com Daniela Avelar
Datas: 08, 15, 22 de fevereiro, 08 de março
Sábados
Horário: das 10h às 13h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso presencial
Contempla certificado no final
Como pensar a escrita enquanto ponto de partida sem que exista um destino preciso? Neste curso, serão apresentadas referências das artes visuais e literatura aliadas a exercícios para movimentar diferentes possibilidades da escrita. Um retorno a uma escrita “analógica”, explorando sua materialidade junto ao movimento do corpo pelo Parque do Ibirapuera, no entorno do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Programação
Aula 01 – Como escrever?
- Retorno à escrita “analógica” (ou, escrever à mão)
- Como eu escrevo? Qual material e qual suporte eu uso? Quais outros posso usar?
- Exercícios para experimentação de materiais e superfícies
Aula 02 – O que escrever?
- Desviando da página em branco
- Exercícios de escrita com assuntos inusitados
- Em busca do infraordinário (em oposição ao extraordinário)
Aula 03 – Onde escrever?
- Corpo e materialidade da escrita
- Explorando diferentes pontos de vista de observação
- Exercícios de experimentação da posição do corpo enquanto escreve
Aula 04 – O tempo da escrita
- Temporalidade da escrita
- Exercícios de escrita em diferentes tempos e velocidades
- Observação da produção de textos ao longo dos encontros e encerramento
Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br)
com Adriana Maciel
Datas: 21, 28 de janeiro, 04, 11 e 18 de fevereiro
Terças-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 5 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Tudo o que vemos e ouvimos, além das letras no papel, são textos. A escrita se faz no gesto, na escuta, na fala, na visão, no corpo. É uma inscrição – escava a linguagem e se apropria de diferentes fontes, mídias e suportes. Na contemporaneidade, os gêneros pelos quais a arte se move são permeáveis – quando não, indistinguíveis –, e seus significados são, muitas vezes, fluidos.
O curso apresenta textos artísticos de diferentes linguagens – artes visuais, textos escritos e arte sonora – buscando entender seus procedimentos e o modo como agem performaticamente, cavando e ampliando a possibilidade de sentidos. A cada encontro, um exercício de escrita é sugerido – uma provocação, um disparador. A intenção é abrir e ampliar as possibilidades inventivas de cada participante. Pensar as escritas performáticas é desinformar a matéria, e nesse exercício, achar o estilo próprio ao que se deseja produzir. É exercitar outras formas de leitura da complexa realidade em que habitamos.
Como o curso funciona?
O curso é estruturado em cinco encontros, cada um com duração de duas horas. Cada aula combina a análise de textos artísticos, discussão coletiva e a realização de um exercício prático. Os participantes são incentivados a explorar diferentes formas de escrita e a compartilhar suas produções ao final de cada encontro.
Programação
Aula 01 – Invenção e procedimentos
- Experiências artísticas das vanguardas do início do século 20
- Exercícios 1
Aula 02 – O atravessamento das linguagens
- O rompimento com a representação e a fricção de sentidos
- Exercícios 2
Aula 03 – John Cage – pensar com as mãos
- John Cage a as diversas formas de escrita
- Exercícios 3
Aula 04 – Ruptura
- Invenção de itinerários
- Exercícios 4
Aula 5 – Escritas performáticas
- Escritas das bordas: apresentação e discussão dos trabalhos
Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio, Adriana Maciel é bacharel em Produção Textual também pela PUC-Rio e tem pós-doutorado com a pesquisa Escritas performáticas. Coordena e dá aulas na especialização Escritas Performáticas – Invenção e procedimentos artísticos do CCE da PUC-Rio desde 2019. É, também, professora na especialização Formação do escritor do CCE da PUC-Rio e da especialização Gestão e Produção cultural da FACHA, na disciplina Produção editorial. Professora horista da graduação na PUC-Rio no departamento de Letras, é sócia-fundadora, diretora e editora da Numa Editora desde 2015.
