colecionismo na arte

11, 18, 25 de agosto, 01, 08 de setembro de 2025
das 19h às 21h30

com Thierry Chemalle

Datas: 11, 18, 25 de agosto, 01 e 08 de setembro de 2025
Segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h30
Duração: 05 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

O curso oferece uma abordagem interdisciplinar e estratégica sobre o papel dos colecionadores na dinâmica do mercado artístico. Ao longo de cinco aulas, os participantes serão introduzidos aos fundamentos econômicos e culturais do colecionismo, passando pela análise de coleções reais e as transformações impulsionadas por novos valores sociais e ambientais. Combinando teorias da economia da arte com perspectivas da administração, do marketing, da psicologia e das ciências sociais, o curso busca compreender os fatores que motivam e moldam o comportamento dos colecionadores, dentro e fora do circuito mercadológico tradicional. Destinado a colecionadores iniciantes e experientes, artistas, curadores, gestores culturais e interessados em compreender o colecionismo como fenômeno social e econômico, o curso conecta práticas contemporâneas de aquisição com temas como sustentabilidade, impacto social e memória cultural.

Programação

Aula 01 – Introdução à Economia da Arte

• Introdução e conceitos fundamentais da Economia da Arte
• Principais números da Economia da Arte

Aula 02 – Introdução ao colecionismo, dentro e fora do mercado da arte

• Introdução e conceitos fundamentais sobre o colecionismo e gestão de coleções
• Principais números e relatórios sobre o colecionismo

Aula 03 – Coleções Reais

• Exemplos de coleções e colecionadores reais
• Comparações com índices e indicadores sintéticos

Aula 04 – Uma abordagem ESG do colecionismo

• Coleções orientadas a aquisições de artistas em estágio inicial
• A relação do mercado da arte e do colecionismo com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)

Aula 05 – Uma abordagem interdisciplinar sobre o colecionismo

• Perspectivas da administração, marketing, psicologia e ciências sociais sobre o colecionismo
• Relações entre decolecionismo e sociedade líquida

Thierry Chemalle

Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br)

créditos: Adriana Varejão, sem título. Foto: Renato Parada