agenda

educar em tempos de Inteligência Artificial com Renato Noguera
27 de abril, 2023
19h

A relação entre educação, pensamento crítico e técnica sempre trouxe desafios. A partir de algumas reflexões do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han e da filósofa Oyeronke Oyewumi, vamos debater os conceitos de “Jardim” e de “cosmopercepção”. Educar como um retorno ao jardim como forma de encontrar uma relação com o tempo que não passe pela produtividade. Educar em busca de uma beleza original que não passa pela conexão digital, mas pelas relações humanas, produzindo vivências em registros de tato, olfato e paladar.

Renato Noguera

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestre em Filosofia e Epistemologia da Psicanálise pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); professor Associado do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), do Programa De Pós-Graduação Em Filosofia (PPGfil) da UFRRJ; pesquisador do Laboratório De Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro); coordenador do Grupo De Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin); e Noguera é ensaísta e, dentre suas obras, vale destacar”Ensino de Filosofia e a Lei 10639”; “Por que amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor”; e “O que é o luto?”.

Atividade virtual, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do mam. 
Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

 
patrocínio 
realização