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Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br)
com Helena Obersteiner
Terças-feiras
Duração: 5 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Este curso propõe uma postura investigativa sobre a interseção entre desenho e escrita. Inspirado pela dinâmica do jogo de pingue-pongue, o curso convida os participantes a mergulharem em um diálogo constante, explorando como essas práticas podem se entrelaçar e estimular mutuamente processos de pesquisa e criação.
Ao longo dos encontros, analisaremos obras de artistas do acervo do MAM-SP, refletiremos e realizaremos exercícios que enfatizam o afeto entre as práticas, além de investigar poéticas individuais que emergem a partir da convivência coletiva.
Programação
Aula 01 – Metodologia pingue-pongue
- Observação imparcial
- Importância de práticas transdisciplinares
- Borrar fronteiras
Aula 02 – Investigações a partir de obras do acervo do MAM-SP
- Artistas: Leonilson, Rivane Neuenschwander, Tadaskia, Xadalu Tupã Jekupé e Mira Schendel
- Elaboração de exercícios baseados na análise das obras
Aula 03 – Ultrapassar convenções: intersecção entre texto e imagem
- Consciência corporal e pesquisa de materiais riscantes
- Coreografias e roteiros no espaço
- Ilustração e lettering
Aula 04 – Reorganização de textos
- Convivência entre referências
- Decoupage de texto e pesquisa de imagens
Aula 05 – Pesquisa de palavras em órbita
- Memória, reconhecimento e afeto
- Relatos escritos de experiências
É artista visual e tem o desenho como investigação. Através da prática de observação interage, de maneira empírica, com materiais e máquinas que afetam e constroem superfícies. Em seus trabalhos, dialoga com tecido, gesso, látex e papel, assim como máquinas de tatuagem costura e tapeçaria. Em 2019, criou o curso Desenhos Feios, realizado em parceria com Espaço.CC, que contou com mais de dez turmas, entre formatos on-line e presenciais. Ao longo dos anos, realizou diversas aulas e palestras em instituições parceiras, como IED-SP, EBAC, Faculdade Santa Marcelina, entre outras. Atualmente, também realiza cursos regulares em seu ateliê.
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Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).
com Alexandre Villares
Segundas-feiras
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Desde a década de 60, artistas produzem imagens escrevendo programas de computador. Neste curso serão apresentadas obras pioneiras e contemporâneas, assim como ideias recorrentes na prática da chamada programação criativa, servindo para reflexão e inspiração de atividades práticas de experimentação dos participantes.
Trata-se de uma introdução ao desenho com programação que ensina, sem pré-requisitos, elementos essenciais da linguagem de programação Python e do vocabulário de desenho de processing, uma plataforma de programação amplamente utilizada por artistas.
O curso visa promover a familiarização dos participantes com ideias da arte computacional, guiar os primeiros passos na programação com Python, estimular a análise e reflexão sobre obras construídas com código, assim como estimular a experimentação neste meio de expressão. É aberto a todas as pessoas interessadas na intersecção da arte e da tecnologia, com curiosidade em aprender sobre programação de computadores e sua utilização com fins estéticos, expressivos e poéticos.
Metodologia
- Apresentação de conceitos e procedimentos, por meio da técnica do live coding
- Demonstração ao vivo da escrita de um programa, ou trecho de código
- Exercícios de experimentação
- Discussão e esclarecimento de dúvidas
Equipamento necessário
Computador com teclado, mouse e acesso à internet.
Programação
Aula 01 – Apresentação do curso: primeiro vocabulário de desenho
- Alguns precedentes de arte com programação
- Uma ferramenta de desenho com Python
- Sistema de coordenadas, formas elementares, cor
- Aleatoriedade e execução condicional
Aula 02 – Definindo novas funções
- Vera Molnar, a grande dama da arte computacional
- Organizando o código com funções
- Transformações do sistema de coordenadas
Aula 03 – Laços de repetição e recursividade
- Frieder Nake e Georg Nees (obra Shotter)
- Repetição de formas, filas e colunas de elementos
- Recursão e seu efeitos visuais
Aula 04 – Estruturas de dados
- Data art ou visualização de dados?
