com Danna Lisboa e House of Saint Laurent
A MINI BALL MAM Move Your Legacy é uma parceria entre a artista Danna Lisboa, Mother da Iconic House of Saint Laurent Bras, junto ao Museu de Arte Moderna de São Paulo. A intenção principal deste baile é a valorização, a força e a importância da cultura Ballroom junto ao público LGBTQIA+, assim ampliando o debate acerca de raça, gênero e classe na sociedade.Este evento tem como inspiração para suas categorias pessoas que marcaram a história através de sua resistência, suas contribuições para o mundo, e sua arte, deixando seu legado em nossas memórias. As categorias são:
Afrika Bambaataa, ícone cujas ondas de influência reverberam através das décadas, moldando o panorama da música e da cultura. Se inspire na cultura Hip Hop em suas rimas fazendo o público balançar ao ritmo do seu flow. Traga seu conhecimento sobre hip hop e use as palavras Zulu Nation, Hip Hop e Afrika Bambaataa.
Mercedes Baptista, pioneira da dança afro-brasileira, deixou um legado transformador na cultura brasileira. Assim como Mercedes, incorpore no seu caminhar e vestimentas, elementos de cultura afro-brasileira. Obs: categoria apenas para pessoas NEGRAS.
Sylvester James, ícone da Disco Music, deixou um legado marcante na música e na cultura pop. Você é livre pra dançar qualquer estilo de Vogue, então se inspire nas pistas de dança 70 e 80, trazendo referencias nas roupas e até mesmo inspirado nas capas de discos de Sylvester.
João Neri, pioneiro dos direitos trans no Brasil, deixou um legado impactante de coragem e ativismo. Será um Slam, as poesias devem ser autorais, durar no máximo 3 minutos e elementos podem acompanhar a performance junto da poesia.
Octavia Saint Laurent, ícone da cena ballroom e musa dos anos 80 e 90, deixou um legado profundo na cultura LGBTQ+ e na moda. Traga referências de Octavia na sua vestimenta, entregue elegância e muito Cunt.
Contribuiu como diretora artística e coreógrafa da House of Besher. Com uma sólida experiência em dança moderna e urbana, hoje é diretora artística da Renomada internacional The Icon House of Saint Laurent. Além disso, integrou o corpo docente da Escola Livre de Teatro de Santo André.
Ao longo dos anos, participou das companhias de dança como Ritmos B.A.S.E e também Identidade em Movimento. Ministrou workshops e oficinas em diversas instituições culturais, como o Centro Cultural da Juventude, Sesc Consolação, Sesc 24 de Maio, Sesc Campo Limpo, MAM, Fábrica de cultura Vila Nova Cachoeirinha e Brasilândia. Seu último workshop viajou para Paris e Berlim. Sua paixão pela dança a levou a se dedicar à pesquisa de técnicas corporais, buscando integrar novas possibilidades de expressão.
Danna é reconhecida por sua contribuição à comunidade artística, organizando concursos anuais de dança e ministrando workshops em projetos de valorização cultural. Com um objetivo claro de promover a arte da dança.
House of Saint Laurent começou em 2022, através do anúncio na Ball Vogue Fever em Belo Horizonte, não só foi anunciado o capítulo, mas também a Mother e a representante Danna Lisboa. Iconic House of St. Laurent, fundada em 1982 na cidade de Nova York, possui uma história rica e vibrante na comunidade ballroom. Foi fundada pelo trio pioneiro formado por Robbie, Chris e a falecida Octavia St. Laurent. Entre seus membros de destaque estavam garotas como Temprance, Beverly e Octavia. Após um período de ausência, o nome St. Laurent experimentou um renascimento graças a Cory, Enrique, Sebastian, Arnold e Vjuan Allure St. Laurent. Esta nova geração de líderes revigorou a casa, com Cory St. Laurent ganhando o primeiro troféu pelo renascimento da casa no NYC Awards Ball 2013 na categoria BQ Body. No legado de longa data, a House expande-se para membros activos no México, Brasil, Portugal, Rússia, Suíça, França, Bélgica e Coreia, com membros que ocupam posições pioneiras ou de liderança em suas comunidades locais como a Mother Brasileira Danna St. Laurent.
CHANTER / MESTRE DE CERIMONIA / COMENTADOR
Aquiles, é um multiartista não-binárie pernambucane, natural da zona oeste de Recife, São Lourenço da Mata. Elu canta, compõe, dança, atua, maquia e é chanter na comunidade Ballroom, sendo hendeca campeone na categoria COM. x COM. Foi finalista do reality show Cultura – O Musical, da TV Cultura, e já integrou o elenco de diversos musicais nacionais, além de ter representado o Brasil no showcase da Broadway Dreams Foundation, em New York City, 2019. Em paralelo a sua carreira de cantore/atore, é pesquisadore do movimento manguebeat, trazendo em seu trabalho autoral um discurso sobre gênero, negritude, regionalidade e pop. Debutou no fonográfico em colaboração com o produtor R2POT no álbum Hype do Vogue, com a faixa Yes, And Vogue, disponível em todas as plataformas.
DJ
Aya Ibeji é uma artista multidisciplinar nascida e criada em São Gonçalo – RJ e que atualmente vive na grande cidade de São Paulo. Residente das festas 101Ø (BH) e TUMULTO (BH), ela vem se consagrando como um dos grandes nomes da cena eletrônica brasileira. Seu som ativa artifícios de possibilidades através do sentir, sempre tentando trabalhar com ativações de energias através de batidas e vozes que possibilitam a movimentação dos corpos, que ela chama unicamente de experiência ibeji.
PESSOAS JURADAS
Ákira, é Produtora Cultural e Multiartista, 007 Major Scene, fundadora da International Kiki House of Avalanx (A.v.A) com representantes nos Estados de SP, MG, CE, SC no Brasil e nos Países, Argentina, México e Paris. Reconhecida nacionalmente como Trailblazer (Pioneira) do movimento Ballroom, Cultura Negra LBGTQIA+, representando o Estado de São Paulo. Criadora do Projeto VOGUE 4 LIFE, 2019, projeto que busca dar empregabilidade a pessoas da Comunidade Ballroom através da organização de Eventos, Cursos, entre outras movimentações relacionadas ao movimento.
Muryllohills, artista Interdisciplinar em suas múltiplas linguagens, é performer, designer, coreográfo e diretor de movimento. Membro da ICONIC HOUSE OF BALENCIAGA, é referência e Liderança para a comunidade Ballroom, compondo o coletivo Voguin Ballroom Paulista. Através da sua atuação na comunidade desde 2015 ele impulsiona questões Afrodiasporicas incentivando corpas pretas TLGBQIAP+ a atuarem nos campos artísticos dentro e fora da comunidade Ballroom.
Edan Mar, transmasculino, latino, artista da dança e produtor. Faz parte da Cultura Ballroom Brasileira sendo Imperador e produtor da Kiki Casa de Mutatis @casademutatis, e reconhecido como Legendary Oldway. Na Ballroom Mainstream faz parte da Internacional Iconic House of Ninja @iconichouseofninja. Nasceu na Colômbia, e mora em São Paulo (Brasil) desde dezembro de 2017.
Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.
Essa atividade faz parte do programa Domingo MAM.