Árvores da América: atêlie online com Bel Falleiros e Renata Cruz Inscrições encerradas


Datas: De 23 a 26 de agosto de 2022
Horário: 19h

 

Árvores da América é um espaço de ateliê compartilhado on-line para conversas, trocas de referências e fazer artístico com os participantes. Os encontros são baseados em um livro de artista de mesmo nome (criada a quatro mãos pelas artistas educadoras) que apresenta ‘seres-árvores’ do nosso continente: seres que dedicaram suas vidas a ter força para seguir seu próprio caminho para dar o ‘fruto’ que vieram dar no mundo e muitas vezes fortalecer a comunidade a sua volta para que cada um pudesse encontrar o seu próprio fruto. Inspirado nessas árvores artistas, escritores e ativistas, cada encontro terá como foco um tema e um grupo de árvores específicas que nos ajude a refletir e fortalecer nossa prática de ateliê. O contato com os ‘artistas-árvores’ apresentados, muitos deles desconhecidos de um público mais amplo ou fora do mercado de arte e cultura ‘oficial’, deseja propor alternativas e oferecer novas referências para os participantes, com a esperança de que eles possam se identificar e reconhecer nessas outras vozes, dessacralizar certos artistas e desidealizar as condições e estruturas estabelecidas como necessária para uma prática e dessa maneira poder dar coragem e nutrir a caminhada de cada participante.

 

Materiais: Materiais de desenho como papel, giz de cera, lápis, barbante, lã, lápis de cor e caneta.

Opcional: Tesoura, cola, fita adesiva, tinta, pincéis, agulha de crochê ou similar, papéis coloridos, furador, elástico, linha, fitas, argila e qualquer outro material artístico que você goste de trabalhar

 

Bel Falleiros é artista e educadora, vive e trabalha no Hudson Valley, Nova York. A sua prática artística centra-se na investigação de como as paisagens contemporâneas construídas não representam as várias camadas de presença que constituem um lugar. Em seu trabalho, cria espaços para estar em comunidade com a natureza, com o nosso próprio ser interno e com os seres ao nosso redor. É arte educadora no Dia:Beacon e no Escuelita en Casa, além de participar de exposições e residências com seu trabalho.

 

Renata Cruz é artista e educadora, vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Em seu trabalho procura criar narrativas abertas e não lineares, onde estão presentes diferentes visões, vozes e outras manifestações da vida. Se apropria de recortes de textos literários, ouve relatos e histórias pessoais e os organiza com imagens e fragmentos do mundo. Atualmente dá aulas no Instituto Tomie Ohtake e no Sesc Pompéia em São Paulo, e no projeto Escuelita en Casa, no bairro do Queens, em Nova York.

 

Renata e Bel trabalham em colaboração desde 2015. Além de suas práticas de ateliê, participam de projetos colaborativos nas Américas que conectam arte, educação e pensamento autônomo. Em 2020, deram início ao projeto Árvores da América, que já aconteceu na forma de encontros virtuais em instituições no Brasil e nos Estados Unidos e será exposto na Trienal Latina em Nova York em Setembro de 2022.

 

inscrições aqui (23/08)

inscrições aqui (24/08)

inscrições aqui (25/08)

inscrições aqui (26/08)

 

Encontro virtual no Google Meet, para professores, educadores, pesquisadores, estudantes e interessados em arte. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

 

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte + Arte e Ecologia.