- Registro de um gesto e mais opções de interação
Aula 05 – Orientação a objetos, um primeiro contato
- Usando objetos de uma classe (instâncias, atributos e métodos)
- Desdobramentos do uso de programação nas artes visuais
Aula 06 – Explorações finais e encerramento
- Orientação a objetos: definindo uma nova classe
- Indicações para futuros estudos
- Devolutivas e considerações finais das pessoas participantes
Professor, artista visual e consultor em projetos de design e novas mídias. Pesquisa práticas artísticas que se valem de meios computacionais e o ensino de programação em contextos visuais. Graduado em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP (2000) e mestre pela FECFAU-Unicamp (2019). Co-organizador da Noite de Processing em São Paulo, evento mensal sobre arte e programação que acontece desde janeiro de 2016.
Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).
com Juliana Miyasaka
Datas: 17, 24, 31 de julho, 07, 14, 21, e 28 de agosto
Quartas-feiras
Horário: das 18h às 21h
Duração: 7 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 630,00
Curso presencial
Contempla certificado no final
*Material incluso: cada participante receberá um pacote de argila (10 kg), adequada para a queima a 1240ºC. A argila será entregue aos alunos na primeira aula.
A história da cerâmica remonta aos primórdios da civilização. Há oito mil anos, na cultura Jomon do Japão, surgiram as primeiras peças de cerâmica, testemunhas de uma habilidade ancestral. Durante o Neolítico, essa arte viajou da Ásia à Europa, moldando culturas como a chinesa, cujos guerreiros de Xian testemunham a maestria. Na Antiguidade, Egito e China já utilizavam cerâmica em rituais. A Revolução Industrial impulsionou a cerâmica para novos horizontes e, hoje, ela continua a ser uma forma de expressão artística e funcional, incorporando tradição e inovação.
Este curso é ideal para aqueles que desejam explorar a cerâmica, independentemente da experiência anterior. Em sete aulas práticas, os alunos aprenderão os conceitos básicos e as técnicas fundamentais da modelagem manual em cerâmica para criar peças únicas e ricas em expressão pessoal.
Programação
Aula 01 – Fundamentos teóricos e confecção de peças na primeira técnica básica
- Apresentação de alguns tipos de argila, preparação delas para uso, etapas da transformação da argila até que se torne cerâmica.
- Confecção de peças usando a técnica japonesa chamada tebineri (ou pinch pot), que é a técnica básica e principal, a partir da qual é possível desenvolver peças utilitárias ou decorativas, em diversas formas e é ótima para sensibilização do tato e conhecimento da argila e seu potencial.
Aula 02 – Finalização das peças feitas na primeira aula e tipos de acabamento
- Apresentação de tipos de acabamento, colagem de partes e decorações usando engobes (que são argilas coloridas, e como prepará-los) – mishimo, sgraffito e pintura simples – para finalização das peças feitas na primeira aula.
Aula 03 – Técnica de acordelado
- Apresentação da técnica de cordelado e confecção de peça usando esta técnica.
Aula 04 – Técnica de placa
- Apresentação da técnica de placa e confecção de peça usando esta técnica.
Aula 05 – Técnica de ocagem
- Apresentação da técnica de ocagem e início de modelagem de peça para finalização usando esta técnica.
Aula 06 – Técnica de ocagem
- Finalização da peça feita na aula anterior, através de técnica de ocagem.
Aula 07 – Esmaltação
- Preparação das primeiras peças confeccionadas no curso, após estas terem passado já pela primeira queima (chamada de biscoito, a 1000°C).
- Acabamento final, impermeabilização de áreas que não receberão esmalte e esmaltação para que passem pela última queima, a 1240°C.
É formada em Marketing e Design, com MBA em Arte Educação. Ceramista desde 2007, ministra aulas e workshops de cerâmica para crianças e adultos desde 2012. Atualmente, ministra aulas no Colégio Oshiman, no programa PIAPI e em seu atelier.
