Domingo MAM 19/05/2019 - 19/05/2019


19 mai (sáb)

Fora da Tela

14h30 Roda de conversa sobre diversidade e mídias sociais com Lorelay Fox, Aretha Sadick e Dindry Buck com intérpretes de Libras e apresentação do Esquadrão das Drags

Aretha Sadick

Queer e Transvestigenere ‘Aretha Sadick’ é uma multiartista que usa as artes visuais, performance e música eletrônica como plataformas para falar de suas experiências e questionamentos como corpo/pessoa negra na sociedade. Participou de debates e residências artísticas no Brasil e exterior abordando as possibilidades de transição das corporeidades negras. Enquanto artista multimídia e educadora, em suas palestras realiza o cruzamento de suas plataformas, assim como os recortes de raça, gênero, sexualidade e território capital no entendimento do quanto a branquitude hegemônica impossibilita a conquista do lugar de fala para grupos minoritários em direitos, propondo, assim espaços de proposição e reflexão.

Dindry Buck

Personagem Drag Queen vivida pelo publicitário, jornalista, ator e maquiador Albert Roggenbuck. Formado em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, pela Universidade São Judas Tadeu – SP. Dindry Buck, além de levar o seu humor inteligente para os diversos eventos que anima pelo país, tem um lado de ativista social muito forte, afinal como sempre gosta de dizer: “só quando o ser humano aprender a respeitar o outro em suas diferenças, poderemos viver com dignidade”. Dindry Buck/Albert Roggenbuck protagonizou sua própria história de vida na série de sucesso da TV Cultura – Reis da Rua.

Esquadrão das Drags

Formado pelas irreverentes Drag Queens Dindry Buck, Sissi Girl, Send Buck e Andy D´Luck. Um projeto social que tem por finalidade levar cidadania a população LGBTQI+ de jovens e adolescentes de uma forma divertida e bem-humorada, conscientizando-os sobre o respeito as diferenças, prevenção às IST/HIV/AIDS, sexo seguro, conservação e cuidados para com o espaço público além de noções básicas sobre direitos e deveres do cidadão. O Esquadrão das Drags já foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; foram tema do documentário “Rua!” de Tata Amaral e outro da BBC de Londres e virou livro pelas mãos das jornalistas Roseli Tardelli e Fernanda Teixeira.

Lorelay Fox

Drag Queen há 13 anos, é uma figura carismática, de voz acolhedora e muito politizada. Trata de forma delicada e didática assuntos polêmicos que conquistam um público variado entre jovens e adultos, gays, héteros, artistas e professores. Sempre acreditando que a reflexão e educação quebram as barreiras do preconceito.

Confira o canal no YouTube aqui.

Livre

Domingo MAM: O Domingo MAM é uma programação de atividades culturais com oficinas, espetáculos e debates, gratuita e aberta a todos as pessoas que frequentam o Parque Ibirapuera aos domingos. O programa incentiva a compreensão do ambiente da marquise do Parque Ibirapuera como um espaço de convivência e celebração da diversidade. A apropriação do espaço público ocorre com equiparação de oportunidades. As ações culturais e educativas transcendem o espaço fisco do museu, ao mesmo tempo que se democratiza e acessibiliza os conhecimentos e experiências gerados dentro da instituição.

Fora da Tela: Desde 2013 o MAM realiza um trabalho com os jovens que frequentam a marquise do Parque Ibirapuera – Domingo MAM. No decorrer desses quatro anos as ocorrências de violência e saúde diminuíram significativamente, criando ao mesmo tempo um espaço de diálogo contínuo entre os jovens e o museu. Desta relação nasceram propostas idealizadas pelos próprios jovens que são incentivadas e apoiadas pelo MAM, como o eixo Diálogos que por meio de encontros mensais cria um espaço de troca e conversas que visa a educação através da cultura, identidade, juventude e representação.

O projeto Fora Tela busca debater com jovens questões urgentes e relevantes sobre identidade, sexualidade, comunidade LGBTQIA+, e qualidade de vida.

 

Patrocínio Ambev

 

Atividades gratuitas e abertas a todos os públicos.

+info: educativo@mam.org.br e +55 11 5085-1313

 


Conteúdo relacionado:

  • vem-ai-o-fora-da-tela

    Vem aí o Fora da Tela

    Artistas, influenciadoras e influenciadores digitais saem das telas que acompanhamos para virem à marquise do Parque Ibirapuera, em frente ao…