com Tálisson Melo
Datas: 27 de novembro, 04, 11 e 18 de dezembro
Quintas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 350,00 + taxas
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Como a história da arte se inscreve no imaginário por meio de exposições?
E como as questões políticas do tempo presente tomam parte em processos de revisão do passado e elaboração da relação entre arte e sociedade?
Essas perguntas são as coordenadas reflexivas deste curso, tendo como eixo algumas exposições de artes visuais que marcam a historiografia da arte no Brasil dos séculos XX e XXI, bem como projetos curatoriais recentes que visam retrospectivas e diálogos críticos com a história da arte e da cultura.
Abordaremos também as políticas de aquisição de obras e a programação de exposições de algumas instituições culturais, para redimensionar as intervenções das políticas do tempo presente nas visões do passado que se projetam para o futuro e reescrevem constantemente a história da arte.
Desenvolvendo a noção de “cronopolítica”, os tópicos que estruturam o curso passam pelas disputas e ações discursivas em torno de concepções de gênero, raça, etnia, sexualidade, origem geográfica, migração e meio ambiente, em suas conexões com a produção artística e os contextos de sua apresentação — especialmente as exposições e seus catálogos.
Entre os exemplos centrais do curso, enfocaremos algumas exposições realizadas no MAM de São Paulo, como sua mostra de inauguração Do figurativismo ao abstracionismo (1949), a 6ª Bienal Internacional de São Paulo (1961), organizada pela direção do museu, a mostra 2080 (2003) e a última edição do Panorama da Arte Brasileira, Mil graus (2024).
Programação
Aula 1: Os tempos da arte
- A história da arte como disciplina e sua relação com as exposições e museus
- O fazer historiográfico na modernidade e a construção da arte moderna
- Categorias socioestéticas da arte na contemporaneidade
- A curadoria de exposições como mediação historiográfica
Aula 2: As bienais como mundos simbólicos
- Das feiras universais às bienais de arte
- A categoria “arte contemporânea” e as fronteiras da arte
- As Bienais do MAM de São Paulo
- A emergência da curadoria
Aula 3: Os museus e suas temporalidades
- A criação dos museus de arte moderna e contemporânea
- O passado como museu de novidades
- Zonas de salvaguarda e zonas de visibilidade
- Revisando e reescrevendo o passado
Aula 4: Políticas do tempo presente
- Políticas afirmativas para as artes visuais
- Corpo, identidade e novas versões do passado
- Terra e migração em fluxos temporais
- Categorias geopolíticas em exposições
Tálisson Melo
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créditos
Vista da exposição 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus. Foto: EstúdioEmObra
