Quintas-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 10 encontros
Investimento: R$ 800,00
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

Os encontros serão dedicados a uma introdução ao conceito de teatralidade no contexto das artes plásticas e criação de um laboratório para que os participantes elaborem um portfólio ou projeto de pesquisa envolvendo a sua própria trajetória até o momento. Serão trazidos para discussão temas como artigos acadêmicos sobre a própria produção artística, monólogos auto ficcionais e performance, crítica institucional, aproximações entre produção artística e clínica, entre outros.

Programação

Aula 01 (25/08) – Do teatro épico ao stand-up comedy: Desenho, narrativa, aquarela e dramaturgia. O teatro como o “avesso” do metaverso. A aula será dedicada a uma apresentação das transformações da forma monológica na dramaturgia moderna, contemporânea e na atualidade, com o advento da internet e a um paralelo desse desenvolvimento com o contexto das artes plásticas.

Aula 02 (01/09) – Descobrindo a voz própria: o artista como ator: “Minha Filosofia de Vida” e “Autorretrato num espelho convexo”, de John Ashbery. Como percebemos e desdobramos as qualidades de nossa “voz própria”? Iniciando um memorial descritivo em que se possa contar a própria biografia através de obras de arte marcantes, melodias e filosofias de vida. Aprofundamentos sobre noções de profissionalismo e diletantismo no contexto pós-pandêmico.

Aula 03 (08/09) – Dramaturgias e narrativas nas artes plásticas: A Cápsula do Nascimento (1970), de Wesley Duke Lee. Problematizando o fracasso. Restauros do belo natural e o impessoal em arte. A categoria do participante, exemplos de proposições dramatúrgicas modernas e contemporâneas influentes e definidoras de teorias sobre as artes plásticas.

Aula 04 (15/09) – A forma canção como matriz visual: Enquanto Flora a Borda (1987), Ivens Machado, a forma canção como matriz de instalações. Autoimagem, autoengano e hipercorreção nas artes. Assumindo as contradições e desdobrando-as em proposições afirmativas. Delivered in Voices (2015), de Tunga. Ao final do encontro, será proposto um exercício prático para elaboração de um portfólio: o participante será convidado a pensar um projeto para curadoria em qualquer área ou um portfólio com sua produção artística.

Aula 05 (22/09) – Arte e clínica I: Casos de doutoramento sobre o próprio trabalho. Reporting from Sao Paulo, I ́m from the USA (1998), de Andrea Fraser. O artista curador no contexto contemporâneo. Procurar enxergar melhor o próprio percurso biográfico e profissional através de exemplos no contexto da cultura.

Aula 06 (29/09) – Arte e clínica II: Toda a confissão tem de ser parte de uma nova vida; o uso do desenho e da escrita dramatúrgica como dispositivo para uma releitura de grandes temas e equação de intuições particulares em relação à arte e à cultura em geral. Pensando inserções e desdobramentos públicos de criações e iniciativas pessoais.

Aula 07 (06/10) – Arte e clínica III: Síntese onírica: Hipercorreção e tortura. Autocensura, Syd Field vs Godard, David Mamet e as adaptações cinematográficas. Dramaturgia em sentido amplo, storytelling e experimentalismo. A natureza da promessa: “ser artista é uma promessa que o sujeito faz pra si mesmo e consome sua vida para cumpri-la.”

Aula 08 (13/10) – Análise dos trabalhos dos participantes

Aula 09 (20/10) – Análise dos trabalhos dos participantes

Aula 10 (27/10) – Análise dos trabalhos dos participantes e encerramento

Rafael Vogt Maia Rosa
(São Paulo, 1974)

