cursos

comunicação digital em museus
19 ago 24 – 09 set 24 - das 19h às 21h

com Renata Beltrão

Datas: 19 e 26 de agosto, 02 e 09 de setembro
Segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final

São poucas as instituições culturais brasileiras que podem contar com equipes profissionalizadas de comunicação ou com agências especializadas que as auxiliem na missão de se conectar com o público. Especialmente no caso das instituições de pequeno e médio porte, a missão de divulgar projetos e atividades acaba sendo desempenhada por pessoas sem formação específica em comunicação, e que muitas vezes acumulam outras funções.

Este curso tem o objetivo de ajudar esses profissionais a compreender o universo da comunicação digital em instituições culturais e descobrir técnicas e ferramentas para facilitar o dia a dia e promover uma comunicação eficiente – dentro das possibilidades reais de atuação de cada um. O curso será baseado em estudo de casos reais e recentes, ferramentas online gratuitas e exercícios práticos com base na realidade dos participantes.

Programação

Aula 01 – Calibrando o potencial de trabalho em comunicação

  • Por que comunicar? E quem comunica?
  • O que é necessário fazer x O que é possível fazer
  • Onde estão os públicos e como chegar neles.
  • PRÁTICA: Torne sua instituição “encontrável”: as possibilidades do Google My Business

Aula 02 – Consistência nas redes sociais: parte 1

  • Esse tal de algoritmo: como funcionam as redes sociais
  • Plataformas mais utilizadas e seu potencial hoje
  • PRÁTICA: Construindo coerência na mensagem – Texto e Design utilizando ferramentas gratuitas como Chat GPT e Canva
  • BÔNUS: Como utilizar imagens na internet sem infringir direitos autorais – bancos de imagem e Wikimedia Commons

Aula 03 – Consistência nas redes sociais: parte 2

  • Entendendo o “funil de venda” na realidade da cultura
  • PRÁTICA: Como criar uma linha editorial e um calendário de postagens
  • Ferramentas (gratuitas e pagas) para agendamento de posts
  • BÔNUS: Métricas em comunicação digital

Aula 04 – Se organizando para desorganizar: técnicas e ferramentas simples para planejamento pessoal

  • Construa um “HD externo” para sua mente
  • PRÁTICA: Use o Trello e o Notion para organizar as próprias ideias
  • BÔNUS: Organização compartilhada: como estabelecer um processo em comunicação
Renata Beltrão

Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).