Em diálogo com o tema da 18° Primavera dos Museus: Museus, Acessibilidade e Inclusão, o MAM Educativo convida o público para refletir junto sobre as práticas para um Museu Diverso. Quais caminhos necessários para que as instituições museais alcancem as diversidades em seus públicos? Quais práticas podem garantir a permanência e acolhimento das diversidades? Neste encontro, o MAM Educativo compartilhará algumas das estratégias vivenciadas nas práticas artístico pedagógicas e abrirá espaço para troca e reflexão com o público, levando em consideração as múltiplas perspectivas da acessibilidade e inclusão.

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a Arte.

 
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com Lara Souto Santana

Um papo sobre apreciação estética de obras de artes visuais para pessoas cegas e com baixa visão. A linguagem descritiva e a audiodescrição são recursos essenciais para uma experiência significativa em museus. A ideia é falar da importância deste recurso de acessibilidade como um dos elementos que se fazem necessários em uma visita. Pretende-se compartilhar informações a respeito da quebra de barreiras comunicacionais e ter momentos de trocas entre os participantes.

Lara Souto Santana

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a Arte.

 
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com Mafuane Oliveira

Este curso pretende estimular profissionais da educação a refletirem sobre a formulação de currículos e práticas educacionais multiculturais. Tendo a escuta e a oralidade como fio condutor dos encontros, esta proposta pretende estimular as/os participantes a atuarem como mediadores no diálogo entre escola, instituições culturais e das diferentes vozes da sociedade brasileira. A cada encontro, vamos refletir sobre formas de integrar o universo da tradição oral, valores civilizatórios afro ameríndios e de diferentes grupos sócio-raciais ao nosso cotidiano, recriando alternativas de contraponto ao modelo escolar hegemônico e eurocêntrico.

Mafuane Oliveira

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a Arte.

 
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com Mirela Estelles e Amanda Falcão

O programa Família MAM foi pensado para acolher bebês e suas famílias nas exposições de arte do museu, propondo experiências lúdicas, artísticas e educativas no espaço do MAM . Utilizando jogos musicais, rodas de versos e cantos da cultura tradicional da infância para mediar e aproximar as obras do público, procuram promover a memória cultural por meio da experimentação e do brincar. Neste encontro, a educadora Mirela Estelles compartilha suas vivências nas exposições temporárias e no Jardim de Esculturas, integrando cantigas e brincadeiras ao diálogo com o público. Ainda na perspectiva das diversas formas de pensar a educação nos museus, a educadora Amanda Falcão alinhava uma reflexão sobre o entrelaçar dos processos artesanais aos processos pedagógico nos contextos em que o aprender e o ensinar se encontram, se modificam, brincam e jogam entre suas posições e transformações.

Mirela Estelles
Amanda Harumi Falcão

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a Arte.

 
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com Histórias de Brincar

A Oficina de Formação para Educadores pretende abarcar tanto reflexões quanto vivências individuais e coletivas ligadas ao encontro da cultura popular brasileira com a arte-educação e a cultura da infância. Concebida a partir da prática e da pesquisa do grupo Histórias de Brincar, a oficina mostra um caminho possível para desenvolver essas temáticas em contextos educativos diversos.

Conteúdo programático do encontro: Histórias de livros; O livro ilustrado; A importância da literatura infantil: mediação; Contar histórias de boca (ou oralmente); O simbólico nas histórias tradicionais; Histórias de Brincar; Diferentes formas de incluir música em uma história; Referências bibliográficas; Discografia; Contatos.

Histórias de Brincar

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com Arte.

 
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com Sansorai Oliveira

No mês que ocorre a 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, convidamos o público a um encontro para apresentar, debater e se aproximar da produção de artistas contemporâneos que lidam com esta temática em suas produções, como Vulcanica Pokaropa, Rosa Luz e Leonilson. Para além da apresentação de artistas, buscaremos neste encontro a promoção de uma práxis que contemple a inclusão desta temática em nosso cotidiano.

Sansorai Oliveira

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

 
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com Amanda Paralela

Qual papel a arte pode desempenhar no combate à emergência climática? Neste encontro, conversaremos sobre as relações entre arte e meio ambiente, considerando práticas artísticas ancestrais e contemporâneas. Tomando como referência o trabalho de artistas que desafiam e transformam narrativas dominantes sobre a relação humano-natureza.

Amanda Paralela

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

 
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com Sansorai Oliveira

Este encontro tem o objetivo de refletir coletivamente sobre práticas para a promoção de uma educação antirracista, tendo como referência o Currículo da Cidade de São Paulo: Educação antirracista, publicado em 2022. A partir das múltiplas linguagens artísticas como teatro, artes visuais e fotografia, iremos nos debruçar nas práticas de artistas contemporâneos que tratam desta temática em suas produções.