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Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).
créditos
Juliana Miyasaka
com Pedro Campanha
Datas: 20, 27 de julho, 03 e 10 de agosto
Sábados
Horário: das 10h às 12h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso presencial
Contempla certificado no final
Ateliês práticos onde os participantes poderão produzir suas próprias tintas artesanais a partir de poucos materiais. Serão preparadas tinta nanquim, têmpera de ovo, têmpera de caseína e aquarela. Cada encontro começará com uma breve introdução sobre os contextos históricos nos quais esses materiais tiveram seus primeiros registros. Também discutiremos o trabalho de alguns artistas que utilizaram essas tintas como recurso poético em seus processos de criação, antes de partir para a atividade prática.
Programação
Aula 01: Nanquim
- História do nanquim: tinta da China e seus muitos nomes
- Sobre os materiais: preto de fumo e goma arábica. Curiosidades sobre receitas japonesas
- Prática: fabricação do nanquim
Aula 02: Têmpera ovo
- Registros históricos da têmpera ovo, alguns artistas do Renascimento
- Qualidades do material, presença de cor específica das têmperas. Transição da têmpera de ovo para a tinta óleo
- Artistas brasileiros: Volpi, Eleonore Koch, André Ricardo
- Prática: fabricação da têmpera de ovo
Aula 03: Têmpera de caseína
- Registros históricos da caseína, diferentes nomenclaturas e diferentes usos: Paleolítico, Egito Antigo; pintura de mobiliário tradicional estadunidense; Castelo Belvedere, no Vaticano
- Qualidades da têmpera de caseína: propriedades físicas e cuidados
- Artistas modernos e contemporâneos que utilizavam esse material como recurso poético
- Prática: fabricação da têmpera de caseína
Aula 04: Aquarela
- Registros históricos da aquarela: Egito Antigo, Renascença, artistas ingleses do século XVII-XVIII, artistas modernos e contemporâneos
- Prática: fabricação da aquarela
Pedro Campanha é artista visual e educador, bacharel em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 2012, iniciou seus estudos na École Supérieure des Beaux Arts de Montpellier Agglomération, em Montpellier, na França. Entre 2018 e 2020, coordenou os ateliês e ministrou cursos, oficinas e vivências em artes visuais no Espaço Cultural Porto Seguro. Em 2014, atuou como artista-orientador no programa Vocacional da Prefeitura de São Paulo. Em 2013, foi artista residente no espaço Pony Royal em Berlim, Alemanha, e na Residência São João, em São José do Vale do Rio Preto, RJ. Em 2022, participou das mostras coletivas “Ouro e Madeira”, no Quase Espaço (São Paulo), e “Niebla y Plata” (Peru).
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Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).
créditos
Pedro Campanha
com Helena Obersteiner
Datas: 20 e 27 de abril, 04 e 11 de maio de 2024
Sábados
Horário: das 10h às 13h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso presencial
Curso contempla certificado no final
O ambiente do parque, nos finais de semana, é repleto de movimento, um cenário dinâmico que proporciona constantes estímulos para exercitar nossa espontaneidade. Nesse contexto, ao contrário do trabalho em um ateliê, quais estratégias de desenho podemos desenvolver para explorar o Parque Ibirapuera
Descaminhos são os trajetos que se desviam de ideias pré-concebidas. A partir de reflexões e da construção de um caderno de pesquisa, iremos realizar exercícios de desenho ao ar livre, buscando estimular o repertório gráfico e a busca por novidades nos processos de criação.
Programação
Aula 1 – Um caderno de descaminhos
- Prefixo “DES” e a negação como abertura de possibilidades
- Coreografia dos objetos na prática do desenho
- Verbos de ação e a construção de um caderno
Aula 2 – Superfícies
- É preciso desenhar parado?
