com Claudia Vendramini
Datas: 10, 12, 17, 24, 26 de junho e 01 de julho
Terças e quintas-feiras
Horário: das 10h às 12h
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
O curso tem como objetivo apresentar o processo de elaboração e produção de projetos culturais, que pode ser aplicado em diversas áreas: artes visuais, audiovisual, teatro, música ou outras linguagens.
Vamos elaborar uma proposta de projeto cultural, a partir de um modelo de editais e/ou de uma lei de incentivo à cultura, planejando a produção e execução em todas as fases: pré-produção, produção e pós-produção. As aulas serão expositivas e síncronas, com conteúdo em formato digital, indicações de leituras e tempo reservado para estudos de casos, diálogos e troca de experiências.
Programação
Aula 01 – Introdução sobre elaboração e produção de projetos culturais
- Apresentação do conteúdo do curso, da professora e dos participantes
- Indicação de bibliografia
- Elaboração, gestão e avaliação de projetos culturais: o campo de ação e suas características
Aula 02 – Proposta cultural: o que é, o que deve constar, para quem, por quê e como realizar
- Editais e Leis de Incentivo à Cultura
- Da ideia à ação
- Escolha de um edital ou lei de incentivo
Aula 03 – Elaboração e planejamento de execução de propostas culturais
- Apresentação de um modelo de proposta cultural para um mecanismo de incentivo à cultura em vigor
- Possíveis adaptações a outros mecanismos de incentivo e editais públicos ou privados
- Metas, fases e etapas de uma proposta cultural
Aula 04 – Criando estratégias para a gestão, comunicação e execução financeira
- Definição das ações, ordem, tempo e local de realização
- Estrutura organizacional, recursos humanos e financeiros, materiais e recursos externos ao projeto
- Plano de comunicação, divulgação e distribuição das propostas culturais
Aula 05 – Elaboração de orçamento e cronograma de execução
- Orçamentos, estimativas de custo, cronograma de execução e de desembolso, com foco na gestão
- Elaboração de relatórios, prestação de contas e comprovação de contrapartidas
Aula 06 – Estudos de caso e apresentação de propostas de projetos culturais
- Estudos de caso, diálogos e trocas de experiências ao longo do curso
- Mecanismos de avaliação de projetos culturais
Cláudia Vendramini Reis é professora na pós-graduação do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação, CELACC – núcleo de apoio a pesquisa da ECA-USP, no qual ministra a disciplina Gestão de Projetos Culturais, desde 2016. É mestre em Museologia pelo PPGMUS-USP, na linha de pesquisa História dos processos museológicos, coleções e acervos. Foi coordenadora de produção da 29a Bienal de São Paulo (2010) e gerente do programa educativo da Fundação Bienal de São Paulo (2017-2019). É membro do ICOM Brasil e da Comissão de Ética Profissional do Conselho Regional de Museologia da 4ª Região – COREM 4R.
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Dúvidas:
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Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br)
com Ricardo Lopes
Datas: 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de maio
Segundas e quartas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
A construção de marca para instituições culturais é um processo contínuo e sistêmico, atravessado pelos objetivos, modos de atuação, conceitos, programação e públicos próprios de cada projeto. Mais do que pensar uma identidade visual, trata-se de refletir sobre como a marca se constrói a partir de uma visão integrada entre estratégia, design e conteúdo — olhando para dentro e para fora, para o agora e para o que se quer projetar no futuro.
Este curso é um convite para pensar os desafios e as possibilidades na construção de marca/identidade, entendendo o papel do design para além da atuação estética. Através de estudos de caso, dinâmicas e discussões, os participantes serão convidados a desenvolver um olhar mais consciente e estratégico sobre o papel da marca como elo entre instituições culturais, seus públicos e o mundo contemporâneo.
Programação
Aula 01 – Introdução
- Marca, identidade e branding: o que se é e como é visto
- Instituições culturais: sujeitos criativos e desafios de comunicação e design
- Construção de marca
Aula 02 – Estratégias e processos na construção de marca
- Refletir o que se é e ser reconhecido como
- Design, inteligência sistêmica: para além do visual
- Briefing como processo investigativo
Aula 03 – Design e construção de marca
- Processos criativos
- Olhar o que se faz para construir o que se é
- Identidade visual: coerência, personalidade e inovação
Aula 04 – Digital na construção de marca
- Pensar o digital e no digital
- Ceci n’est pas un post: estratégias proprietárias e espírito mutante
- Métricas x objetivos x públicos
Aula 05 – Imagem é tudo – e conteúdo mais ainda
- Imagem e conteúdo: contribuições para a construção de marca
- Para além de texto: formatos e públicos
Aula 06 – Experiência de marca: muito além de visibilidade
- Viver uma marca: experiência das pessoas e percepção de marca
- Produtos e extensão do valor de marca
- Ser hoje e projetar para o futuro: construção de marca
Ricardo Lopes é profissional com mais de 15 anos de experiência em instituições e projetos culturais, atuando nas áreas de comunicação, estratégia, conteúdo, design e gestão de projetos, tanto na iniciativa pública quanto na privada. É formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP), com especialização em processos criativos, estratégia e branding.
Atualmente, é Gerente de Design no Inhotim, um dos mais importantes museus de arte contemporânea do Brasil e do mundo, onde trabalha há oito anos. Durante este período integrou o primeiro estúdio de design dedicado aos projetos do Inhotim. Também coordenou a área digital, liderando a reestruturação do site e a criação de uma nova linguagem digital para o museu – projeto premiado no Brasil Design Awards em 2022.
