6º Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio 29/11/2019 - 29/11/2019


A sexta edição do Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio (Cieamp) – a ser realizada na cidade de São Paulo, Brasil, entre os dias 27 e 29 de novembro de 2019 – possui como principal eixo temático a participação do público na criação e nas ações de educação e acessibilidade em museus. Os direitos humanos e a acessibilidade ao patrimônio histórico também fazem parte das discussões.

Sob a designação “Nada sobre nós sem nós”, o evento reúne conferencistas brasileiros e estrangeiros em uma programação que inclui mesas-redondas e sessões de comunicação oral selecionadas pela direção científica do congresso. Estudo de caso e visitas técnicas a museus e exposições complementam as atividades da programação. Todas as ações contam com interpretação em Libras, audiodescrição, guia-intérprete e tradução simultânea em português e espanhol.

Sediado habitualmente na Europa, o Cieamp ocorre pela primeira vez em território brasileiro, como resultado de uma parceria entre o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP), o instituto Itaú Cultural e o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP).

inscrições

As inscrições para o 6º Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio estão esgotadas e aconteceram em duas chamadas, entre agosto e outubro de 2019, com um total de 224 vagas tanto para residentes do estado de São Paulo quanto para aqueles que residem fora do estado de São Paulo e estrangeiros.

Os inscritos são pesquisadores, docentes e estudantes dos campos da cultura, das artes, da educação, da museologia, da arquitetura, da psicologia, da inclusão social, da acessibilidade, da terapia ocupacional e de áreas correlatas; profissionais de museus, espaços culturais, organizações de atenção à pessoa com deficiência e de proteção dos direitos humanos; e órgãos públicos e secretarias ligados à cultura, à educação, à assistência social e aos direitos humanos.

As chamadas para submissão de trabalhos para as comunicações orais já estão encerradas, e as propostas selecionadas, bem como o programa de sessões, estão disponíveis no site do IEB/USP.

*A inscrição para as sessões de comunicação oral será presencial, em listas a ser disponibilizadas na mesa de credenciamento durante o evento. A inscrição para as visitas técnicas às instituições acontecerá também durante o congresso.

 

confira a programação completa aqui!

 

Serviço
6º Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio

Comissão de Organização
Comitê Permanente do Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio – Almudena Domínguez Arranz, Antonio Espinosa Ruiz e Juan García Sandoval
IEB/USP – Viviane Sarraf
Itaú Cultural – Tayná Menezes, Thays Heleno e Valéria Toloi
MAM São Paulo – Daina Leyton e Gregório Sanches

 

Direção científica
Almudena Domínguez Arranz – Universidade de Zaragoza – ES Antonio Espinosa Ruiz – Vilamuseu – ES
Gregório Sanches – MAM/SP – BR
Juan García Sandoval – Muram/Bienal Arte Outsider – ES Tayná Menezes – Itaú Cultural – BR
Viviane Sarraf – IEB/SP – BR