- Diferentes superfícies e seus registros
- Reconhecimento de locais e estratégias de frotagem
Aula 3 – Registros de movimento
- Nutrir uma postura investigativa
- Estratégias de pesquisa
- Procura por evidências de acontecimentos e construção de narrativa
Aula 4 – Borrão
- Diferentes interações entre os materiais e a folha de papel
- Desenhos dupla face
É artista visual e tem o desenho como investigação. Através da prática de observação interage, de maneira empírica, com materiais e máquinas que afetam e constroem superfícies. Em seus trabalhos, dialoga com tecido, gesso, látex e papel, assim como máquinas de tatuagem costura e tapeçaria. Em 2019, criou o curso Desenhos Feios, realizado em parceria com Espaço.CC, que contou com mais de dez turmas, entre formatos on-line e presenciais. Ao longo dos anos, realizou diversas aulas e palestras em instituições parceiras, como IED-SP, EBAC, Faculdade Santa Marcelina, entre outras. Atualmente, também realiza cursos regulares em seu ateliê.
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Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.
créditos
Ilustração: Helena Obersteiner
com Ivan Padovani e Marcelo Amorim
Datas: 16, 23, 30 de março, 06 e 13 de abril
Sábados
Horário: das 10h às 13h
Duração: 5 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso presencial
Curso contempla certificado no final
Nesta oficina prática, exploram-se propostas que abordam as interseções entre fotografia, performance e arquitetura. Dividida em 5 encontros, a programação é permeada pelo compartilhamento de referências e textos, com o objetivo central de orientar a produção de um novo trabalho por cada participante. A oficina se destina a qualquer pessoa envolvida nas áreas de artes visuais e artes do corpo.
Programação
Aula 1 – Registro de performances históricas
- Dada a natureza efêmera da performance, discutiremos sua institucionalização, historização e comercialização e a relação com a fotografia.
- Exploração de referências históricas.
- Enfoque em artistas como Vito Acconci, Gina Pane e Joseph Beuys.
Aula 2 – Atualização e reperformance: crítica das reencenações de performances históricas em museus
Exercício: criar uma performance histórica fictícia.
- Discussão sobre a atualização da performance.
- Análise crítica de casos como “7 Easy Pieces” de Marina Abramovic e o conceito de “Reperformance”.
Aula 3 – O potencial de uma fotoperformance
Exercício: planejamento de uma fotoperformance pessoal por meio de storyboards e apresentação das propostas e discussão em grupo.
- Identificação das características essenciais de uma fotoperformance.
- Elaboração e planejamento de uma fotoperformance pessoal, incluindo o desenvolvimento de produção com equipes, roteiros e estrutura.
Aula 4 – Criação de uma fotoperformance pessoal
Convidada: Celina Portella
Aula 5 – Apresentação dos resultados de fotoperformance pessoal
É formado em Administração pela FAAP e Pós-Graduado em Fotografia pela mesma instituição. Paralelo à sua atuação como artista visual, Ivan também é professor na Escola Panamericana de Arte. Entre os anos de 2017 e 2020 esteve à frente da gestão do VÃO, espaço independente de arte. Foi co-fundador e coordenador do F+, núcleo de formação em artes visuais da Fauna Galeria. Atualmente é gestor do Canteiro, Campo de Produção em Arte Contemporânea. Seu trabalho integrou exposições como Time Space Existence, que fez parte da programação da 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca de São Paulo, Experimentando Le Corbusier no Museu da Casa Brasileira, Bienal de Arquitetura de São Paulo 2017 na Biblioteca Mario de Andrade, Tarefas Infinitas no SESC CPF, Territórios Imaginários na Casa América no Festival PhotoEspaña em Madrid, Realidades da Imagem, História da Representação no Museu do Estado do Pará e Library of Love no Museu de Arte Contemporânea de Cincinnati em Ohio/EUA. Como professor, Ivan Padovani realiza ações formativas em artes visuais por meio de grupos de estudos, cursos e workshops em instituições culturais e de ensino como Instituto Moreira Salles, SESC, Valongo – Festival Internacional de Imagem, Festival Imaginária e Estúdio Madalena. Ivan Padovani recorre principalmente ao uso de fotografias, esculturas, vídeos e instalações para criar metáforas sobre a condição do indivíduo em meio ao ambiente contemporâneo, seja em seus aspectos físicos e arquitetônicos, seja em relação às dimensões mais íntimas e psicológicas. A construção do olhar, os processos mentais de apreensão, os mecanismos de defesa, a intersubjetividade e as relações espaciais e temporais ativadas pelo contexto em que vivemos são questões recorrentes em sua produção.