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Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br)
com Danilo Oliveira
Datas: 07, 09 e 14 de abril de 2025
Segundas e quartas-feiras
Horário: das 18h às 21h
Duração: 3 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 350,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
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O curso apresenta elementos que contribuem para a compreensão dos processos de institucionalização da cultura no âmbito das políticas públicas. As reflexões propostas dialogam com agentes, trabalhadores e fazedores culturais, estudantes, pesquisadores da área e o público interessado na temática. As políticas culturais serão abordadas a partir da diversidade de modalidades de atuação do Estado na cultura, do percurso histórico das políticas culturais no Brasil e da apresentação do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Programação
Aula 01
- Noções gerais sobre políticas públicas
- Especificidades das políticas públicas na área da cultura
- As concepções de cultura adotadas nas políticas culturais
Aula 02
- A diversidade de modalidades e de objetivos das políticas culturais
- A trajetória das políticas culturais no Brasil
Aula 03
- Sistema Nacional de Cultura (SNC): histórico, objetivos e componentes
estruturantes (planos, conselhos, fundos, conferências etc.)
- Lei no 14.835, de 4.4.2024: institui o marco regulatório do Sistema Nacional de
Cultura (SNC).
Danilo Oliveira é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Doutor em direitos humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), com estágio de doutoramento no Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra, em Portugal. Como pesquisador convidado, ministra a disciplina de Políticas Culturais na pós-graduação lato sensu em Gestão de Projetos Culturais do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da USP (CELACC/USP). Foi diretor do Departamento Municipal de Cultura da Prefeitura de Jacarezinho (PR), diretor de cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná e membro efetivo do Conselho Estadual de Cultura do Paraná.
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Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br)
com Paula Borghi
Datas: 10, 12, 17 e 24 de abril de 2025
Quintas-feiras*
Horário: das 19h às 21h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
* Exceto a aula do dia 12, que será presencial e em um sábado, das 10h às 14h.
Curso híbrido
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
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O curso tem como objetivo apresentar um breve recorte dos principais conceitos que definem um espaço independente ou autônomo, bem como sua localização na História da Arte, para então explorar os modos de trabalhar com curadoria nesses contextos. Compreendendo o pensar e o fazer curatorial para além das exposições e em diálogo com as particularidades dos espaços independentes, o curso também abordará a curadoria no âmbito das residências artísticas, cursos, programas públicos e projetos específicos.
O curso contará com três aulas online e uma presencial.
Programação
Aula 01 (online) – Introdução teórica da curadoria em espaços independentes
- Apresentação do conteúdo e da bibliografia
- Um breve recorte dos espaços independentes na História da Arte
- Um levantamento dos principais sintomas da curadoria nos espaços independentes
Aula 02 (presencial) – Visita a espaços independentes
- Apresentação do grupo
- Recorrido por 8 espaços independentes localizados na zona oeste de SP
- Apreciação e argumentação in loco dos principais sintomas da curadoria nos espaços independentes
- Divulgação do exercício curatorial a ser realizado em casa
Aula 03 (online) – Da teoria à prática I
- Compartilhamento de um estudo de caso
- Apresentação, argumentação e discussão dos exercícios realizados pelos participantes (10 min para cada, com até 5 slides)
Aula 04 (online) – Da teoria à prática II
- Compartilhamento de um estudo de caso
- Apresentação, argumentação e discussão dos exercícios realizados pelos participantes (10 min para cada, com até 5 slides)
- Impressões finais
Paula Borghi é doutoranda (desde 2022) e bolsista pelo CNPq. Mestre em Artes Visuais na linha de História e Crítica de Arte pelo PPGAV/UFRJ (2019-2021), desenvolveu a pesquisa que resultou na exposição Independência e Vida!, apresentada na Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo, 2022).
Foi co-idealizadora do espaço independente SARACURA (Rio de Janeiro, 2016-2019) e realizou inúmeras exposições e residências artísticas em espaços independentes, incluindo a mais recente, em celebração aos 10 anos do FONTE.
Atuou como curadora da exposição Dimensão Cidade, realizada para a reinauguração da Casa das Rosas (São Paulo, 2023), assistente de curadoria na exposição Ygapó Terra Firme, na abertura do Museu das Culturas Indígenas (São Paulo, 2022), e curadora adjunta da 11ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2018).
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Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br)
Créditos: Aline Setton e Ivan Padovani, O Eco das Sombras, 2023
com Juliana Monteiro
Datas: 11, 13, 18 e 20 de março de 2025
Terças e quintas-feiras
Horário: das 10h às 12h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Políticas de gestão de acervo podem ser desenvolvidas em diferentes tipos de instituições de memória, entre elas os museus. São documentos que têm o potencial de colaborar não apenas para o estabelecimento de procedimentos, mas, sobretudo, para a consolidação de critérios e conceitos na gestão de acervo. Assim, o primeiro objetivo deste curso é promover uma reflexão sobre o que é uma política de gestão de acervo no contexto de museus e quais são suas principais características.
Nesse sentido, tais políticas podem ser elaboradas de diferentes formas, não havendo uma metodologia única para isso. No entanto, é possível extrair boas práticas a partir de experiências pregressas e de documentos já disponibilizados na internet para consulta. O segundo objetivo do curso é justamente abordar questões do processo de elaboração de políticas de gestão, com base em estudos de caso e atividades práticas em grupo.
O curso destina-se a pessoas interessadas no tema, bem como a profissionais da área de museus e instituições de memória que lidam com a gestão de acervos.
Programação
Aula 1 – O que é política de gestão de acervo
- Refletindo sobre o conceito
- Estrutura de uma política na perspectiva da norma SPECTRUM 4.0
- Questões contemporâneas
Aula 2 – Estudos de caso
- Organização do trabalho
- Execução das atividades
- Análise de casos
- Preparação para aula 3 (divisão da análise de uma ou mais políticas de gestão de acervo entre os e as participantes do curso – atividade individual)
Aula 3 – Analisando uma política de gestão de acervo
Divisão da turma em grupos por política estudada para:
- Análise e comentários sobre eixo Desenvolvimento de Acervo
- Análise e comentários sobre eixo Documentação
- Análise e comentários sobre eixo Acesso
- Análise e comentários sobre eixo Preservação e Conservação
Aula 4 – Elaborando uma política de gestão de acervo
- Apresentação de situação-problema
- Divisão da turma em grupos por eixo de política de gestão de acervo
- Elaboração de tópicos principais por cada grupo
- Apresentação e discussão dos tópicos
É museóloga formada pela UFBA, especialista em gestão pública pela FESPSP e mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP. Trabalhou em instituições como o Museu da Energia de São Paulo, a Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da então Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e o Museu da Imigração de São Paulo.
