Quintas-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 06 encontros
Investimento: R$ 480,00
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas e disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Inscrições encerradas
Combinando história, teoria e exercícios de crítica, o curso apresenta a dança a partir de outras linguagens artísticas. Usando exemplos de obras de dança agrupados pelas linguagens que os inspiram, serão trabalhados elementos de análise de espetáculo para o desenvolvimento de discussões e debates sobre os processos de criação e recepção da dança.
Ao longo das aulas serão apresentados materiais em vídeo de espetáculos de dança, que serão discutidos e analisados pelos participantes do curso. Entre os temas a serem abordados, estão: a ligação histórica entre música e dança, a linguagem dentro da dança, as sonoridades do corpo, o cenário e o figurino como elementos de visualidade, a participação do espectador na obra de arte, a lógica do vídeo como recurso coreográfico, os experimentalismos e a dança no espaço dos museus.
O curso é voltado a interessados em geral. Não é necessário conhecimento prévio de dança, nem de análise de espetáculos cênicos.
Programação
Aula 1 – Dança e Música (1)
- Elementos fundamentais de análise de espetáculos
- Sistemas de inspiração, referência, adaptação e plágio em dança
- Ligação histórica entre música e dança
- A dança como música em movimento
- A música como inspiração: referência e musicalidade
Aula 2 – Dança e Literatura
- A matriz verbal da linguagem, na dança
- Narratividade em movimento
- Do libreto à referência literária: processos históricos
- O movimento como verbo, a percepção da dança como ação
- Poesia, prosa, e o que mais? – gêneros textuais e a dança
Aula 3 – Dança e Música (2)
- A música como inspiração: experimentação e processualidade
- Sonoridades do próprio corpo
- Música gravada, música ao vivo
- Composições para a dança, composições com a dança
- A matriz sonora da linguagem, na dança
Aula 4 – Dança e Artes Visuais (1)
- A matriz visual da linguagem, na dança
- Decorativo, estrutural, contextual: as artes visuais como elemento cênico
- Cenário, figurino, elementos de visualidade e sua proximidade com a dança
- Da inspiração à construção conjunta: efeitos da participação de outras artes na criação da dança
- A dominância do visual na recepção das artes da cena
Aula 5 – Dança e Vídeo
- O vídeo como recurso de registro, o registro como perpetuação da dança
- A câmera como recurso cênico
- A lógica da câmera como recurso coreográfico
- Edição de vídeo, edição coreográfica, edição de vídeo de coreografia
- Experimentação, dança em vídeo, a dança em meio digital depois da pandemia
Aula 6 – Dança e Artes Visuais (2)
- Criação coreográfica a partir de elementos de visualidade
- Interferência estrutural propositiva
- Escultura cinética, instalação, ativação
- A dança no espaço dos museus
- As artes como referência ampla para a dança: inspirações e contaminações
Henrique Rochelle
Crítico de dança, pesquisador, doutor e mestre em Artes da Cena (Unicamp), especialista em Mídia, Informação e Cultura (USP), com estágio doutoral na Université Paris 8, e dois estágios de pós-doutorado na USP, onde também foi professor colaborador da Escola de Comunicações e Artes. É mestrando em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas (UFRGS). É coordenador do upgrade.BR, método de formação em dança, e docente na especialização em Ensino da Dança da Unidança/UCAM. É redator da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira, fez parte da equipe de pesquisa na realização dos livros de 50 anos e dos DVDs de 45 Anos do Balé da Cidade de São Paulo, foi editor assistente do Art Research Journal, editor convidado da Revista Brasileira de Estudos da Presença, Secretário Geral do Programa Danse Aller-Retour do Institut Français, FUNARTE, Secretarias do Estado da Cultura de São Paulo e do Ceará, e Bienal Internacional de Dança do Ceará. Editor do livro “Dança, História, Ensino e Pesquisa”, contribuiu com coletâneas como “Interdisciplinarity in the Performing Arts”, “Periodismo Cultural en el siglo XXI”, “The Bloomsbury Handbook of Philosophy and Dance” e “The Oxford Handbook of Contemporary Ballet”. Foi membro de comissões e presidente de bancas de avaliação de projetos, é parecerista da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, membro da Comissão de Dança da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, e é editor do site Outra Dança e da Revista Sala Preta (PPGAC – ECA – USP).
Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Fonte: acervo mam
Luis Braga. Bonecos dançando, 2001.
Técnica: fotografia colorida sobre papel
Doação Itaú
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.