agenda

práticas espaciais como dispositivos de mediação, encontro virtual com Vitor Cesar e Carol Tonetti
24 de março, 2021
16h

 

As formas espaciais convidam o corpo a diferentes tipos de relação. Numa exposição, a disposição dos objetos no espaço ativa diferentes dinâmicas e pode funcionar também como uma ferramenta de mediação. Vitor e Carol abordarão propostas a partir da experiência da Basemóvel e dO grupo inteiro em projetos de exposição, para discutir a indeterminação entre práticas artísticas, arquitetura e design.

inscrições aqui
atividade gratuita, vagas limitadas
encontro por videochamada no zoom (link enviado aos participantes no dia da atividade)
participação: Professores, educadores, estudantes e artistas, com inscrição prévia.
para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48 horas de antecedência

 

Vitor Cesar (Fortaleza, 1978) é artista e designer. Vem participando de diversas exposições e plataformas artísticas e desenvolve projetos gráficos para artistas e instituições culturais. Integra O grupo inteiro, é professor na Escola da cidade e orienta grupo de estudos na escola entrópica. 
Sua prática artística parte de uma pesquisa sobre como os discursos públicos são elaborados e publicados visualmente. Os trabalhos se dão em como trabalhos gráficos, instalações, exposições e mobiliários. Estudou Arquitetura na Universidade Federal do Ceará e realizou mestrado em Poéticas Visuais na ECA/USP. Participou de exposições em instituições como: MAM São Paulo, Masp, CCSP, Fundação Joaquim Nabuco, MAC Ceará, Videobrasil, Casa do Povo, Pivô, Museo El eco (México), MuseumsQuartier (Viena) entre outros. Participou da 8º Bienal do Mercosul e do 33º Panorama da Arte Brasileira. Como parte do Grupo Inteiro: Bienal de arquitetura de Chicago (EUA) e projeto COINCIDENCIA, Pro Helvetia (Nyon-Suíça). Trabalha em linguagens visuais e gráficas de exposições como: 34a Bienal de São Paulo, Contracondutas, 20º Festival Videobrasil e Frestas Trienal de artes. Atualmente é professor na Escola da Cidade e orienta grupo de estudos no Instituto Tomie Ohtake.

 

Ana Carolina Tonetti (São Paulo, 1974), com enfoque multidisciplinar, atua nas interseções entre os campos da arte, da arquitetura, do design e da pesquisa explorando as potencialidades que o agenciamento do espaço pode significar para o objeto de arte, para a prática da arquitetura e para as intervenções no espaço urbano. Doutora em Projeto, Espaço e Cultura pela FAU-USP (2020) é professora na Escola da Cidade onde foi uma das responsáveis por reestruturar os currículos da sequência disciplinar de meios de expressão (2013-2019) – dando maior ênfase ao entendimento das linguagens como possibilidade de reflexão, expressão e comunicação -, e hoje atua orientando trabalhos no estúdio vertical e nos trabalhos de conclusão de curso da graduação, além de co-coordenar o curso de pós-graduação Arquitetura, Educação e Sociedade. Desde 2014 integra O Grupo Inteiro em parceria da arquiteta com Cláudio Bueno, Ligia Nobre e Vitor Cesar.

 

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte + Marcenaria no mam, com patrocínio Leo Social.

 

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (educativo@mam.org.br).