com Daniela Lima Barros
Datas: 20, 27 de janeiro, 03, 10 e 24 de fevereiro de 2026
Terças-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 5 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 440,00 + taxas
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
A loucura sempre encontrou nas artes visuais um espaço privilegiado de figuração. Iluminuras e marginalia medievais, pinturas renascentistas, gravuras satíricas, retratos clínicos e ilustrações psiquiátricas ilustram os diversos tipos de loucos, moldando e reforçando as percepções sociais e os tratamentos que lhe eram conferidos.
Este curso acompanha, a partir desses suportes, o movimento histórico que vai da multiplicidade de figurações medievais ao estreitamento moderno, quando a pluralidade das imagens cedeu lugar à tipificação médica. Em diálogo com Michel Foucault, realizaremos um sobrevoo pela história da arte ocidental e refletiremos sobre como arte e discursos de outras ordens — moral, jurídico, religioso, médico — se reforçam mutuamente, ora abrindo, ora reduzindo as possibilidades de ver e dizer a loucura.
Com base nesse panorama e nesse repertório, questionaremos as possibilidades e potencialidades da figuração dos loucos e da loucura na arte contemporânea, em especial a brasileira.
Programação
Aula 1: As figurações do louco na Idade Média
Pluralidade das figurações: iluminuras, marginalia e as figurações do insensato. Louco de Deus, louco de amor, louco de luxúria, simples de espírito e bufões. A organização figurativo-artística dos diversos discursos sobre a loucura.
Aula 2: Os loucos na arte da Renascença
Alegoria e sátira na pintura e na gravura renascentistas. Do trágico cósmico à consciência crítica de si. A emergência de um discurso artístico sobre a loucura.
Aula 3: A captura artística da loucura na Idade Clássica
Moralização e disciplina: caricaturas e figurações do aparato correicional. O deslocamento da loucura para o campo da ordem social e moral. O estreitamento da figuração sob novas regularidades.
Aula 4: A medicalização da loucura na Modernidade
Retratos clínicos e ilustrações psiquiátricas: a tipificação nosográfica. Da pluralidade à hegemonia do discurso médico: melancolia, mania, histeria. O eclipse da experiência trágica e a captura da imagem pela ciência.
Aula 5: Possibilidades de abertura – novas figurações da loucura
A problematização da captura da loucura pelo discurso médico. A arte como espaço de visibilidade para experiências não normativas. Novas figurações e potencialidades: estudo de caso com obras do acervo MAM-SP.
Daniela Lima Barros
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créditos
Flávio de Carvalho, Autorretrato [detalhe], 1965. Coleção MAM São Paulo. Foto: Romulo Fialdini.