Estudou violoncelo com Zygmunt Kubala, tendo realizado uma primeira exposição de gravuras em metal, Gênesis (1992), na Comunidade de Cristãos de São Paulo. Formado em Linguística, mestre e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Foi pesquisador visitante na Yale Graduate School e artista convidado no departamento de Theater and Performance Studies da Yale University, entre 2010 e 2015. Trabalhou como repórter na área de cultura do jornal Folha de S. Paulo e na Fundação Bienal. Integrou o Círculo de Dramaturgia do CPT, dirigido por Antunes Filho, onde teve ensaiada e publicada sua peça Banhistas (SESC, 2005). Desde 2001, ministra cursos livres sobre arte brasileira contemporânea em instituições como Museu de Arte Moderna de São Paulo, Pinacoteca do Estado, Instituto Tomie Ohtake, SESC, entre outros. Foi professor do bacharelado em artes visuais da Faculdade Santa Marcelina, e mentor no 2011 Yale Playwrights. Apresentou a performance The False Beginners (2014), no Movement Research, em Nova York. Curou as mostras A Zona: Duke Lee, Baravelli, Fajardo, Nasser e Resende (2009), com o poeta João Bandeira, Marcello Nitsche: O Espaço Onomatopaico (2008) e Camila Sposati: Espaço Gabião (2011), no Centro Universitário Mariantonia USP, HONY: Heliotapes (Casa das Rosas, 2015), Retratos (Galeria Millan, 2017), Abertura 1980: (Instituto Figueiredo Ferraz, 2019). É autor da peça radiofônica Esquecendo Wimbledon (Grito e Escuta, 7a Bienal do Mercosul, 2009), Enquanto Estiver Aqui (Teatro Para Alguém, 2012) e da exposição de aquarelas e vídeos Senhor das Nuvens (Galeria São Paulo Flutuante, 2019). Publicou entrevistas com Paulo de Carvalho Neto, Regina Silveira, Nelson Leirner, Ronald Golias, José Resende, Tunga, Alan Pauls, K.J. Holmes, Robert Storr e textos como Inútil Paisagem, Alberto da Veiga Guignard (Novos Estudos CEBRAP, 2000), Até onde se pode ir muito longe? (Ars USP, 2007), Planos Gerais de Mônica Nador (Pinacoteca do Estado, 2013), Ilhas de Fato eFicção, Laura Belém (CosacNaify, 2013), Bela Triste Natureza: Janaina Tschäpe (Revista Jacarandá, 2015), entre outros. É professor de Teoria e Crítica no Programa de Pós-graduação da Faculdade Belas Artes e ministra e dedica-se à montagem da peça Complexo de Oleanna (2019) e a residência on-line A Voz do Artista. Suas investigações pensam as ressonâncias das teatralidades presentes na arte brasileira das décadas de 1960, 70 e 80, na cena atual.

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Dúvidas:
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WhatsApp: 11 99774 3987 

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.

Segundas-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 04 encontros
Investimento: R$ 320,00 (em até 4 parcelas)
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

O que a coleção de Inverno 2007 da Balenciaga por Nicolas Ghesquière, tem a ver com a revolução política? Qual o diálogo entre o pensador alemão Walter Benjamin, e a coleção Mondrian de 1965 de Yves Saint Laurent? 

Como é possível relacionar a estreia da Comme des Garçons na Paris da década de 80 com a Queda  do Muro de Berlim? A atual tendência Agender (moda sem gêneros), encontra  consonâncias nas ideias de Judith Butler, Friedrich Nietzsche e do poeta francês Charles Baudelaire? 

Com Elsa Schiaparelli e Salvador Dali, os futuristas e Giacomo Balla, a Moda pode ser Arte, e a Arte pode iluminar o cotidiano? 

A partir destas, e outras inquietações, o presente curso parte dos escritos do filósofo, ensaísta e crítico alemão Walter Benjamin sobre a Moda e as roupas no contexto do capitalismo cultural do século XIX, propondo uma leitura do momento atual, a partir da relação entre a Moda e a Filosofia.

Programação

Aula 01 | (11/07) Moda e História: os primeiros estudos sobre moda. Breves conceituações. O que é contemporâneo. Moda e capitalismo cultural em Walter Benjamin. Duas metodologias para o processo criativo: a arqueologia e a cartografia (YSL, Balenciaga e Alexandre Herchcovitch)

Aula 02 | (18/07) Moda e memória: “O casaco de Marx” – roupas e memória. A moda e o processo revolucionário.  Primo Levi e Christian Boltanski – roupa e testemunho a partir de Auschwitz. As roupas sob o ponto de vista da crítica literária feminista da década de 1980/1990. Narrar e tecer – de Marina Colasanti a Penélope da Odisseia de Homero

Aula 03 | (25/07) Moda e Arte:Aproximações e distanciamentos entre Moda e Arte; Moda, fotografia e literatura; Diálogos entre a Moda e Arte – Do Impressionismo do séc. XIX às vanguardas artísticas do séc. XX; Moda e Surrealismo; Moda e Futurismo; A Moda como estética da existência (Gilda de Mello e Souza, Gilles Lipovetsky e Michel Foucault); Passeio pelas obras de Hélio Oiticica, Issey Miyake e Arthur Bispo do Rosário;

