curso híbrido | crítica de arte a partir do panorama do mam, com Mirtes Marins


Recomende esse curso


Datas: De 11 a 14 de janeiro de 2023
Inscrições encerradas

Quarta a sexta-feira
Horário: 19h às 21h
Sábado
Horário: 10h30 às 12h30 
Público: interessados em geral
Duração: 04 encontros
Investimento: R$ 320,00
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência, com visita mediada à exposição no último encontro
Aulas gravadas e disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

 

inscrições aqui

 

O curso apresenta, discute e opera elementos que constituem o campo da crítica de arte em contexto expositivo. Para tanto, também visita modelos estabelecidos de mostras e suas possibilidades críticas.

No decorrer das aulas serão revisitadas as histórias da fundação do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e a instauração do programa de exposições Panorama de Arte Brasileira, inaugurado em 1969. A partir desse pano de fundo de caráter mais teórico, professora e alunos farão exercícios de análise e possíveis interpretações sobre obras, tendo como referência a exposição “37º Panorama da Arte Brasileira – Sob as cinzas, brasa”.

Como maneira de fomentar novos interesses de pesquisa, serão apresentadas leituras para cada um dos encontros, de modo que os participantes tenham o máximo aproveitamento dos encontros.

O curso é voltado para interessados em geral, com possibilidade de indicação direcionada para aqueles que desenvolvem pesquisas no campo artístico ou acadêmico.

 

Programação

Encontro 1
Origens, metodologias e elementos da crítica de arte e seu exercício a partir de mostras. Modelos expositivos históricos: materialidades, relações e desdobramentos críticos.

Encontro 2
Breve história do Museu de Arte Moderna de São Paulo e dos Panoramas. Análise de elementos que compõem a exposição “37º Panorama da Arte Brasileira – Sob as cinzas, brasa”.

Encontro 3
Exercícios de análise e possíveis interpretações das plataformas expandidas da mostra.

Encontro 4
Visita dialogada na exposição “37º Panorama da Arte Brasileira – Sob as cinzas, brasa”. Exercícios de análise e possíveis interpretações das obras, suas relações e da exposição.

 

Mirtes Marins de Oliveira é mestre e doutora em Educação: História e Filosofia e Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP, 2020). É docente e pesquisadora na Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi e Pós-Doutora pela FE-USP. Curadora de “contra o estado das coisas – anos 70”, na Galeria Jaqueline Martins (2014); de “Arte para todos! Liberação e Consumo” (Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, 2016); “especular”, na Galeria Jaqueline Martins, em 2018; “Comigo ninguém pode” (2019), coletiva versando sobre a essencialização do feminino, na Galeria Jaqueline Martins; Não um sonho” na Galeria Simões de Assis (2021) e “Máscaras: Fetiches e Fantasmagorias”, no Paço das Artes (2021-2022). Participou, em 2015, do livro “Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998”, da coleção Exhibition Histories, da editora inglesa Afterall com texto sobre a recepção crítica da mostra. Escreveu em 2013 e 2014 para revistas Select e Afterall Online. Organizou, com Fabio Cypriano, o livro “Histórias das Exposições: Casos Exemplares”, pela EDUC (2016). Autora de “The body and the opus as a witness of times” sobre o trabalho de Letícia Parente, publicado em Schor, Gabriele. The feminist avant-garde. Art of the 1970s. The SAMMLUNG VERBUND Collection. Vienna, 2017. Escreveu para revistas e plataformas Select, Arte Brasileiros!, Artsoul, entre outras.

 

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

 

Foto: Renato Parada

 

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.