Paulo Bruscky 02 SET - 14 DEZ, 2014


Descobrir a ideia

Paulo Bruscky é artista da ideia. Suas obras nascem registradas como palavra: manuscritas, datilografadas, fotocopiadas, impressas. Só então se transformam em experiências para os cinco sentidos.

 

Foto: Edouard_Fraipont

Foto: Edouard Fraipont

 

Esta exposição reúne projetos e ações do artista. Como ela dura de setembro a dezembro de 2014, certas ações serão contínuas, algumas serão instantâneas e permanecerão como registro, e outras ficarão em trânsito entre o passado e o futuro.

Pode levar anos até que uma instrução manuscrita nos “bancos de ideias” de Paulo Bruscky seja realizada. Estamos aqui dando corpo pela primeira vez a obras selecionadas desses “bancos”, como o filme captado durante o dia 1 de setembro, aqui mesmo, no auditório do museu: até então, fora apenas um projeto; depois, será para sempre um registro daquele dia.

 

Foto: Edouard Fraipont

Foto: Edouard Fraipont

 

Mas o MAM tem uma instrução de Paulo Bruscky para uma ação contínua em sua coleção. Um dos funcionários do museu cumprirá expediente regular durante todo o tempo da mostra, ao vivo, na sala expositiva. Outras ações acontecerão no parque em que estamos, conforme um calendário, para serem vividas pelo público.

As obras de um terceiro tipo ficam em trânsito: envelopes postados e seus conteúdos. Os papéis contidos foram feitos para circular pelo correio, logo, poderiam ser enviados em novos envelopes a outros destinatários. A arte postal é sem fim.

Paulo Bruscky trabalha enfrentando o desafio do tempo: entre passado, presente e futuro, a ideia resiste ao impermanente.

 

Foto: Edouard Fraipont

Foto: Edouard Fraipont

Felipe Chaimovich

 

Serviço
Paulo Bruscky
Curadoria: Felipe Chaimovich
Visitação: 2 de setembro a 14 de dezembro, 2014
Entrada gratuita
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo – Sala Paulo Figueiredo
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/no – Parque Ibirapuera (portões próximos: 2 e 3)
Horários: terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
T +55 11 5085-1300
atendimento@mam.org.br
Para mais informações, clique aqui.

 

Imagem cabeçalho: Rafael Roncato