Foi professora do curso técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude entre 2010 e 2024, além do curso de especialização Museologia, Educação e Cultura da PUC-SP entre 2021 e 2023. Desde 2020, ministra aulas no Programa Formativo Patrimônio, Memória e Gestão Cultural da Casa Mário de Andrade.
Atualmente, é diretora no Brasil da empresa portuguesa Sistemas do Futuro, especializada no desenvolvimento de bancos de dados para coleções culturais. Também presta consultoria independente em projetos de documentação por meio de sua empresa, Documenta.
Foi membra da diretoria do capítulo brasileiro do Creative Commons entre 2019 e 2021 e colaboradora em diversas frentes da campanha Art+Feminism entre 2018 e 2023.
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Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br)
com Olívia Bonan e convidados
Datas: 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de março, 01, 03 e 08 de abril de 2025
Terças e quintas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 9 encontros
Público: profissionais dos campos da arte e da cultura, advogados (as) e público interessado em geral
Investimento: R$720,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
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Este curso oferece noções aprofundadas sobre certos temas jurídicos fundamentais ao setor cultural, entre eles, direitos autorais, direitos de personalidade, proteção ao patrimônio cultural, classificação indicativa e projetos incentivados. Durante os encontros, os participantes aprenderão por meio de casos cotidianos, decisões judiciais, oficinas práticas e dicas de leitura. O objetivo é habilitar os profissionais e demais interessados a lidar com questões jurídicas complexas relacionadas à cultura e à arte.
Programação
Encontro 01 | Direitos autorais – Parte 1
- O que é propriedade intelectual?
- Noções básicas sobre propriedade industrial (marcas, patentes, desenhos industriais e indicações geográficas)
- Que tipos de obras são protegidas por direitos autorais?
- Quem pode ser autor?
- Questões da autoria coletiva e colaborativa
- Preciso registrar minha obra?
Encontro 02 | Direitos autorais – Parte 2
- Direitos patrimoniais e direitos morais
- Autoria x Titularidade de direitos x Proprietário do suporte físico
- Contratos: Cessão e licença
- Como e para quem pedir autorização?
- Boas práticas nas contratações de profissionais criativos
- Domínio público
Encontro 03 | Direitos autorais – Parte 3
- Limitações e exceções: Quando é possível usar uma obra sem autorização
- Obras órfãs
- O que é plágio?
- Direitos autorais em comunidades tradicionais
- Direitos autorais em obras de performance
- Bate-papo sobre casos e dúvidas
Encontro 04 | Direitos de personalidade
- O que são os direitos de personalidade?
- O que a lei diz?
- Escala de risco: Atenuantes & agravantes
- Como pedir autorização?
- Boas práticas
Encontro 05 | Proteção ao patrimônio cultural
- O que é patrimônio cultural?
- Patrimônio material/tangível vs. imaterial/intangível
- Legislação aplicável
- Órgãos nacionais e internacionais de proteção
- Instrumentos administrativos de proteção: Tombamento, registro, inventário etc.
- Instrumentos judiciais de proteção: Ação civil pública, ação popular, termos de ajustamento de conduta etc.
- Repatriação de bens culturais
Encontro 06 | Direitos autorais no audiovisual com Nichollas Alem
- Cadeia de direitos: Quem são os titulares de direitos em uma obra audiovisual?
- Principais contratos no audiovisual: Cessão, opção, roteiro, coprodução, financiamento e equipe
- Clearance no audiovisual: Analisando riscos do uso de obras no audiovisual
Encontro 07 | Classificação indicativa nas artes visuais com Renata Ferreira
- O que é classificação indicativa?
- Como fazer a análise?
- Como indicar?
- Boas práticas
- Como lidar com o público?
Encontro 08 | Projetos culturais incentivados com Monique Cerchiari
- Quais são os tipos de incentivo disponíveis?
- Como concorrer?
- Como utilizar os incentivos de forma responsável?
- Dicas de ferramentas, manuais, plataformas e banco de dados para facilitar o dia a dia
Encontro 09 | Gestão de instituições culturais com Marília Bonas (IDBrasil/Museu do Futebol) e Felipe Arruda (Museu Judaico)
Cada convidado(a) fará apresentação individual sobre questões fundamentais da gestão cultural e, em seguida, haverá debate sobre os desafios da gestão de museus privados e públicos.
Graduada em Direito (2017) e pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais (2022), ambos pela USP. Especializou-se em direitos autorais na América do Norte (Yale Law School), Ásia (Peking University) e Europa (Universidade Nova de Lisboa), tendo pesquisado na pós-graduação sobre direitos autorais e digitalização de acervos de museus. Advogada associada do Borges Sales & Alem Advogados, atuando há cerca de 5 anos como consultora jurídica do MAM São Paulo e de outras instituições do setor cultural. Antes, trabalhou na assessoria jurídica de organizações do entretenimento e da mídia, com passagem pelo setor Jurídico do Google Brasil. Coautora do Plano de Internet das Coisas (IoT) do Governo Federal e do estudo “Building a National IoT Plan: Policy Recommendations and the Case of Brazil”, publicado pela Columbia University. Colunista do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes – IDEA e membro do International Council of Musems – ICOM.
