arte e ecologia

O eixo Arte e Ecologia está entre os temas abordados pelo mam educativo como forma de convidar o museu e seus públicos a pensar e repensar o problema ecológico da sociedade atual.

Considerando a arte contemporânea enquanto área interdisciplinar do conhecimento em que as relações entre arte e vida são tanto ponto de partida para a reflexões e práticas artísticas, quanto lugar de encontro e troca de saberes e experiências entre o museu e a cidade, público e artista, professores e alunos. Podemos refletir sobre como a arte pode ser o meio ou a frase que provoca as questões que precisam ser feitas a respeito dos modos de vida que cultivamos e que modelam o mundo em que vivemos.

 

projetos do eixo arte e ecologia

audioguia águas do Ibirapuera

Quem visita o mam e passeia pelo parque Ibirapuera provavelmente cruzou com algum dos rios que atravessam o parque. Talvez até aproveitou uma bela tarde ao seu redor, visto que, o entorno dos rios costuma atrair muitos visitantes acostumados e cansados com o asfalto e concreto que cobrem a cidade de São Paulo.

As águas que constituem os rios do Ibirapuera viajam por um longo percurso até chegar no parque e seguem diferentes destinos depois de passar por ele. O audioguia “Águas do Ibirapuera” é um convite para embarcar na viagem desses rios e conhecer suas histórias. Cada faixa é acompanhada por um mapa que destaca pontos do Parque do Ibirapuera, a localização do mam com ênfase nos rios Sapateiro e Caaguaçu.

Este audioguia contou com a direção, produção e criação do Rios e Ruas e do Estúdio Laborg.

 

 

 

laboratório de perguntas para um novo tempo

Laboratório de Perguntas para um novo tempo aconteceu no mês de setembro de 2020 em formato online, na programação do Eixo Arte e Ecologia do mam educativo. Conduzida pelo artista e educador Fábio Tremonte, a proposta contou com encontros que convidaram as pessoas a aguçarem a curiosidade para olhar para o mundo presente e para um futuro próximo de outras maneiras. Entre os temas presentes, estavam: sonhos, cotidiano, existência e corpo. Desses encontros, dos quais artistas, professores e educadores participaram, foi elaborado um Guia de perguntas para um novo tempo, construído coletivamente e agora disponível para download gratuitamente.

acesse a publicação aqui

 

confira a programação completa na agenda

 

mais informações:
(11) 5085-1313
educativo@mam.org.br