MAM Debate: Jardim de esculturas – 30 anos
Sementes é um solo de dança de intervenção urbana que traz a tona a busca pelo renascimento de um homem negro e periférico.
O corpo que aqui foi plantado, que aqui se fez, se pergunta como reflorestar a cidade mantendo viva a vida preta. A intervenção propõe a dança como um arado arrastado pela força da ancestralidade, cavando espaços onde se pode semear contra-narrativas e o tambor é a ativação das sementes que faz vibrar o barro e germinar a vida.
Dando continuidade ao campo de ação e pesquisa do grupo que toma a rua enquanto paisagem dramatúrgica, este trabalho traz uma composição com a cidade e a pesquisa de linguagem Encruzilhada Style desenvolvida pelo grupo Fragmento Urbano, numa criação contemporânea, acompanhado de música ao vivo com a participação da artista e mestra Marlene Santana.
O Grupo Fragmento Urbano é um grupo de dança que nasceu em 2009 da inquietude de jovens advindos da periferia da Zona Leste de SP que traziam como ponto de interesse comum a criação de espetáculos a partir da linguagem das Danças Urbanas (Hip Hop) para intervenção urbana. Compreendendo a dança como um campo de pesquisa amplo e profundo, atualmente as pesquisas para criação se concentram na investigação de uma corporeidade periférica, afro-diasporica, ameríndia, plural e potente. O grupo tem em seu histórico cinco montagens de intervenção urbana: “Breaking de Repente” (VAI-2010/ Proac Hip Hop 2010); “Dança por Correio” (2013 – uma parceria com o Grupo Zumb.Boys), “Duoelo” (2013); “Relações Possíveis” (2014) e “Encruzilhada” (2016) e um espetáculo para caixa preta: “Chão que me Cabe” (2014 – em parceria com o NUCCA). Trata-se de um princípio do grupo a circulação pelos mais variados locais de zona urbana, vivenciando em cada um deles o público transeunte distinto, pois o espetáculo é fomentador da pesquisa continuada do grupo que busca encontrar na heterogeneidade social, étnica e cultural estímulo para a composição.
Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Na Marquise no entorno do MAM (verificar local no dia na recepção do MAM). Sem inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Essa atividade faz parte do programa Programa de Visitação.