É gestor cultural com atuação multidisciplinar em diversas organizações. É atualmente Diretor Executivo do Museu Judaico de São Paulo, maior museu judaico da América Latina, inaugurado em 2021. Ocupou posições anteriores como Diretor de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake, Gerente de Artes do British Council no Brasil, Gerente de Planejamento da Base7 Projetos Culturais, entre outras. Sua atuação inclui a pesquisa, desenvolvimento e gestão de instituições, programas e equipes nas áreas das artes, da cultura e da educação. É pós-graduado em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural e Universidade de Girona e membro do Conselho Administrativo do Fórum Permanente.
É advogado e sócio da Borges Sales & Alem Sociedade de Advogados, escritório com foco de atuação no setor da cultura e entretenimento. Mestre e doutor em Direito Econômico pela USP. Fundador e Presidente do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes – IDEA. Consultor da UNESCO em equipamentos culturais. Certificado pelo CopyrightX de Harvard. Membro da Comissão de Propriedade Imaterial do IASP.
É historiadora, especialista em Museologia pela USP, e mestre em Museologia Social pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Lisboa), atuando na área há 23 anos. Professora, pesquisadora, gestora cultural e curadora, foi diretora do Museu do Café, do Museu da Imigração, e coordenou o Memorial da Resistência de São Paulo. Atualmente é Diretora Técnica do Museu do Futebol e integra o Conselho Executivo do Comitê Internacional de Museus (ICOM).
É bacharel em Artes Visuais pela Unicamp, pós-graduada em Gestão Cultural pelo CELACC-USP e pelo CPF-SESC, e em Gestão por Processos pela FIAP. Foi produtora executiva no setor musical e se especializou em projetos culturais e leis de incentivo fiscal. Atuou como produtora executiva da Visarte Produtora Jr., foi sócia e produtora executiva da Quindim Produções Culturais, bem como responsável pelos projetos culturais do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Atualmente é sócia e diretora de projetos da Tatu Cult, uma consultoria e incubadora para o fortalecimento do setor através de iniciativas de impacto sociocultural. Além disso, é integrante do Kazunji, coletivo guardião da ancestralidade através da percussão. Dedica sua trajetória profissional e acadêmica para o desenvolvimento sustentável e estruturado do setor cultural, e, desde 2020, se especializa nas agendas de sustentabilidade – Agenda 2030 e ESG – como meio de mobilização de recursos para a cultura.
É graduada em Direito pela PUC-SP e pós-graduanda em Gestão de Projetos Culturais pela USP. Participou do V Concurso José de Oliveira Ascensão, por meio da apresentação de seu trabalho de conclusão de curso da graduação, que explorou a defesa da integridade do suporte físico da obra de artes plásticas como parte da proteção por direitos autorais, no XV Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. Fundadora e ex-coordenadora do Núcleo de Estudos de Propriedade Intelectual e Direito Digital (NEPIDD) na PUC-SP, por meio do qual produziu a cartilha “Introdução à Propriedade Intelectual”. Participou de grupos de extensão focados em direito do entretenimento, como “Nelson 121 – Direito e Audiovisual” da FD-USP, e “Grupo de Estudos de Direito do Entretenimento, Mídia e Cultura” da FGV-SP. Advogada associada da equipe de Artes do Borges Sales e Alem Advogados. Pelo BSA, é responsável pelo setor Jurídico do MAM São Paulo desde 2023. Antes disso, atuou nas áreas de Propriedade Intelectual e Direito Digital.
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com Thierry Chemalle
Datas: 12, 19, 26 de fevereiro, 12 e 19 de março
Quartas-feiras
Horário: das 19h30 às 21h30
Duração: 5 encontros
Público: interessados em geral
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O curso oferece uma abordagem conceitual sobre as dinâmicas econômicas que permeiam o universo artístico, explorando o valor da arte, o comportamento dos colecionadores e o impacto das inovações tecnológicas. Em cinco aulas, os participantes serão introduzidos aos fundamentos da economia da arte, discutindo teorias clássicas de valor, relatos de coleções reais, as implicações de novas tecnologias, e o papel das ciências comportamentais na compreensão do mercado. Voltado para artistas, galeristas, art advisors e profissionais ligados a museus e instituições culturais, bem como profissionais de segmentos correlatos que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre a economia da arte, o curso busca ampliar a compreensão sobre o segmento da arte e seus principais agentes, conectando aspectos econômicos e culturais.
Programação
Aula 01 – Introdução à Economia da Arte
Introdução, conceitos fundamentais e principais números da Economia da Arte
Similaridades da Economia da Arte com outros segmentos
Aula 02 – O Valor da Arte
Adam Smith: O paradoxo da Água e Diamante
Uma breve história da precificação
Aula 03 – Colecionismo
Coleções reais
Uma abordagem ESG do colecionismo
Aula 04 – Arte e Tecnologia
Breve relato sobre a história da Tecnologia na Arte
Novas tecnologias e a Economia da Arte
Aula 05 – Arte e Ciência Comportamental
Breve história sobre o encontro da economia com as ciências comportamentais
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com Cláudia Vendramini Reis
Terças e quintas-feiras
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
O curso tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de exposições nos museus de arte e os desafios das etapas de pré-produção, produção e pós-produção.
Do projeto curatorial à experiência de visitar exposições de arte, os participantes do curso vão descobrir o passo a passo da produção artística e executiva. As aulas serão expositivas com conteúdo em formato digital, indicações de leituras e tempo reservado para estudos de casos e troca de experiências.
Programação
Aula 01 – Introdução sobre museus de arte e a diversidade de exposições
- Apresentação do conteúdo do curso, da professora e dos participantes
- Indicação de bibliografia
- Introdução: museus de arte e exposições de longa, média e curta duração
- Projeto curatorial e expográfico
- O produtor de projetos artísticos e culturais: área de atuação com foco nas exposições de arte nos museus
Aula 02 – Quando inicia e termina a produção artística e executiva?