É artista e curador independente radicado em São Paulo. Entre 2009 e 2016 dirigiu o Ateliê397 e, desde 2013, é diretor do Fonte, onde cria e organiza residências artísticas, exposições, debates e cursos relacionados à arte contemporânea. Paralelamente, também atua como orientador do grupo Hermes Artes Visuais. Amorim realizou exposições individuais no MARP, Ribeirão Preto (2019), Sem Título, Fortaleza (2018), Zipper Galeria, São Paulo (2016), Paço das Artes, São Paulo (2014); Galeria Jaqueline Martins, São Paulo (2012), Galeria Oscar Cruz, São Paulo (2010) e Centro Cultural São Paulo, São Paulo (2008). Seu trabalho foi apresentado em exposições coletivas, entre elas destacam-se: Sentido comum– Anita Schwartz Galeria de Arte, Rio de Janeiro (2022), Dizer não – Ateliê397, São Paulo (2021), Against, Again: Art Under Attack in Brazil – Anya and Andrew Shiva Gallery, Johnfoy College, Nova York (2020); Memória seletiva – Galeria Aymoré, Rio de Janeiro (2019), Ação e reação – Arte contemporáneo brasileño – Casa do Brasil, Madri, Espanha (2018); São Paulo não é uma cidade: invenções do centro – Sesc 24 de Maio, São Paulo (2018). Destacam-se na sua prática curatorial: Mar Rio Fonte (Galeria Karla Osorio, 2023), Pieces of landscape (Profoundation, 2018), Entrever Paisagens, (Galeria da FAV, 2018), Vá em Frente Volte pra Casa – Júnior Pimenta (Sem título, 2018), Contraprova (Paço das Artes, 2015), Lusco Fusco – Karlla Girotto (Ateliê397, 2015), Pintar a China Agora – Brody & Paetau (Ateliê397, 2015), É Fluido mas é Legível (Oficina Oswald de Andrade, 2014).
Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).
créditos
Performance de Isabella Breves. | Registro: Ivan Padovani
com Juliana Miyasaka
Datas: 20, 27 de fevereiro, 05, 12, 19 e 26 de março e 02 de abril
Terças-feiras
Horário: das 18h30 às 21h30
Duração: 7 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 560,00
Curso presencial
Curso contempla certificado no final
A história da cerâmica remonta aos primórdios da civilização. Há oito mil anos, na cultura Jomon do Japão, surgiram as primeiras peças de cerâmica, testemunhas de uma habilidade ancestral. Durante o Neolítico, essa arte viajou da Ásia à Europa, moldando culturas como a chinesa, cujos guerreiros de Xian testemunham a maestria. Na Antiguidade, Egito e China já utilizavam cerâmica em rituais. A Revolução Industrial impulsionou a cerâmica para novos horizontes e, hoje, ela continua a ser uma forma de expressão artística e funcional, incorporando tradição e inovação.
Este curso é ideal para aqueles que desejam explorar a cerâmica, independentemente da experiência anterior. Em sete aulas práticas, os alunos aprenderão os conceitos básicos e as técnicas fundamentais da modelagem manual em cerâmica para criar peças únicas e ricas em expressão pessoal.
Materiais necessários
Cada participante deve providenciar um pacote de argila (10kg), adequada para queima a 1240°C. A argila pode ser adquirida diretamente com a professora ou em lojas específicas.
Programação
Aula 1 – Fundamentos teóricos e confecção de peças na primeira técnica básica
Apresentação de alguns tipos de argila, preparação delas para uso, etapas da transformação da argila até que se torne cerâmica.
Confecção de peças usando a técnica japonesa chamada tebineri (ou pinch pot), que é a técnica básica e principal, a partir da qual é possível desenvolver peças utilitárias ou decorativas, em diversas formas e é ótima para sensibilização do tato e conhecimento da argila e seu potencial.
