;
– escrever sem escrever;
– apropriação como método;
– quando o trabalho é o projeto;
– arte conceitual
– Bernadette Meyer, Angélica Freitas, Sophie Calle, Cildo Meireles, Sol Lewitt, Nelson Felix, Paulo Bruscky, Eduardo Jorge, Luiz Ruffato, Kenneth Goldsmith, Bas Jan Ader*

Aula 4 (03/06) | Se os vazios pesarem mais do que as palavras:
– tocar o espaço do vazio;
– vazios por onde saltam cavalos;
– o peso dos espaços entre;
– espaços de reverberação;
– forma, vazio e vacuidade;
– Orides Fontela, Mira Schendel, Lao Tsé, António Ramos Rosa, Bashô, Helena Almeida, John Cage, Morandi, Prisca Agustoni, Waltércio Caldas, Rachel Whiteread*

Aula 5 (10/06) | Modos de falar de si:
– retratos e autorretratos;
– falar de si pelo outro e pelos objetos;
– escritas confessionais;
– não dizer para dizer;
– memória e invenção;
– Wislawa Szymborska, Aline Motta, Ana Martins Marques, Ana Cristina Cesar, Lubi Prates, Sophia de Mello Breyner Andresen, Robert Mapplethorpe, Rosana Paulino*

Aula 6 (17/06) | A prática ritual como método:
– o que significa ritualizar?;
– comungar o espaço, evocar objetos;
– sacralizar, dessacralizar;
– magias e macumbas;
– práticas, objetos, lugares;
– Lygia Clark, Marina Abramovic, Ayrson Heráclito, Yasmin Thayná, Carolina Velasquez, Herberto Helder, Joseph Beuys, Ana Mendieta, Richard Long*

Aula 7 (24/06) | Como fazer para falar o tempo?:
– o tempo pelo espaço;
– repetição, ritmo e fluxo;
– acúmulo;
– esticar e encolher;
– simultaneidades, o presente;
– Agnes Martin, Júlia de Souza, Carlo Rovelli, Fiama Hasse Paes Brandão, Hijikata, Marília Garcia, Ana Martins Marques, Tomás Saraceno*

Aula 8 (01/07) | Cruzar a morte de olhos abertos – a morte como dispositivo:
– organizar o luto;
– vida-morte-vida;
– a escrita de fragmentos;
– wabi-sabi;
– como terminar?;
– Jacques Roubaud, Bispo do Rosário, Roland Barthes, Lívia Natália, Christian Boltanski, Bill Viola, Hilda Hilst, Carla Kinzo*

*Exemplos de artistas e poetas que poderão ser tratados em aula.

Ana Estaregui
(1987)

Poeta formada em artes visuais pela FAAP e mestre em literatura e crítica literária pela PUC-SP. É autora dos livros “Chá de Jasmim” (Patuá, 2014) e “Coração de boi” (7Letras, 2016) ambos contemplados pelo ProaC de Poesia, sendo o último finalista do Prêmio Alphonsus de Guimaraens da Biblioteca Nacional, em 2017. Em dezembro de 2018 recebeu o Prêmio Governo de Minas de Gerais de Literatura na categoria poesia. Realiza oficinas livres de criação, participa de projetos de curadoria em poesia e colabora no conselho editorial da Revista Intempestiva.

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Público: interessados em geral
Investimento: gratuito

A aula fará uma breve exposição sobre trabalhos históricos e contemporâneos da arte da performance, tomando como referência a divisão elaborada pela curadora Catherine Wood no livro “Performance in contemporary art”.

Essa aula é uma apresentação do curso online arte: Uma introdução para a arte da performance com Renan Marcondes que terá início em 26/01/2021. Ela está disponível no canal do mam no YouTube.

Renan Marcondes

Artista e pesquisador. Doutorando em Artes da cena pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre performance e desaparecimento, com passagem pela Justus Liebig Universität Giessen na Alemanha. Tem Mestrado em poéticas visuais e processos de criação pela Universidade de Campinas, e Especialização em História da Arte: teoria e crítica pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

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Público: interessados em geral 
Duração: 04 encontros
Curso completo: R$ 320 em até 2 parcelas

O curso será dividido em dois momentos. No primeiro, será abordada uma reflexão e discussão sobre a arte indígena brasileira através dos processos de produção artística realizada por Arissana Pataxó e outras mulheres indígenas em diversos contextos e inserções no sistema da arte. No segundo momento, será discutido a relação entre arte e vida, imagem e representação por meio dos grafismos e pintura corporal de alguns povos Indígenas do Brasil.

Programação*

Aula 1 | (28/01) Percursos artísticos e conceituais da arte de Arissana Pataxó

Aula 2 | (04/02) Mulheres indígenas na arte contemporânea

Aula 3 | (11/02) Arte e vida: grafismos

Aula 4 | (18/02) Imagem e representação: pintura corporal

Arissana Pataxó

Artista visual e professora. Em seu trabalho artístico utiliza de diversas técnicas e suportes para a sua produção, tendo como referência a suas vivências junto ao seu povo e a outros povos indígenas. Desde de 2005 vem realizando diversas exposições individuais e coletivas sendo a mais recente a Mostra Vaivém realizada no Centro Cultural Banco do Brasil -SP, RJ, DF, BH (2019-2020). Em 2016 foi indicada ao Prêmio de Investigação Profissional em Arte(Prêmio PIPA) e  premiada com o 2º Lugar no Pipa Online.

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Ao se inscrever no curso, você tem direito a um catálogo do mam sp. O catálogo só pode ser retirado presencialmente na recepção do museu apenas nos dias e horários em que o museu estiver aberto seguindo os protocolos da covid-19, a partir do dia 19/01/2021. Apenas um catálogo por pessoa. O catálogo é escolhido previamente pela instituição. Os catálogos não poderão ser enviados pelo correio.

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A história da tradição artística ocidental é discutida numa perspectiva cultural e filosófica. O curso mapeia a produção europeia, estadunidense e brasileira no século XX a partir de conceitos-chave, apresentando um panorama de referências essenciais à arte contemporânea.

Programa

Aula 1 – (06/08) Pós-impressionismo
Aula 2 – (13/08) Expressionismo
Aula 3 – (20/08) Cubismo
Aula 4 – (27/08) Futurismo
Aula 5 – (03/09) Construtivismo
Aula 6 – (10/09) Neoplasticismo e Bauhaus
Aula 7 – (17/09) Dadá
Aula 8 – (24/09) Surrealismo
Aula 9 – (01/10) Expressionismo abstrato
Aula 10 – (08/10) Concretismo
Aula 11 – (15/10) Arte pop
Aula 12 – (22/10) Minimalismo
Aula 13 – (29/10) Arte conceitual
Aula 14 – (05/11) Nova objetividade

De 06 de agosto a 05 de novembro de 2019
Terças-feiras das 10h30 às 12h
Duração: 14 encontros
Investimento: 4 parcelas de R$ 315,00
Público: interessados em geral

Magnólia Costa é bacharel, mestre e doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo, especializada em Estética. Realizou parte de suas pesquisas na Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) e na Université de Paris IV (Paris-Sorbonne). É tradutora, crítica de arte e curadora independente. Leciona história da arte no MAM desde 2001, onde também coordena as Relações Institucionais.

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Dúvidas: cursos@mam.org.br ou 5085-1314.

Crédito da imagem: Claude Monet, 1903 – Charing-Cross Bridge in London in Google_Art_Project