A visita mediada será no dia 06 de maio, sábado, das 15h30 às 17h30. As aulas seguintes serão online e acontecerão às quintas-feiras, das 19h às 21h.
Público: interessados em geral
Duração: 4 encontros
Investimento: R$ 320,00
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Este curso apresenta o percurso curatorial elaborado para a exposição Ianelli 100 anos – o artista essencial, realizada entre fevereiro e maio de 2023 no Museu de Arte Moderna de São Paulo, dos passos comuns à realização de qualquer tipo de mostra, até as particularidades de uma retrospectiva.
Ministrado pela curadora da mostra, Denise Mattar, o percurso inclui os seguintes itens: pesquisa documental, estratégias para seleção de material, pesquisa de acervos, estudo e adequação ao espaço expositivo, elaboração do roteiro da exposição, identidade visual, preparação e seleção de textos para catálogo e paredes, acompanhamento do catálogo, da assessoria de imprensa e do setor educativo da instituição.
Esse processo, no caso de uma retrospectiva, se fundamenta na obra do artista. Por isso, paralelamente aos passos desenvolvidos para a realização da exposição, será apresentado o artista Ianelli, sua inserção na cena artística na década de 1970, as características de cada uma das suas fases, suas técnicas de trabalho, as razões do seu “esquecimento” e as estratégias para inserção do artista no circuito de arte atual.
Programação
Aula 1 – Visita à exposição
Roteiro e núcleos
Textos de parede
Expografia – cores e dioramas
Elementos complementares: cronologia, vídeo, cartazes
Aula 2 – Conceituação
Pesquisa documental: livros e fontes primárias
Pesquisa em acervos: instituições e coleções
Estudo da planta do espaço
Definição do partido curatorial
Aula 3 – O artista
Ianelli – décadas de 1950 a 1970
A cena artística na década de 1970 – O MAM-SP, o Panorama
Ianelli – décadas de 1980 a 2000
Técnicas de trabalho do artista
Aula 4 – Publicação e divulgação
Identidade visual
Preparação e seleção de textos
Seleção e organização de obras
Cronologia e seleção de imagens
Release e outras estratégias
Denise Mattar
Denise Mattar é uma das curadoras mais atuantes do circuito de arte brasileiro. Foi diretora técnica do Museu da Casa Brasileira, SP, de 1985 a 1987, do Museu de Arte Moderna de São Paulo, de 1987 a 1989, e coordenadora de artes plásticas do Museu de Arte Moderna RJ, de 1990 a 1997. Como curadora independente realizou mostras retrospectivas de artistas como Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho (Prêmio APCA), Ismael Nery (Prêmios APCA e ABCA), Pancetti, Anita Malfatti, Samson Flexor (Prêmio APCA), Portinari, Alfredo Volpi, Guignard, Yutaka Toyota (Prêmio APCA). Em 2020 realizou a exposição O Fio de Ariadne, na Fundação Iberê, POA, apresentada no Instituto Tomie Ohtake em 2021. No mesmo ano realizou Um Celeiro de Artistas, no MAB-FAAP, SP, Sacilotto, na Galeria Almeida e Dale, SP e 50 Duetos, na Fundação Edson Queiroz, Fortaleza. Em 2022 apresentou: Magliani, Fundação Iberê, POA, Armorial 50 nas unidades do CCBB de BH, RJ, SP e BSB, Luiza Gottschalk, Museu Nacional, BSB, Sandra Mazzini, Farol Santander, SP, Tereza Costa Rêgo, Galeria Marco Zero, RE, Modernismo Expandido, Museu Nacional, BSB, Di Cavalcanti – 125 anos – Danielian Galeria, Rio de Janeiro. Membro da ABCA – Associação Brasileira dos Críticos de Arte e da AICA – Associação Internacional dos Críticos de Arte.
Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.
crédito da imagem
Vista da exposição “Ianelli 100 anos – o artista essencial”, no MAM São Paulo.
Foto: Estúdio em Obra