Aula 04 | (01/08) Moda e Corpo: A moda e o corpo como linguagens; Introdução à História do Belo no Ocidente – Três fases: Antiguidade Clássica Greco-romana (Madeleine Vionnet); Idade Média (Christian Lacroix); Idade Moderna (Christian Dior); Modernidade (Japonismo e Belgas); Reinvenção das formas do corpo nos artistas modernistas, e o diálogo com o trabalho da Escola da Antuérpia e dos estilistas japoneses; 1990 – A década de Opostos; Sobre o Agender – Nietzsche, Charles Baudelaire, Simone de Beauvoir, Judith Butler; Estilistas e marcas contemporâneas que abordam o Agender (Moda sem gêneros)

Brunno Almeida Maia

É doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo pesquisa sobre Moda e arquitetura. Possui mestrado em Filosofia, Ciências Humanas e Teoria de Moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Além disso, atuou como curador da exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos na Casa Museu Ema Klabin e do Ciclo de Conferências A atualidade de Marcel Proust (1871-1922) no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. Também é professor convidado em diversas instituições, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), o Istituto Europeo di Design (IED) e o Centro Universitário Belas Artes. Atualmente, está trabalhando em seu próximo livro intitulado Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo, que será publicado pela Editora Cosmos (no prelo).

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Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros. 

Terças-feiras
Público: interessados em geral 
Duração: 08 encontros
Investimento: R$ 640,00 (em até 5 parcelas)
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Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

Inscrições encerradas

Se o exercício da prática artística fora historicamente difícil para as mulheres devido às proibições de estudo, e os jogos de interdição para o estabelecimento de carreiras, no campo da escrita sobre arte, (crítica e história), os esforços não foram dos mais fáceis. No entanto, é a partir da dedicação de algumas autoras e pesquisadoras dessas áreas que pudemos identificar os problemas de exclusão de gênero, raça e classe. Nesse laboratório, a partir da discussão de textos importantes e mesmo pouco conhecidos, procura-se analisar as estratégias e metodologias utilizadas para enfrentar as barreiras de inserção das mulheres no mundo das artes, e quais soluções (ou não) são possíveis.

Programação

Aula 01 (05/07): Fundações teóricas parte 1: Linda Nochlin e Lucy Lippard;

Aula 02 (12/07): Fundações teóricas parte 2: Griselda Pollock e Lea Vergine;

Aula 03 (19/07): Crítica e Política parte 1: Heloísa Buarque de Hollanda e Nelly Richard;

Aula 04 (26/08): Crítica e Política parte 2: bell hooks e Estrella de Diego;

Aula 05 (02/08): Revendo as grandes narrativas parte 1: Ana Paula Cavalcanti Simioni e Georgina Gluzmán;

Aula 06 (09/08): Revendo as grandes narrativas parte 2: Andrea Giunta e Fabienne Dumont;

Aula 07 (16/08): O Outro é também o Eu parte 1: Xabier Arakistain e Miguel Lopez;

Aula 08 (23/08): O Outro é também o Eu parte 2: Aruna D’Souza e Hito Steyerl.

Talita Trizoli

Professora, curadora e pesquisadora. Atualmente é pós-doutoranda no IEB-USP, onde investiga crítica de arte por mulheres no Brasil. Doutora pela FE-USP e Mestra pelo PGEHA-USP, com pesquisa na área de arte e feminismo no Brasil, com ênfase nas décadas de 1960 e 1970. Possui publicações em revistas nacionais e internacionais, e atividades de crítica de arte, investigação, curadoria e ensino, sendo sua pesquisa referência para os estudos de arte e gênero no Brasil.

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Quintas-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 05 encontros
Investimento: R$ 400,00 
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Curso contempla certificado no final

Memes, 3Ds, macacos estilizados são arte? Neste curso serão trazidos conceitos sobre novas tecnologias, tendências e aplicações da criptoarte, principais terminologias utilizadas: NFTs, Metaverso, Smart Contracts e Colecionáveis. Também serão propostas reflexões sobre esse novo movimento artístico reecorrendo às estéticas e produções de alguns criptoartistas. Uma curadoria será realizada especialmente para a ocasião.

