conversa virtual com as curadoras Aracy A. Amaral e Regina Teixeira de Barros Contatos com a arte


Data: 05 de outubro, 2021
Horário: 16h

 

Neste encontro virtual sobre a exposição Moderno onde? Moderno quando? A Semana de 22 como motivação, as curadoras Aracy A. Amaral e Regina Teixeira de Barros propõem um diálogo sobre o amplo cenário e repleto de mudanças que ocorreram nas artes e cultura europeias na virada do século 19 para o 20. Na mostra, Aracy e Regina contextualizam a Semana de Arte Moderna neste cenário, com obras de artistas de distintas regiões do país, enfatizando a ideia de que a arte moderna não esteve restrita a São Paulo. A exposição propõe ao público uma reflexão sobre a Semana de 22 para além de uma apreciação assertiva, fugindo das respostas certas ou prontas. Aracy e Regina apresentam um conjunto de obras icônicas e representativas exibidas em diferentes suportes, como pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, fotografias, ilustrações, além de maquetes e trechos de poemas lançados no período, capas de livros e revistas, charges, músicas populares e eruditas projetadas na exposição, compondo um vídeo que também reúne uma cronologia com imagens dos principais acontecimentos políticos, sociais e culturais transcorridos entre 1900 e 1937.

 

inscrições aqui

atividade gratuita, vagas limitadas
encontro virtual no Zoom, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas
com inscrição prévia (link enviado aos participantes no dia da atividade)
para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência

 

Aracy A. Amaral é crítica, curadora e historiadora da arte. Professora titular de História da Arte da FAU USP e bolsista da Fapesp e da Fundação Calouste Gulbenkian, é formada em Jornalismo pela PUC-SP, com mestrado pela FFLCH USP e doutorado pela ECA USP (1971). Atuou como diretora da Pinacoteca do Estado (1975-1979), da Fundação Bienal de São Paulo (1980) e do Museu de Arte Contemporânea da USP (1982-1986); como Fellowship da Simon Guggenheim Memorial Foundation (1978) e membro do Prince Claus Awards Committee (2002-2005), em Haia, Holanda. É autora e organizadora de livros e publicações sobre arte no Brasil e na América Latina, e curadora de exposições no Brasil e no exterior.

Regina Teixeira de Barros é doutora em Estética e História da Arte pela USP. Coordenou a equipe de pesquisa e a edição do Catálogo Raisonné Tarsila do Amaral (2006-2008), e atuou como curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo (2003-2015). Recebeu prêmios da ABCA e da APCA pela mostra Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna (MAM São Paulo, 2017). Em parceria com Aracy A. Amaral, realizou a curadoria de Tarsila: estudos e anotações (Fábrica de Arte Marcos Amaro, Itu, 2020).

 

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

 

Foto: Karina Bacci
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (educativo@mam.org.br).