- As relações do produtor com profissionais, equipes e instituições: curadores, arquitetos, artistas, colecionadores, designers, museólogos, educadores, entre outros
- Da elaboração do projeto a sua realização: pré-produção, produção executiva e pós-produção
Aula 03 – Pré-produção
- Acompanhamento de pesquisa, produção de conteúdos e elaboração de lista de obras
- Documentação de empréstimo temporário de obras de arte, obras comissionadas, banco de dados e seus desafios
- Carta de apresentação da exposição, carta convite, solicitação de empréstimos e seguro de obras de arte
- Documentação referente aos espaços expositivos e condições de exibição de obras de arte (Facility Report)
Aula 04 – Produção executiva
- Elaboração de orçamentos, cronogramas, fluxos de desembolso
- Processos de tomada de preços/cotações, contratação de prestadores de serviços, aquisição de materiais, equipamentos e/ou locação
- Logística de transporte, embalagem de obras de arte, seguro e acompanhamento museológico e laudos de estado de conservação das obras
Aula 05 – Produção executiva | Interface com equipes
- Interface com as equipes responsáveis pela concepção e execução de projetos expográfico, luminotécnico, identidade visual, design gráfico, comunicação e publicações
- Montagem, desmontagem e manutenção de exposições
- Interface com equipes de projetos educativo, acessibilidade, orientação de públicos, segurança e outros serviços
Aula 06 – Pós-produção
- Pesquisas de opinião e processos de avaliação do projeto executado
- Prestação de contas durante e ao final do projeto
- Elaboração de relatórios parciais e finais
- Avaliação do curso junto aos participantes
Cláudia Vendramini Reis é professora na pós-graduação do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação, CELACC – núcleo de apoio a pesquisa da ECA-USP, no qual ministra a disciplina Gestão de Projetos Culturais, desde 2016. É mestre em Museologia pelo PPGMUS-USP, na linha de pesquisa História dos processos museológicos, coleções e acervos. Foi coordenadora de produção da 29a Bienal de São Paulo (2010) e gerente do programa educativo da Fundação Bienal de São Paulo (2017-2019). É membro do ICOM Brasil e da Comissão de Ética Profissional do Conselho Regional de Museologia da 4ª Região – COREM 4R.
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Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).
com Renata Beltrão
Segundas-feiras
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
São poucas as instituições culturais brasileiras que podem contar com equipes profissionalizadas de comunicação ou com agências especializadas que as auxiliem na missão de se conectar com o público. Especialmente no caso das instituições de pequeno e médio porte, a missão de divulgar projetos e atividades acaba sendo desempenhada por pessoas sem formação específica em comunicação, e que muitas vezes acumulam outras funções.
Este curso tem o objetivo de ajudar esses profissionais a compreender o universo da comunicação digital em instituições culturais e descobrir técnicas e ferramentas para facilitar o dia a dia e promover uma comunicação eficiente – dentro das possibilidades reais de atuação de cada um. O curso será baseado em estudo de casos reais e recentes, ferramentas online gratuitas e exercícios práticos com base na realidade dos participantes.
Programação
Aula 01 – Calibrando o potencial de trabalho em comunicação
- Por que comunicar? E quem comunica?
- O que é necessário fazer x O que é possível fazer
- Onde estão os públicos e como chegar neles.
- PRÁTICA: Torne sua instituição “encontrável”: as possibilidades do Google My Business
Aula 02 – Consistência nas redes sociais: parte 1
- Esse tal de algoritmo: como funcionam as redes sociais
- Plataformas mais utilizadas e seu potencial hoje
- PRÁTICA: Construindo coerência na mensagem – Texto e Design utilizando ferramentas gratuitas como Chat GPT e Canva
- BÔNUS: Como utilizar imagens na internet sem infringir direitos autorais – bancos de imagem e Wikimedia Commons
Aula 03 – Consistência nas redes sociais: parte 2
- Entendendo o “funil de venda” na realidade da cultura
- PRÁTICA: Como criar uma linha editorial e um calendário de postagens
- Ferramentas (gratuitas e pagas) para agendamento de posts
- BÔNUS: Métricas em comunicação digital
Aula 04 – Se organizando para desorganizar: técnicas e ferramentas simples para planejamento pessoal
- Construa um “HD externo” para sua mente
- PRÁTICA: Use o Trello e o Notion para organizar as próprias ideias
- BÔNUS: Organização compartilhada: como estabelecer um processo em comunicação
Renata Beltrão é jornalista, especialista em gestão pública e mestre em Museologia. Tem mais de 20 anos de experiência em comunicação e, desde 2011, atua na área da cultura no Estado de São Paulo. Em 2019, assumiu a coordenação de Comunicação e Marketing do IDBrasil, organização social que gerencia o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa. No momento, cursa o MBA em Marketing da Esalq/USP.
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Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).
com Cauê Donato e Ivonei Souza Trindade
Datas: 15, 22 e 29 de julho, 05 e 12 de agosto
Segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 5 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
A partir de reflexões inspiradas pelo livro “Decolonizar o museu: programa de desordem absoluta”, de Françoise Vergès, publicado pela Editora Ubu, o curso “Museologia, Direito e Decolonialidade” investiga a viabilidade de processos decoloniais em museus à luz da legalidade, com ênfase na interpretação de tratados internacionais, reconhecendo essa relação como complexa e multifacetada, permeada por questões de poder, representação e justiça social.
O crescente movimento de repatriação de bens culturais às suas origens, juntamente com o questionamento das definições de museu, desempenha um papel crucial na promoção da decolonização das instituições museológicas. Embora a intersecção entre Museologia e Direito seja essencial para esta discussão, muitas vezes não é evidente em publicações dessas áreas.