Programação

Aula 01 (07.07) – A trajetória da história da arte digital

Artes digitais não são novidades para história da arte, mas como algumas delas se tornaram criptoartes? Um paralelo da incorporação de tecnologias como auxiliadoras no processo de produção e estética artística com softwares e tokenização;

Aula 02 (14/07): NFTs, a palavra mais falada em 2021

Agora que entendemos como a história da arte incorpora práticas digitais, precisamos explicar conceitos necessários para se aprofundar na revolução digital da web3 e como aplicá-los no seu trabalho artístico;

Aula 03 (21/07): Criptomoedas podem ser as moedas da criptoarte

Comprar e vender arte é uma das práticas mais antigas da história mas, nem sempre as comercializações são feitas com moedas conhecidas. Entendendo as novas práticas de mercado artístico com o maior minerador de Bitcoin do Brasil, Bernardo Schucman.

Aula 04 (28/07): Tradicional entrelaça o contemporâneo

Criptoartistas, galerias e instituições que utilizam as atuais tecnologias como âmbito de um novo território de atuação, de certificação e de exposições. Através de uma curadoria apresentada feita especialmente para ocasião e a possibilidade de criar seu primeiro NFT no final do encontro.

Aula 05 (04/08): Criptoarte e o sistema de arte, abrindo para discussões

Um encontro com a artista que vendeu R$30 milhões em 1 hora através de um leilão de NFTs. O debate recorrente sobre o mercado e o sistema da arte em desenvolvimento.

Mariana Braoio

É content creator na weblock e foi coordenadora de comunidade de criptoartistas na Tropix, plataforma de arte com NFTs. Curou a exposição “Fome de criar”, com criptoartistas brasileiros, na plataforma Xepa.io. É historiadora da arte pela UFPEL e UNIFESP, com atuação em curadoria e comunicação. Possui uma vasta pesquisa sobre mulheres artistas com aproximação nas artes digitais e já atuou no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, no Museu da Baronesa, na Japan House e no Itaú Cultural. Idealizadora do quadro “Artistas que você precisa conhecer”. Ministrou o curso “criptoArte, a história da arte criptografada”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

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Segundas-feiras
Público: interessados em geral 
Duração: 06 encontros
Investimento: R$ 480,00 em até 4 parcelas
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Inscrições encerradas

Este curso tem por objetivo expor e conceituar, por meio da história da arte, política e social, da teoria de Moda, e da literatura, as relações e diálogos entre a Moda – enquanto fenômeno social, organização da aparência e do gosto – na Modernidade do século XX, com o movimento estético-político da Semana de Arte de 22.

Entrelaçando as obras e os modos de vida dos principais artistas da Semana, com a emergência da noção de modernismo na Moda europeia e brasileira do início do século 20, seus criadores, criadoras, costureiros e costureiras; a modernização da mulher e da cidade na cultura de consumo e da sociabilidade em São Paulo, com as publicações femininas e de Moda do período, que impulsionaram nova linguagem ao design gráfico; e a representação dos estilos, dos gostos e da constituição da personalidade aparente na imprensa.

Programação

Aula 01 | (31/01) 

A Moda como fenômeno social, organização da aparência e do gosto na cultura ocidental; Início da ruptura no Brasil: antecedentes coloniais, o fin de siècle, a classe burguesa e a emancipação feminina;

Aula 02 (07/02)

“A roupa de artista”: a Moda e as vanguardas europeias – dadaísmo, surrealismo francês, expressionismo alemão e o futurismo italiano; A Moda na Semana de Arte de 22, suas cores, linhas, volumes e formas: do art nouveau, art déco às roupas de banho;

Aula 03 (14/02)

A modernização da mulher na Moda: Coco Chanel, Jeanne Lanvin, Jean Patou, Lucien Lelong, Madeleine Vionnet, Mariano Fortuny, Albertine e as irmãs Callot, Doucet, Cheruit e Paquin na Recherche de Marcel Proust; Da androginia, do à la garçonne à Tarsila do Amaral e Paul Poiret: a escrita de uma “caligrafia dos gestos” no corpo;

Aula 04 (21/02)

“Paulicéia desvairada”: mulheres, consumo e sociabilidade na modernização de São Paulo; E a classe trabalhadora? As costureiras de bairro e vilas;

Dia 28/02 não haverá aula

Aula 05 (07/03)

A modernização do design nas revistas e o início da fotografia de Moda: de Barão Adolf de Meyer, Steichen, Hoyningen-Huene à Horst P. Horst; Logo depois: o modernismo de Flávio de Carvalho e o seu New Look;

Aula 06 (14/03)

Ainda somos modernistas? Leituras das influências do modernismo na moda brasileira: os anos 60/70, e as coleções de Ronaldo Fraga, Maria Bonita Extra e Alexandre Herchcovitch; Finalização.

