Curso online
Quartas e quintas-feiras
Duração: 04 encontros
Público: profissionais do setor cultural, membros de organizações não governamentais e associações ligadas à cultura e à diversidade, professores, pesquisadores, estudantes, servidores públicos e demais interessados no tema da diversidade e inclusão
Investimento: R$ 320,00
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Este curso é voltado a todos que buscam entender os desafios e as potencialidades na promoção da diversidade, da inclusão e do pensamento decolonial em instituições culturais.
Ministrado por Viviana Santiago, Coordenadora de Diversidade e Inclusão do Instituto Moreira Salles (IMS), as aulas partem das contribuições de autores como Enrique Dussel, Lélia Gonzalez, Patricia Hill Collins, Gloria Alzandua, Suzanne Cesaire, Catherine Walsh e Ramon Grosfoquel, e convidam os participantes a refletir sobre suas práticas à luz de novas epistemologias.
Para tanto, o curso propõe uma jornada teórico-vivencial estruturada em torno de exposições e debates de conteúdo, com análise de casos e reflexões pessoais. Os participantes terão a oportunidade de se autoanalisar em relação a suas práticas institucionais e pessoais, com atividades em grupo e individuais.
Ao final, espera-se que os participantes tenham maior conhecimento para:
- Articular os principais conceitos que estruturam as discussões em torno de diversidade numa perspectiva de políticas de inclusão
- Compreender cultura e memória como direito
- Estabelecer pontes entre branquitude e colonialidade na perspectiva do apagamento histórico e do epistemicídio
- Entender a perspectiva decolonial como prática que implica novas epistemologias e protagonismos
- Conhecer práticas exitosas de instituições que aplicam o recorte decolonial e antirracista em suas dinâmicas e projetos
Programação
Aula 1 – Cultura, memória e direito
Instituições culturais são guardiãs de patrimônios que pertencem a todas as pessoas. O que vem sendo guardado? Quem frequenta esses espaços? Quem conta as histórias que lá estão?
Aula 2 – Por que precisamos conversar sobre diversidade e decolonialidade no campo da cultura?
Nesta aula, discutiremos temas como memória, registro, colonialidade e branquitude.
Aula 3 – O que é epistemicídio?
Como o racismo mostra sua cara em instituições culturais? E sexismo e capacitismo, como se expressam?
Discussão de boas práticas na construção de um outro mundo possível.
Aula 4 – Da legenda na parede à visão
Como construir missão e visão em projetos em instituições culturais desde uma perspectiva decolonial?
Viviana Santiago
É coordenadora de Diversidade e Inclusão do Instituto Moreira Salles, colunista da revista AzMina e do Portal Lunetas. Atuou nas principais organizações internacionais de promoção de direitos como gerente de gênero, inclusão e advocacy. Uma das maiores especialistas sobre a situação das meninas no Brasil, em especial meninas negras. Especialista em decolonialidade, gênero, raça, trabalho e diversidade. Estuda comunicação não violenta e estudos da compaixão. Responsável pela coordenação do relatório alternativo do Brasil para o ODS5.
Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.
crédito da imagem
A namorada vai chorar (1986), de Maria Lídia Magliani
Fonte: Acervo MAM