Frequentemente, a Museologia tradicional reflete e perpetua perspectivas coloniais, privilegiando narrativas eurocêntricas e silenciando vozes e perspectivas não ocidentais. Por outro lado, o Direito desempenha um papel significativo na proteção e gestão do patrimônio cultural, influenciando se os processos reforçam ou desmantelam a colonialidade.
Este curso convida à reflexão sobre a interseção entre Museologia, Direito e Decolonialidade no contexto das lutas por memória coletiva e representatividade nas instituições. Reconhecemos que este campo é dinâmico, apresentando desafios e complexidades específicas em diferentes contextos e políticas. Por isso, a interdisciplinaridade é essencial para avançar em direção a práticas éticas e justas na gestão do patrimônio cultural e na promoção da justiça social.
O curso é aberto a todos os interessados em museologia, direito, história, políticas culturais, teorias decoloniais, ativismo social e repatriação de bens culturais, não sendo necessária uma formação nas áreas para acompanhar as aulas.
Programação
Aula 01 – Aspectos Introdutórios de Museologia e de Direito Internacional Público
- Museologia
- Conceito de museu – epistemologia da palavra e relação com nossos dias
- Colecionismo e formação dos acervos museológicos
- Breve história das instituições museológicas
- Direito dos Tratados: conceito de um tratado internacional
- Direito dos Tratados: princípios de um tratado internacional
Aula 02 – Patrimônio e Bem Cultural no museu
- Patrimônio e Bem Cultural: conceitos e seus reflexos tanto na Museologia como no Direito Internacional do Patrimônio Cultural
- Institucionalização do Patrimônio Histórico e Cultural no Museu: panorama brasileiro
- Direito Internacional do Patrimônio Cultural: noções gerais, principais tratados internacionais sobre o tema; o retorno de bens culturais na perspectiva jurídica
Aula 03 – Estudos de casos: repatriação em seus aspectos jurídicos
- Jurisprudência sobre repatriação a partir de casos internacionais
- “Moai” – a internet como vetor de protesto no caso do povo chileno contra o Museu Britânico
- Brasil – Quais/Quantos são os patrimônios culturais saqueados? E onde estão?
Aula 04 – Estudos de casos: experiências brasileiras
- Manto Tupinambá – doação ou devolução?
- Caso Ubirajara (2023) – O esforço brasileiro para recuperação de itens saqueados
- Machado Krahô (1987) – prática de decolonização interna
- O canhão El Cristiano – quando o Brasil age como colonizador
Aula 05 – Sociomuseologia e Direito Internacional do Patrimônio Cultural como elementos para decolonizar o museu
- Tipologia de museus – Há algo além dos museus universais?;
- Museologia pós-moderna, as iniciativas da virada do século XX para século XXI
- Quem faz o museu? Participação de novos atores sociais na decolonização do museu
- Desafios modernos no Direito Internacional do Patrimônio Cultural
Ivonei Souza Trindade é advogado inscrito na OAB-RS, formado em Direito pela PUCRS, com estudos realizados na LMU-München. É professor de Direito Internacional dos Direitos Humanos no A PARI MUN – Instituto de Investigación y Debate en Derecho (Peru) e autor de livros e artigos nas áreas de Sistema Interamericano de Direitos Humanos e Direito Internacional do Patrimônio Cultural.
Cauê Donato é graduado em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/2015), com pós-graduação em Educação Patrimonial pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES/2021) e especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Focus (2023). Tem experiência em processos museológicos, com ênfase em Museologia Social, e atuou como educador social e arte-educador. Entre 2018 e 2021, integrou a equipe do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação. Atualmente, é coordenador de Museologia no Museu Catavento (UPPM/SEC), gerindo o Programa de Acervos e o Programa Conexões Museus-SP. Foi professor no curso técnico em Museologia (Etec Parque da Juventude/CPS) entre 2021 e 2023.
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Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.
créditos
com Raul Machado Carvalho Junior
Datas: 13, 20 e 27 de junho, 04, 11, 18 e 27 de julho e 03 de agosto
Quintas-feiras (exceto os dois últimos encontros, que serão aos sábados de manhã)
Horário: das 19h às 21h
Duração: 08 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 640,00
Curso híbrido: as seis primeiras aulas serão online, por videoconferência. A sétima e a oitava aula serão presenciais, com uma vivência no Ateliê Raul Carvalho Conservação.
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
O curso de introdução à conservação e ao restauro de pinturas oferece ao longo de 8 aulas uma visão abrangente do universo da preservação do nosso patrimônio cultural. Por meio de aulas dinâmicas e estudos de casos, os alunos serão introduzidos ao fascinante e complexo trabalho do Conservador/Restaurador. Esta profissão multidisciplinar requer conhecimentos em diversas áreas da ciência, como Química, Física, Mecânica e História da Arte.
O objetivo do curso não é formar profissionais, mas sim proporcionar uma compreensão mais profunda dessa apaixonante e muitas vezes pouco conhecida profissão, bem como discutir processos de conservação e restauração. Os participantes aprenderão a desenvolver um olhar crítico ao examinar obras de arte, identificando problemas intrínsecos e extrínsecos. Além disso, serão abordados os bastidores de uma exposição e o papel fundamental do profissional de conservação.
Este curso destina-se a qualquer pessoa interessada em explorar o fascinante mundo dos profissionais envolvidos na preservação do nosso patrimônio cultural.
