com Ana Lira
Datas: 15, 22, 29 de janeiro e 05 de fevereiro
Quartas-feiras
Horário: das 19h às 21h30
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Este curso propõe um diálogo sobre a criação de obras de arte que têm a escuta e/ou o som como elementos centrais e os desafios de sua inclusão em exposições de artes visuais.
Em um momento em que obras sonoras ganham destaque e a escuta se torna fundamental na interação entre artistas e o público em museus, centros culturais e outros espaços expositivos, a proposta é observar como essas obras são instaladas e como o público se relaciona com elas.
Serão apresentadas diferentes obras sonoras para discutir seus contextos de criação, estratégias de produção, formas de instalação nos espaços e como o público interage com elas. O curso também abordará as condições físicas e simbólicas que influenciam o processo criativo dessas obras.
Cada encontro incluirá uma atividade prática para explorar formas de melhorar a interação do público com as obras e suas condições de acesso.
O curso será online, em formato de grupo de estudo e trabalho, voltado para todos os interessados no tema, especialmente aqueles ligados a artes, tecnologias sonoras, tradução de Libras, práticas corporais e áreas relacionadas ao som.
Programação
Encontro 01
- Sonoridades em território de predominância da visualidade
- Principais referências de uma escuta-presença
- Quando a sociedade demanda escuta sem escuta?
- Os sabotadores da escuta: uma revisão crítica das tecnologias de aceleração
- Impactos nas construções das obras de arte
Encontro 02
- Estudo de caso I
- Grupo de trabalho I: possibilidades de construção
- Esmiuçando o caso I: primeira roda de escuta
- Formação como estratégia diplomática entre artistas / [instituição] e público
- Desejo-som manifestado em projetos: artista é solução e não problema
- Orçamentos como resultados políticos e conceituais na materialização dos projetos
Encontro 03
- Estudo de caso II
- Grupo de trabalho II: possibilidades de construção
- Esmiuçando o caso II: segunda roda de escuta
- Discussões artísticas sobre políticas e práticas de acesso
- Experiências de amadurecimento das relações entre obra e público
Encontro 04
- Estudo de caso III
- Grupo de trabalho III: possibilidades de construção
- Esmiuçando o caso III: terceira roda de escuta
- Sintetizando os protocolos de trabalho
É artista visual, curadora, rádio host, fotógrafa, escritora e editora baseada no Brasil. É especialista em comunicação social pela UFPE com ênfase em Teoria e Crítica de Cultura. Possui uma prática baseada em processos coletivos e parcerias há mais de duas décadas. Nestas iniciativas, dedica-se a fortalecer práticas colaborativas de criação, as escutas das coletividades em que está envolvida, as dinâmicas culturais relacionadas com as sensibilidades cotidianas e as entrelinhas das relações de poder que afetam nosso processo de comunicação e a forma como produzimos conhecimento no mundo.
Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br)
com Mirtes Marins
Datas: 20, 27 de janeiro, 03, 10 e 17 de fevereiro
Segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 5 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), desde sua fundação, possui uma história que se confunde com a trajetória de seu acervo. A transição do museu-bienal para o museu atual marcou um momento-chave: a “perda” do acervo originário, hoje no MAC-USP. Essa mudança teve um impacto direto nas atividades e exposições do museu, e na conformação de uma coleção de arte contemporânea.
A maior parte da coleção atual foi formada entre as décadas de 1990 e 2000, representando quase 50% dos mais de 5 mil itens do acervo. Esse conjunto é constantemente revisado e expandido, consolidando o MAM como um espaço único para debates sobre o que é arte brasileira moderna e contemporânea.
O curso tem como objetivo disseminar o debate sobre a história do MAM-SP e o estudo de sua coleção, refletindo sobre a conformação de seu acervo e seu papel como espaço privilegiado para revisões e reflexões sobre a arte contemporânea. Voltado para estudantes e interessados em arte de forma geral, o curso busca compreender o Museu e sua coleção no contexto da produção artística contemporânea, com destaque para o Panorama da Arte Brasileira, realizado desde 1969 como marco central de sua atuação.
Programação
Aula 01 – Arco temporal sobre o MAM-SP
Breve história do MAM-SP: sua fundação e a organização da Bienal de São Paulo
Relações com o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e com o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP)
Aula 02 – Panorama da Atual Arte Brasileira a partir de 1969
Panorama das edições a partir de 1969
Análise de algumas obras premiadas/adquiridas
Aula 03 – Análise de algumas edições e de obras premiadas até anos 1990
A ação curatorial
Análise de algumas obras premiadas
27º Panorama como estudo de caso (2001) e análise de obras adquiridas: Iran do Espírito Santo, série Ato Único
Aula 04 – Os debates contemporâneos presentes I
31º Panorama – Mamõyguara opá mamõ pupé
34º Panorama – Da pedra Da terra Daqui
Aquisições no contexto das exposições
Aula 05 – Os debates contemporâneos presentes II
34º Panorama – Da pedra Da terra Daqui
35º Panorama – Brasil por multiplicação
Aquisições no contexto das exposições
Mirtes Marins de Oliveira é mestre e doutora em Educação: História e Filosofia e pesquisadora colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2020). Coordena a pós-graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi.
Foi curadora das exposições Contra o estado das coisas – anos 70 (2014), Especular (2018) e Comigo ninguém pode (2019), realizadas na Galeria Jaqueline Martins. Também atuou como curadora de Arte para todos! Liberação e Consumo (Instituto Figueiredo Ferraz, 2016), Não um sonho (Galeria Simões de Assis, 2021) e Máscaras: Fetiches e Fantasmagorias (Paço das Artes, 2021-2022). Em 2023, foi co-curadora de Justiça de transição não é transação: a brutalidade e o jardim, no Memorial do Ministério Público – RJ.Coeditou a revista Marcelina (2008-2012) e colaborou no livro Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998, da coleção Exhibition Histories (Afterall, 2015). Além disso, co-organizou o livro Histórias das exposições: casos exemplares (EDUC, 2016) e é autora de The body and the opus as a witness of times, sobre o trabalho de Letícia Parente, publicado em The feminist avant-garde. Art of the 1970s (2017), de Gabriele Schor.
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