Segundas-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 04 encontros
Investimento: R$ 320,00
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Inscrições encerradas
O curso parte do conceito de estética da existência, formulado por Michel Foucault nos anos 1980, para entender as relações entre vestimenta e identidade.
Ao desconstruir a visão eurocêntrica da roupa como forma de distinção social, as aulas convidam o aluno a pensar o corpo vestido como um dispositivo que materializa subjetividades desviantes, transformando a vida em obra de arte. O objetivo é mostrar como o século XX fez da moda uma forma de manifestação, ruptura, subversão e contestação de uma única estética.
Temas que serão discutidos nas aulas:
- O conceito de “roupa de artista” proposto por movimentos estético-políticos como o surrealismo francês, o construtivismo russo e o futurismo italiano
- Os trajes simultâneos do casal Robert e Sonia Delaunay
- O vestido reforma de Gustave Klimt
- A vida e a obra de Charles Baudelaire, Georg Sand, Virginia Woolf, Marcel Proust, Flávio de Carvalho, José Leonilson,
- Arthur Bispo do Rosário e Hélio Oiticica
- As drag queens, travestis e o corpo queer
- Os dândis do Congo e da Europa
- Os trajes africanos, do candomblé e do Bronx
- Decolonialismo e movimento feminista
Em mundo no qual a autoimagem passa pela estetização da vida das redes sociais, e do próprio sujeito como uma empresa (influencers), o avesso seriam as imagens provocadas pelas recentes rupturas da moda.
Nesse sentido, os corpos plurais, periféricos, agêneros, LGBTQIAPN+, de povos originários e da diáspora negra evocam mais do que imagens políticas, mas formas de vida inteiramente novas.
Programação
Aula 01 (17/10)
- Moda e subjetividade
- A estetização do eu como origem da moda – os manuais de conduta, retratos, biografias e escritas de si
- O sujeito moderno e a descentralização do eu
- A vestimenta e o seu “papel” no sujeito de desejo da psicanálise
- Corpos-vestidos em devir: as noções clássicas de identidade e a ruptura com Nietzsche e o existencialismo francês
Aula 02 (24/10)
- A Moda como estética da existência
- As noções de estética da existência, technē tou biou (arte, técnica da vida), conhecimento e cuidado de si no Foucault dos anos 80
- Morais e éticas inventivas em “corpos desviantes” – do dandismo de Oscar Wilde ao queer na moda;
- Para uma crítica à moda colonial – os modos de vestir silenciados
Aula 03 (31/10)
- Moda e modernismo – o escândalo da verdade no corpo
- Modernismo como problema das formas (de Baudelaire ao cubismo do século 20)
- A vida como literatura: os vestidos de Virginia Woolf e Marcel Proust
- A história da moda como história das formas do corpo
- A ruptura no guarda-roupa feminino: moda e feminismo
- As expressões de gêneros na Moda – a crítica do agênero e do não-binarismo
Aula 04 (07/11)
- A roupa de artista nos movimentos de vanguardas do século 20
- O conceito de “roupa de artista”
- A moda, a revolução e o desejo nas roupas de Elsa Schiaparelli para o surrealismo francês
- A “roupa de artista” no construtivismo russo, no futurismo italiano, nos trajes simultâneos do casal Robert e Sonia Delaunay, no vestido reforma de Gustave Klimt e em Joseph Beuys
- A estética da existência nos trajes e têxteis de Flávio de Carvalho, Arthur Bispo do Rosário, José Leonilson e Hélio Oiticica
Brunno Almeida Maia
É doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo pesquisa sobre Moda e arquitetura. Possui mestrado em Filosofia, Ciências Humanas e Teoria de Moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Além disso, atuou como curador da exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos na Casa Museu Ema Klabin e do Ciclo de Conferências A atualidade de Marcel Proust (1871-1922) no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. Também é professor convidado em diversas instituições, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), o Istituto Europeo di Design (IED) e o Centro Universitário Belas Artes. Atualmente, está trabalhando em seu próximo livro intitulado Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo, que será publicado pela Editora Cosmos (no prelo).
Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.