Programação
Aula 01: Aula introdutória
- Definição de conservação
- Definição de restauração
- Estudo de caso de uma restauração de pintura
Aula 02: Examinando a obra de arte
- Exame organoléptico
- Laudo do estado de Conservação
- Estudo de caso
Aula 03: Conservar para não restaurar
- Conservação preventiva
- Conservação curativa
- Estudo de caso
Aula 04: Bastidores de uma exposição I
- Embalagem e transporte
- Cenografias
- Estudo de caso
Aula 05: Bastidores de uma exposição II
- Iluminação
- Parâmetros de umidade e temperatura
- Estudos de caso
Aula 06: Restauração de pintura I
- Processos de restauro
- Restauração estrutural de uma pintura
- Restauração estética de uma pintura
Aula 07 e 08: Restauração de pintura II (presencial no Ateliê Raul Carvalho Conservação)
- Exercício prático sobre remendos em telas
- Exercício prático sobre vernizes em telas
- Discussão final
Raul Carvalho é Conservador e Restaurador de Obras de Arte, formado no Instituto Paulista de Restauro, com vários cursos de aperfeiçoamento e especialização no Brasil e no exterior, além de ser mestre pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Ele trabalhou na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Museu Afro Brasil. Atualmente, é proprietário do Atelier Raul Carvalho Conservação e Restauro de Obras de Arte, onde lidera uma equipe de restauradores e realiza projetos tanto no Brasil quanto em vários países ao redor do mundo.
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Dúvidas:
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Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).
créditos
Foto: Raul Machado Carvalho Junior
Datas: 08, 10, 15, 17, 22 e 24 de abril de 2024
Segundas e quartas-feiras
Horário: das 10h às 12h
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
O curso tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de exposições nos museus de arte e os desafios das etapas de pré-produção, produção e pós-produção.
Do projeto curatorial à experiência de visitar exposições de arte, os participantes do curso vão descobrir o passo a passo da produção artística e executiva. As aulas serão expositivas com conteúdo em formato digital, indicações de leituras e tempo reservado para estudos de casos e troca de experiências.
Programação
Aula 1 – Introdução sobre museus de arte e a diversidade de exposições
- Apresentação do conteúdo do curso, da professora e dos participantes
- Indicação de bibliografia
- Introdução: museus de arte e exposições de longa, média e curta duração
- Projeto curatorial e expográfico
- O produtor de projetos artísticos e culturais: área de atuação com foco nas exposições de arte nos museus
Aula 2 – Quando inicia e termina a produção artística e executiva?
- As relações do produtor com profissionais, equipes e instituições: curadores, arquitetos, artistas, colecionadores, designers, museólogos, educadores, entre outros
- Da elaboração do projeto a sua realização: pré-produção, produção executiva e pós-produção
Aula 3 – Pré-produção
- Acompanhamento de pesquisa, produção de conteúdos e elaboração de lista de obras
- Documentação de empréstimo temporário de obras de arte, obras comissionadas, banco de dados e seus desafios
- Carta de apresentação da exposição, carta convite, solicitação de empréstimos e seguro de obras de arte
- Documentação referente aos espaços expositivos e condições de exibição de obras de arte (Facility Report)
Aula 4 – Produção executiva
- Elaboração de orçamentos, cronogramas, fluxos de desembolso
- Processos de tomada de preços/cotações, contratação de prestadores de serviços, aquisição de materiais, equipamentos e/ou locação
- Logística de transporte, embalagem de obras de arte, seguro e acompanhamento museológico e laudos de estado de conservação das obras
Aula 5 – Produção executiva | Interface com equipes
- Interface com as equipes responsáveis pela concepção e execução de projetos expográfico, luminotécnico, identidade visual, design gráfico, comunicação e publicações
- Montagem, desmontagem e manutenção de exposições
- Interface com equipes de projetos educativo, acessibilidade, orientação de públicos, segurança e outros serviços
Aula 6 – Pós-produção
- Pesquisas de opinião e processos de avaliação do projeto executado
- Prestação de contas durante e ao final do projeto
- Elaboração de relatórios parciais e finais
- Avaliação do curso junto aos participantes
Cláudia Vendramini Reis é professora na pós-graduação do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação, CELACC – núcleo de apoio a pesquisa da ECA-USP, no qual ministra a disciplina Gestão de Projetos Culturais, desde 2016. É mestre em Museologia pelo PPGMUS-USP, na linha de pesquisa História dos processos museológicos, coleções e acervos. Foi coordenadora de produção da 29a Bienal de São Paulo (2010) e gerente do programa educativo da Fundação Bienal de São Paulo (2017-2019). É membro do ICOM Brasil e da Comissão de Ética Profissional do Conselho Regional de Museologia da 4ª Região – COREM 4R.
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Atrás da porta (2007), de Rivane Neuenschwander | Coleção MAM São Paulo
com Juliana Monteiro
Datas: 5, 7, 12 e 14 de março
Terças e quintas-feiras
Horário: das 10h às 12h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
O curso tem como objetivo introduzir os participantes ao funcionamento do ciclo básico da informação relacionada aos acervos museológicos. Em outras palavras, a proposta é discutir as duas principais áreas de processamento dos acervos museológicos: a documentação e o compartilhamento de dados online, através de catálogos digitais e projetos GLAM Wiki, por exemplo.
A parte do curso referente à documentação busca apresentar noções básicas dos três tipos de normas necessárias para uma boa gestão de acervo: terminologia, procedimentos e estrutura de dados. Busca também reforçar o papel da política de gestão de acervo no arremate ou articulação de todas essas normas no dia a dia da instituição. Nesse âmbito, também se espera discutir, ainda que preliminarmente, questões contemporâneas, mas ainda muito pouco abordadas no contexto da documentação, como a questão da linguagem. Isso porque quando se denomina ou se intitula um objeto, é possível jogar diferentes luzes ou interpretações sobre ele, tornando-o sempre passível de revisão posterior e ajustes em uma perspectiva mais socialmente justa, diversa e equitativa.
A parte do curso relacionada ao compartilhamento de acervos museológicos online explora diversas formas de tornar os objetos conhecidos globalmente. Isso inclui a utilização de catálogos online tradicionais e projetos GLAM Wiki, iniciativas colaborativas entre instituições de memória e a comunidade que contribui para a Wikipédia e projetos relacionados, como o Wikimedia Commons. Também serão discutidos pontos cruciais para compartilhamento de acervos na web e na Wikipédia, como a questão dos direitos patrimoniais de autor e o uso das licenças Creative Commons.
