oficina virtual de pintura corporal, com Arissana Pataxó Família MAM


Data: 16 de setembro, 2021
Horário: 16h

 

Esta oficina virtual propõe conhecer, produzir e utilizar tintas naturais para criação de grafismos e pinturas corporais, buscando também conhecer algumas pinturas usadas pelo povo Pataxó, como a relação com a vida sociocultural do povo.

 

inscrições aqui

oficina virtual no Zoom, para crianças a partir de 4 anos acompanhadas de suas(eus) responsáveis
com inscrição prévia
para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência

 

Materiais:
– Pincel fino ou um pedaço fino de madeira (pode ser palito de picolé ou talisca de palha de coqueiro);
– Pedaço de carvão (pode ser o usado para fazer churrasco);
– Pedaço de barro seco (branco ou amarelo) ou qualquer terra colorida*;
– Tinta guache preta, vermelha ou amarela;
– Pedaço de lixa d’água 180 a 220 a granulação (lixa para as unhas também serve), ou pedaço de pedra com textura de lixa fina;
– Papel sulfite branco ou outro papel que tenha em casa;
– Copo descartável ou pequena vasilha de plástico.

* Se tiver disponível, portanto opcional.

 

Arissana Pataxó é artista visual e professora. Em seu trabalho artístico utiliza de diversas técnicas e suportes para a sua produção, tendo como referência a suas vivências junto ao seu povo e a outros povos indígenas. Desde 2005 vem realizando diversas exposições individuais e coletivas, sendo a mais recente no Festival de arte indígena Rec Tyty, com curadoria de Ailton Krenak, Naine Terena, Cristine Takuá e Carlos Papá. Em 2016 foi indicada ao Prêmio de Investigação Profissional em Arte (Prêmio PIPA) e premiada com o 2º lugar no Pipa Online. Participa da exposição Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea, em cartaz no mam.

 

Essa atividade faz parte do programa Família mam, com patrocínio PwC.

 

Legenda: Arissana Pataxó, Mulheres Xikrin (detalhe), 2018, técnica mista sobre tela, 60 x 90. Foto: Divulgação

 

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (educativo@mam.org.br).