arte computacional: produzindo imagens reticuladas

14, 21, 28 de janeiro de 2026
19h às 21h30

com Alexandre Villares

Datas: 14, 21 e 28 de janeiro de 2026
Quartas-feiras
Horário: das 19h às 21h30
Duração: 3 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 300,00 + taxas

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final

No final da década de 1960, o artista ítalo-brasileiro Waldemar Cordeiro lançou a série Derivadas de uma imagem, na qual trabalhava com imagens produzidas a partir do uso de computadores. Considerado um dos pioneiros da arte computacional no Brasil, Cordeiro, em parceria com o físico Giorgio Moscati, desenvolveu trabalhos que combinavam digitalização de imagens, algoritmos e grades com sobreposição de elementos gráficos. Suas experiências inauguraram um capítulo importante da história da arte brasileira, em que arte concreta, ciência e cultura de massa se entrelaçam.
Este curso parte dessa referência histórica para explorar a criação de imagens reticuladas com programação, inspirando-se em técnicas que dialogam com a arte computacional desde suas origens. Serão apresentadas abordagens acessíveis para produzir grades, imagens baseadas em retículas, e texturas visuais “ruidosas”, utilizando o algoritmo Perlin Noise, criado por Ken Perlin em 1983 e amplamente difundido no campo da programação criativa.

Usaremos a linguagem de programação Python e a biblioteca py5, que traz o vocabulário visual e infraestrutura gráfica do Processing para o Python. O curso é aberto a todas as pessoas interessadas em arte e tecnologia, mesmo sem experiência prévia em programação.

Programação

Aula 1: Introdução à arte computacional

  • Breve histórico e referências de obras de arte com programação: Waldemar Cordeiro e as conexões do concretismo com a programação; Frieder Nake e a estética gerativa de Max Bense; Guilherme Vieira e possíveis reinterpretações da ASCII-art;
  • Primeiros passos em um ambiente de trabalho com Python e a biblioteca py5. Como produzir grades, filas e colunas, de elementos gráficos.

Aula 2: Consultando cada pixel de uma imagem

  • Carregando uma imagem, obtendo e manipulando amostras de cor dos elementos; Explorando variantes das retículas;
  • Tempo reservado para experimentação e acompanhamento dos participantes, esclarecimento de dúvidas e compartilhamento dos resultados.

Aula 3: Ruído de Perlin e OpenSimplexNoise

  • Novas referências: Apresentando o Perlin Noise e outras ferramentas para a produção de texturas;
  • Produzindo imagens com retículas e pequenas animações;
  • Encerramento do curso.
Alexandre Villares

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créditos

Imagem: Rosana Paulino, Sem Título.