Aula 2 – Finalização das peças feitas na primeira aula e tipos de acabamento
Apresentação de tipos de acabamento, colagem de partes e decorações usando engobes (que são argilas coloridas, e como prepará-los) – mishimo, sgraffito e pintura simples – para finalização das peças feitas na primeira aula.
Aula 3 – Técnica de acordelado
Apresentação da técnica de cordelado e confecção de peça usando esta técnica.
Aula 4 – Técnica de placa
Apresentação da técnica de placa e confecção de peça usando esta técnica.
Aula 5 – Técnica de ocagem
Apresentação da técnica de ocagem e início de modelagem de peça para finalização usando esta técnica.
Aula 6 – Técnica de ocagem
Finalização da peça feita na aula anterior, através de técnica de ocagem.
Aula 7 – Esmaltação
Preparação das primeiras peças confeccionadas no curso, após estas terem passado já pela primeira queima (chamada de biscoito, a 1000°C).
Acabamento final, impermeabilização de áreas que não receberão esmalte e esmaltação para que passem pela última queima, a 1240°C.
É formada em Marketing e Design, com MBA em Arte Educação. Ceramista desde 2007, ministra aulas e workshops de cerâmica para crianças e adultos desde 2012. Atualmente, ministra aulas no Colégio Oshiman, no programa PIAPI e em seu atelier.
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Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).
créditos
Escultura de Juliana Miyasaka
Datas: 17, 24, 31 de janeiro e 07 de fevereiro
Quartas-feiras
Horário: das 18h às 21h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso presencial
Contempla certificado no final
Oficina que explora abordagens analógicas criativas para o desenvolvimento de projetos fotográficos e artísticos por meio da intervenção com aquarela em imagens fotográficas impressas. Iniciando com uma análise da obra da artista cearense Telma Saraiva, especialista em fotopintura, propomos uma imersão intensiva na pesquisa e descoberta da imagem como catalisador criativo da autopercepção. Um dos pontos destacados na obra de Telma são seus autorretratos, nos quais a artista emprega a tinta para conceber novos universos inspirados principalmente em personagens dos grandes clássicos do cinema hollywoodiano.
Cada participante terá a oportunidade de desenvolver um projeto a partir de autorretratos criados durante as aulas. Diferenciando-se de Telma, que utilizava tinta a óleo, nesta oficina, a ênfase recai sobre a aquarela como técnica principal.
A proposta é acessível a fotógrafos, artistas e entusiastas interessados na construção estética e narrativa das imagens. Não é necessário possuir experiência prévia em nenhuma das técnicas ou ter realizado trabalhos anteriores no âmbito da imagem. O único pré-requisito é a disposição para experimentar e a crença de que todo o processo é uma jornada, sem conceitos de certo ou errado.
Programação
Aula 1
- Introdução à aula, apresentação da metodologia e do cronograma.
- Exibição e análise do trabalho de Telma Saraiva.
- Apresentação dos materiais e instruções sobre a técnica básica.
Aula 2
- Apresentação de artistas contemporâneos que empregam técnicas de fotopintura.
- Prática orientada de experimentação em fotopintura.
Aula 3
- Continuação da prática de experimentação em fotopintura, com orientações.
Aula 4
- Conclusão da prática de experimentação em fotopintura com orientações adicionais.
- Etapa de finalização e conclusão do projeto.
A produção artística de Carine Wallauer transita entre a técnica e a experimentação com imagens, sejam estas estáticas ou em movimento. Sua obra faz parte da coleção de Joaquim Paiva e encontra-se nos acervos do MAM RJ, IMS SP e MAC RS. Além de colaborar em projetos de outros cineastas, desde 2020, dedica-se ao Copan, seu primeiro longa-metragem como roteirista e diretora. Participou de laboratórios de desenvolvimento em dois dos mais conceituados festivais de cinema do mundo: Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim e IDFA – Festival Internacional de Documentários de Amsterdã.
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créditos
Fonte: Carine Wallauer