Quais são os pigmentos que brotam do chão da sua escola, do quintal, da praça, da estrada, do seu bairro? Quais são os elementos tintórios que habitam os caminhos por debaixo de seus pés? Como seria um mapa cromático das suas paisagens cotidianas? Este é um laboratório destinado para produção de materiais artísticos a partir do entorno natural. O encontro faz um convite inicial que é o de mapear o Parque Ibirapuera, para o reconhecimento e coleta dos elementos tintórios que existem ali. A partir dessa vivência serão extraídos os corantes e pigmentos para produção de tintas naturais e finalização com um inventário cromático e afetivo.
Denise Valarini Leporino é licenciada em Artes Visuais com ênfase em Design pela Puc- Campinas e mestra pelo Instituto de Artes da Unicamp. Atua como docente na Faculdade Unimetrocamp, no Curso de Pedagogia. É fundadora do Projeto Poética do Habitar, investigando a extração de pigmentos e produção de materiais naturais em conexão com a natureza. Atuou como Docente na Universidade do Vale do São Francisco ministrando a disciplina de Poéticas Visuais. Coordenou projetos artísticos em Ong’s destinadas às pessoas com deficiência intelectual. Investiga metodologias no Ensino de Arte Contemporânea para crianças. Trabalha com formação de Professores e é professora na rede particular de ensino.
Rayssa Oliveira é arte-educadora e artista visual, criadora do Andorinha Ateliê Itinerante, projeto que ocupa escolas e praças oferecendo oficinas e formações sobre arte e a cultura do ateliê, além de intervenções artísticas nos espaços pensadas coletivamente. Arquiteta pela FAU-USP, trabalhou no Cenários Pedagógicos, com Bia Goulart; foi educadora no Ateliê Binah, com Stela Barbieri; atuou como arte-educadora em instituições culturais como Sesc Pompéia, foi professora de artes na Rede Municipal de SP e é colaboradora da Virada Educação.
Encontro presencial para professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o mam educativo na recepção do mam.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte + arte e ecologia.