com Mirella Maria
Datas: 15, 22, 29 de maio e 05 de junho
Quintas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 350,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Este curso investiga as produções visuais de mulheres negras, traçando um percurso que vai da herança artística africana à cena contemporânea internacional. Estruturado em quatro módulos, o programa aborda criação artística, curadoria e educação a partir de uma perspectiva prático-teórica, combinando análise de obras, documentos históricos e produções contemporâneas. A proposta é refletir sobre como diferentes linguagens têm sido mobilizadas para contar histórias, questionar narrativas hegemônicas e propor novos imaginários.
Voltado a artistas, educadores, pesquisadores e interessados em arte e cultura visual, o curso oferece ferramentas para interpretar e tensionar representações estabelecidas, compreendendo como artistas negras contemporâneas têm reescrito narrativas visuais e criado novos espaços de visibilidade, agência e poder simbólico.
Programação
Aula 01 – Sobre percepções na produção intelectual de e para mulheres – Continente Africano
Esta aula introdutória explora perspectivas sobre arte, estética e cotidiano em diferentes regiões africanas, a partir de artistas mulheres contemporâneas. Analisaremos como essas criadoras articulam tradição e contemporaneidade por meio de linguagens visuais como fotografia, pintura, têxtil e instalação, abordando identidade, memória e poder.
Tópicos de discussão:
- Billie Zangewa (Malawi): cria colagens têxteis com cenas do cotidiano feminino, abordando identidade e empoderamento.
- Esther Mahlangu (África do Sul): adapta padrões Ndebele tradicionais à arte contemporânea.
- Aïda Muluneh (Etiópia): produz fotografias simbólicas e coloridas sobre identidade e história africana.
- Exposição: I Am… Contemporary Women Artists of Africa (2019–2023, Smithsonian).
Aula 02 – Representações e representatividades: Reescrevendo Olhares
A aula investiga a representação de mulheres negras na história da arte e como artistas contemporâneas subvertem essas narrativas visuais. Serão analisadas obras que confrontam estereótipos e constroem novas imagens sobre corpo, identidade e memória, destacando a arte como espaço de resistência.
Tópicos de discussão:
- Rainha de Sabá: figura mítica com representações variadas que revelam tensões raciais e culturais.
- Houria Niati (Argélia): crítica à representação orientalista das mulheres norte-africanas.
- Renée Cox (Jamaica/EUA): autorretratos que desafiam estereótipos raciais e de gênero.
- Lorna Simpson (EUA): combina imagem e texto para abordar identidade e memória.
- Exposições e acervos:
- Histórias Afro-Atlânticas (2018, MASP/Instituto Tomie Ohtake).
- Museu Afro Brasil – destaque à presença e criação de mulheres negras.
- Zeitz MOCAA – When We See Us (2022–2023), pintura figurativa negra e autorrepresentação.
Aula 03 – Oceanos em diáspora: visualidades e ancestralidades
A aula aborda conexões entre África e suas diásporas por meio da arte têxtil. Veremos como artistas transformam técnicas tradicionais em narrativas visuais, atuando também como educadoras e agentes culturais.
Tópicos de discussão:
- Nike Davies-Okundaye (Nigéria): revitaliza a técnica Adire e promove o ensino artístico para mulheres.
- Bisa Butler (EUA): cria retratos com tecidos coloridos, reinterpretando fotografias históricas afro-americanas.
- Madalena Santos Reinbolt (Brasil): tapeçarias que narram cenas do cotidiano baiano com riqueza de cor e detalhe.
- Faith Ringgold (EUA): usa “story quilts” para narrar experiências afro-americanas.
- Exposição: The New Bend (2022, Hauser & Wirth) – quilting contemporâneo e herança de Gee’s Bend.
Aula 04 – Mulheres e suas estéticas sobre o cotidiano
A aula analisa como artistas contemporâneas transformam o cotidiano em narrativas visuais potentes, articulando o pessoal e o político. Com foco em produção, curadoria e arte-educação, discutiremos como essas mulheres criam e compartilham saberes através da arte.
Tópicos de discussão:
- Liliana Angulo Cortés (Colômbia): investiga identidade afro-colombiana com fotografia e instalação.
- Mary Sibande (África do Sul): utiliza a personagem “Sophie” para explorar identidade pós-colonial.
- Elidayana Alexandrino (Brasil): resgata memórias negras com foco em ancestralidade.
- Adrian Piper (EUA): performances e instalações que questionam raça, gênero e classe.
- Exposição: Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os Brasileiros (2021, IMS) – conexões entre literatura, arte e cotidiano.
Mirella Maria
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créditos: Bastidores (1997), de Rosana Paulino, Coleção MAM São Paulo