encontro virtual com mães rendeiras da Oca Carapicuíba Contatos com a arte e Arte e ecologia - Semana Nacional do Meio Ambiente


Data: 02 de julho, 2021
Horário: 16h

 

Encontro virtual com o grupo de artesãs “Rendeiras da Aldeia”, que faz parte de uma das ações do Núcleo de Estudos e Criação da Indumentária e Figurino Brasileiro da Oca – Escola Cultural. O grupo nasceu em 2006 num projeto direcionado às mães e mulheres da comunidade, com o objetivo de capacitá-las e de valorizar os saberes que traziam de suas histórias de vida nos diversos municípios do interior do Brasil. Este projeto contempla a alfabetização, pesquisa das tradições orais, pesquisa e valorização das tradições relacionadas aos saberes manuais e formação para o mercado de trabalho a partir da produção do artesanato brasileiro. Os aprendizados e trocas relacionados a esses fazeres manuais são também compartilhados com as crianças e adolescentes da instituição, bem como com outras mulheres do município. O grupo é composto pelas lideranças: Aliane Lindoldo, Lucilene Souza, Dalva Lima, Fátima Vilas Boas, Márcia Mesquita, Ione Queirós, Núbia Esteves, Marta Mursa e  Wilma da Silva, nossa mestra da renda.

 

inscrições aqui

atividade gratutia, vagas limitadas
encontro virtual no Zoom, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), mães e filhas(os)
com inscrição prévia.
para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência

 

OCA – Escola Cultural, localizada em um patrimônio histórico, a Aldeia Jesuítica de 1580, foi criada em 1996 por um grupo de profissionais em busca de uma formação brasileira de crianças e jovens. Para tanto, desenvolve atividades com as crianças da Aldeia de Carapicuíba através de um repertório gestual, plástico, musical e literário da cultura brasileira, com objetivo de garantir às crianças e aos adolescentes da comunidade o direito ao desenvolvimento integral por meio da arte e da cultura brasileira como práticas que legitimem a consciência de si, do outro e da comunidade, valorizando a riqueza cultural desse lugar, habitado predominantemente por migrantes.

 

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte e Arte e ecologia, com patrocínio Havaianas.

 

Foto: Studio Tertúlia

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (educativo@mam.org.br).