A Biblioteca Paulo Mendes de Almeida do MAM São Paulo é referência para estudo e pesquisa de arte moderna e contemporânea, e dispõe em seu acervo bibliográfico de uma vasta coleção de livros e catálogos. Em conjunto com o Centro de Estudos Luís Martins, que reúne documentação de arquivos pessoais de ideólogos da arte brasileira, bem como a memória institucional do próprio Museu, a Biblioteca oferece materiais singulares do campo das artes aos visitantes e consulentes.
O arquivo histórico do MAM São Paulo reflete sua própria trajetória, portanto, para pesquisar o seu fundo arquivístico é necessário uma ressalva sobre seu passado e lembrar que o Museu foi constituído em 1948 e desmembrado em 1962. Nesse período, a Bienal de Arte de São Paulo surgiu por iniciativa dos seus patronos, Ciccillo Matarazzo e sua esposa Yolanda Penteado, a partir do MAM. Apenas em 1962 seria criada a Fundação Bienal de São Paulo. Na ocasião, decidiu-se de forma não unânime o envio da coleção do Museu para a Universidade de São Paulo, que criou, então, o MAC-USP. Portanto, desde 1962 o fundo arquivístico do MAM ficou dividido entre essas três instituições. Atualmente, o MAM detém a guarda da documentação ligado ao período de 1963 até os dias atuais.
Essa documentação, hoje esparsa, pode ser consultada nas instituições Fundação Bienal de São Paulo e MAC USP. A documentação sob guarda do MAM está disponível, mas se encontra em processamento técnico, com acesso mediante à solicitação e agendamento.
Os arquivos pessoais, que fazem parte de seu acervo são do escritor e cronista Luís Martins e do escritor Paulo Mendes de Almeida. Há também coleções especiais da pintora Moussia Pinto Alves, do artista Hermelindo Fiaminghi (fundo parcial com hemeroteca desenhos e fotografias, no qual outra parcela importante da documentação do artista está com o IAC), do artista conceitual Paulo Bruscky e do fotógrafo Otto Stupakoff.
A maior parte dos documentos de fundos e coleções estão em processamento técnico e podem ser solicitadas informações via formulário e agendamento.
serviço
mais informações:
biblioteca@mam.org.br