Brunno Almeida Maia

É doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo pesquisa sobre Moda e arquitetura. Possui mestrado em Filosofia, Ciências Humanas e Teoria de Moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Além disso, atuou como curador da exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos na Casa Museu Ema Klabin e do Ciclo de Conferências A atualidade de Marcel Proust (1871-1922) no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. Também é professor convidado em diversas instituições, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), o Istituto Europeo di Design (IED) e o Centro Universitário Belas Artes. Atualmente, está trabalhando em seu próximo livro intitulado Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo, que será publicado pela Editora Cosmos (no prelo).

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Um novo olhar sobre a Moda e um novo olhar sobre a Arte. O curso localiza e relaciona características entre a História da Moda e a História da Arte, fazendo uma análise crítica e inter-relacional entre ambas em uma exposição cronológica. Os diversos movimentos artísticos ganham explanação clara e precisa e a Moda se descortina em suas causas, razões, efeitos e consequências.

 

Programa

Aula 1 | (14/10)

– Apresentação e metodologia;
– A Moda através da História da Arte;
– Pré-História e as primeiras manifestações;
– A Antiguidade e o surgimento do vestuário;
– Roma e o apogeu da Antiguidade;
– Antiguidade tardia e as novas perspectivas;
– Bizâncio e a permanência de Roma.

 

Aula 2 | (21/10)

– Era Medieval – Renascimento Carolíngio, estilos Românico e Gótico;
– O início da diferenciação por gênero;
– Cruzadas e o aporte da opulência;
– Os vários Renascimentos;
– O humano no centro e o início da Moda – alteração de silhueta.

 

Aula 3 | (28/10)

– Barroco e Rococó;
– Decoração, exagero e lisonja;
– Os Habsburgo e Flandres, rigor e constrição;
– A Academia e o Classicismo do Grande Século;
– O início da preponderância francesa.

 

Aula 4 | (04/11)

– A Primeira Revolução Industrial;
– A Inglaterra e suas influências;
– Neoclassicismo – nobreza e burguesia, ousadia e conservadorismo;
– Deformação do corpo e construção de silhueta;
– As Revoluções e a influência inglesa – o câmbio da silhueta;
– De fornecedores a artífices, e a disseminação da roupa.

 

Aula 5 | (18/11)

– O longo século 19 e o final de uma Era;
– As bases do Moderno;
– Restauração, Romantismo, Realismo – o começo dos ismos;
– Revoluções Sociais e a Segunda Revolução Industrial;
– Grandes Magazines e as mudanças no fornecimento da Moda;
– O surgimento da Alta-Costura.

 

Aula 6 | (25/11)

– A aceleração do tempo e a aceleração da Moda;
– Final de Século e o início do Moderno;
– Impressionismo, Neoimpressionismo e Pós-Impressionismo;
– A Modernidade e as Vanguardas europeias;
– A Alta-Costura e o prêt-à-porter, e as primeiras relações diretas com a Arte;
– A Segunda Guerra e a mudança de eixo;
– Chanel e a invenção do estilismo;
Ready-to-Wear to Prêt-à-Porter.

 

Lorenzo Merlino é Pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestre e doutorando em História da Arte pela UNICAMP, atualmente encontra-se na Inglaterra onde cumpre uma bolsa de doutorado-sanduíche na University of Brighton. Com mais de 25 anos de experiência no mundo da moda, integrou por seis anos o SPFW. Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes em 2011 por melhor figurino e escolhido melhor figurinista de óperas do Brasil em 2015. Professor na FAAP, ministra também cursos no MAM, no MASP, no Adelina Instituto, na Superbacana+, na Casa do Saber, na Unibes Cultural, no SENAC e no SESC. Desde 2016 é embaixador de Flandres para as Artes e a Moda no Brasil.

 

Dúvidas:

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Legenda:
Berthe Morisot – Woman at Her Toilette, 1875/80
Óleo sobre tela, 60,3 x 80,4 cm. Acervo Museu do Louvre, Paris
Fonte: Art Institute Chicago

 

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