Acessibilidade artística com Marina Baffini Formação em arte e acessibilidade


Data: 11 de agosto, 2022
Horário: 16h

 

Neste encontro, iremos conhecer métodos de acessibilidade que podem facilitar a construção de um ambiente propício ao conhecimento para todas as pessoas, utilizando recursos multissensoriais e materiais de apoio, iremos refletir sobre diversas estratégias e ações que valorizam o potencial de cada um, promovendo o respeito e a integração. Serão apresentados projetos realizados em instituições de educação e cultura, com diferentes linguagens artísticas e diversos temas, serão analisadas algumas barreiras e como podemos promover ações mais inclusivas em cada.

 

Marina Baffini de Castro é artista plástica, arte educadora, pedagoga, pós-graduada em arte terapia e especialista em acessibilidade cultural; presta serviços de consultoria e realiza projetos em museus, instituições culturais e educacionais. Possui artigos publicados no 6º Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade a Museus e Patrimônios, em SP, no Congresso Internacional Todas as Artes, Todos os Nomes, na Universidade do Porto em Portugal, no 5º Congrés Internacional Educació e Accessibilitat a Museus i Patrimoni, em Barcelona, na Rede de Educadores de Museus de SP e no livro Educação Museal e Acessibilidade, Fiocruz. Participou do GEPAM – Grupo de Estudos e Pesquisas de Acessibilidade em Museus – da USP e desenvolve estudo sobre tradução intersemiótica de imagens bidimensionais para estética tátil.

 

inscrições aqui

 

Encontro virtual no Meet, para professores, educadores, pesquisadores e estudantes, com 50% das vagas destinadas para a rede pública de ensino. Com inscrição prévia.
Para certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo. Acessível em Libras. 

 

Essa atividade faz parte do programa Formação em arte e acessibilidade.