Programação
Aula 1 – O que é documentação de acervos museológicos?
- Documentação: um termo, muitas interpretações
- A noção de acervo museológico
- A noção de objeto museológico como documento
Aula 2 – Política de gestão de acervo
- Funções de uma política de gestão de acervo
- Formatos possíveis de uma política de gestão de acervo
- Métodos possíveis para construção de uma política de gestão de acervo
- A questão do acesso no contexto da política de gestão de acervo
Aula 3 – Colocando a política em prática: normativas de documentação
- Normas de procedimentos – SPECTRUM 4.0
- Normas de estrutura de dados – Categorias de Informação do CIDOC
- Terminologia – exemplos diversos
Aula 4 – Colocando a política em prática: compartilhando acervos na web
- Catálogo online: formatos e possibilidades
- Licenças Creative Commons para acervos museológicos
- Projetos GLAM Wiki
É museóloga formada pela UFBA, especialista em gestão pública pela FESPSP e mestra em Ciência da Informação pela ECA-USP. Trabalhou em instituições como Museu da Energia de São Paulo, Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da então Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e Museu da Imigração. É professora do curso técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude desde 2010. Atualmente, é diretora no Brasil da empresa Sistemas do Futuro, especializada em desenvolvimento de bancos de dados para coleções culturais. Também presta consultorias independentes em projetos de documentação. Foi membra da diretoria do capítulo brasileiro do Creative Commons entre 2019 e 2021 e colaboradora em diferentes frentes da campanha Art+Feminism entre 2018 e 2023.
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Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
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Instalação de Andrey Bogush no Museu Finlandês de Fotografia, Helsinque. | Fonte: WikiArt
Datas: 28 de fevereiro, 06, 13 e 20 de março de 2024
Quartas-feiras
Horário: das 18h30 às 20h30
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso híbrido: As três primeiras aulas serão online, por videoconferência. A quarta e última aula ocorrerá presencialmente, na sede do MAM São Paulo.
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Curso contempla certificado no final
Este curso oferece noções aprofundadas sobre certos temas jurídicos fundamentais ao setor cultural, tais como direitos autorais e direitos de personalidade. Durante os encontros, os(as) participantes aprenderão por meio de casos cotidianos, decisões judiciais, oficinas práticas e dicas de leitura. O objetivo é habilitar os(as) profissionais e demais interessados(as) a lidar com questões jurídicas complexas relacionadas à cultura e arte.
Programação
Encontro 01 | Direitos autorais
- O que é direito autoral e o que ele protege?
- Quem é considerado aut@r?
- Preciso registrar minha obra?
- Direitos patrimoniais e direitos morais
- Contratos – licença e cessão
- Quando posso utilizar uma obra sem autorização?
a. Domínio público
b. “Limitações e exceções” – acessibilidade, citação, “pequeno trecho”, obra em local público, usos educativos etc.
- E se não sei quem é o autor? – “obras órfãs” e busca diligente
- Boas práticas para:
a. Digitalização de acervos
b. Solicitações de acesso a obras e documentos
c. Venda de produtos
Encontro 02 | Direitos de personalidade
- O que são os direitos de personalidade? – uso de imagem, voz e demais características pessoais
- Regras e escala de risco no uso não autorizado
- Casos judiciais
- Boas práticas no registro da imagem do público
Encontro 03 | Questões jurídicas em exposições
Participação de Renata Ferreira (BSA Advogados – atendimento ao MAM São Paulo)
A professora e a convidada tratarão de aspectos práticos dos conceitos jurídicos apresentados nas duas primeiras aulas a partir de um caso fictício de exposição de artes visuais, abordando questões como:
- Quais são as diferenças entre autor, titular e proprietário/colecionador?
- Quais contratos são mais necessários?
- Como lidar com prestadores de serviços criativos? – curadores, fotógrafos, tradutores, designers etc.
- Como funciona o empréstimo de obras com instituições culturais e colecionadores?
- Como obter autorizações de direitos autorais? – artista, herdeiros, AUTVIS, coletivos, inventários.
- Como lidar com arte indígena?
- Como fazer a classificação indicativa?
- Como saber se preciso obter a autorização de uso de imagem de visitantes?
- Boas práticas para:
a. Uso das obras em material de divulgação
b. Alinhamento pré-abertura
c. Registros fotográficos da exposição
Encontro 04 | Workshop de dúvidas
Participação de Mei Lian Jou (BSA Advogados – atendimento ao Instituto Tomie Ohtake) e Mariana Luvizutti (MASP)
As convidadas são advogadas atuantes no setor cultural e de museus e contarão à turma um pouco de sua experiência e situações interessantes vividas na profissão. A partir desse diálogo, haverá resolução de dúvidas, discussão de casos e conteúdos adicionais de acordo com as necessidades apresentadas pela turma, em formulário circulado durante o decorrer do curso.
Graduada em Direito (2017) e pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais (2022), ambos pela USP. Especializou-se em direitos autorais na América do Norte (Yale Law School), Ásia (Peking University) e Europa (Universidade Nova de Lisboa), tendo pesquisado na pós-graduação sobre direitos autorais e digitalização de acervos de museus. Advogada associada do Borges Sales & Alem Advogados, atuando há cerca de 5 anos como consultora jurídica do MAM São Paulo e de outras instituições do setor cultural. Antes, trabalhou na assessoria jurídica de organizações do entretenimento e da mídia, com passagem pelo setor Jurídico do Google Brasil. Coautora do Plano de Internet das Coisas (IoT) do Governo Federal e do estudo “Building a National IoT Plan: Policy Recommendations and the Case of Brazil”, publicado pela Columbia University. Colunista do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes – IDEA e membro do International Council of Musems – ICOM.
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créditos
Bruscky, Paulo, Sem título (sem data).