Sansorai Oliveira

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

 
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com Luna Aurora Souto/Luna Dy Córtes

A partir de interligações entre artistas transfemininas com o Museu de Arte Moderna de São Paulo, este encontro tem como intuito voltar a atenção coletiva para questões acerca do respeito e valorização aos debates de identidade de gênero e busca, ainda, trazer reflexões pertinentes ao fazer artístico e pedagógico. Para tal, serão apresentados alguns disparadores poéticos, uma curadoria de artistas e jogos mediativos.

Luna Aurora Souto/Luna dy Córtes

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Família MAM.

 
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com Amanda Falcão

A atividade tem como objetivo entrelaçar os processos artesanais aos processos pedagógicos, propondo, ainda que lenta, a ideia de uma pedagogia artesanal. Entre tantas formas de pensar educação e todos os contextos em que o aprender e o ensinar se encontram, se modificam, brincam e jogam entre suas posições e se transformam, essa atividade parte do pensamento que a poética no avesso dos fazeres artesanais, sobretudo aqueles que envolvem as linhas: macramê, tricô, crochê, tear, bordado, filigrana e etc, apresenta infinitas possibilidades de analogias em relação aos processos pedagógicos. Com a temática “museus, educação e pesquisa”, a proposta de Amanda Falcão é uma conversa e troca de ideias a partir de experiências e referências no contexto da arte educação.

Amanda Harumi Falcão

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

 
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com Lucilene Silva e Mirela Estelles

Para abrir o Festival Corpo Palavra, que exibirá diferentes propostas que têm na sua concepção a intersecção entre o corpo e a palavra, teremos uma conversa sobre a presença das rodas de verso, narrações de histórias, músicas e brincadeiras das culturas  da infância nas exposições do museu e nas práticas artístico-pedagógica vivenciadas com jovens e crianças da OCA – Escola Cultural de Carapicuíba.

Lucilene Silva
Mirela Estelles

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público.
Inscrições no site oficial do MAM São Paulo.
Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

 
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17ª Primavera dos Museus + Primavera dos museus

Neste encontro, será apresentado uma introdução e panorama de artistas transfemininas brasileiras de diversas linguagens artísticas com intuito de sensibilizar os olhares cisgêneros em relação a memória e legado desse grupo, assim criar pontes entre suas poéticas.

Luna Dy Córtes
(São Paulo, 1999)

Luna Aurora Souto Ferreira ou Luna Dy Córtes nasceu em São Paulo em 1999. É Byxa-mulher-travesty preta, criada na periferia de Taboão da Serra (SP), multiartista da palavra e beletrista pela Universidade de São Paulo. Publicou Mem(orais): poéticas de uma Byxa-travesty preta de cortes pela editora Urutau (2019) e atua como artista-educadora em museus. Busca transdisciplinarmente choques, cortes, curas e simbologias de suas próprias narrativas, combatendo a iminência de morte com movimento de vida.

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do MAM.
Inscrições online no site oficial do MAM.
Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

 
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Volta às aulas

O que é acesso à infância? Ao dedicar-nos à infância e à garantia de seus direitos na relação com a arte e outros saberes, fomentamos a elaboração de múltiplas vivências e sua validação na construção de uma sociedade mais plural, inclusiva e pertencente a todas as pessoas. E por meio de situações que integram as histórias, músicas e brincadeiras, é que as crianças e adultos se aproximam dessa construção social, ampliando seu olhar e repertório artístico e imagético de forma lúdica e significativa. Nesta formação virtual, serão compartilhadas experiências vivenciadas nas exposições que estiveram em cartaz no MAM São Paulo nos últimos anos.

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes, artistas e aberta ao público.
Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

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Volta às aulas

O artista e escritor Cristino Wapichana desenvolve há mais de dez anos, pesquisas e reflexões aprofundadas sobre música, oralidade e escrita produzidas por povos originários. Seu texto A onça e o fogo é vencedor do 4° Concurso Tamoios de literatura pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, de 2007. Posteriormente, publica outros quatro títulos, todos voltados ao público infantojuvenil: Sapatos trocados (2014), A oncinha Lili (2014), A boca da noite (2016) e O cão e o curumin (2018). Neste encontro, Wapichana irá falar sobre as possibilidades pedagógicas da literatura realizada por escritores indígenas, apresentando algumas referências e metodologias.

Cristino Wapichana
(Boa Vista, RR, 1971)

Contador de histórias, escritor, músico, compositor, produtor cultural. Artista indígena, utiliza-se de sua familiaridade com as palavras e a música para disseminar histórias, saberes e heranças dos povos originários, reforçando a importância dessa população para a formação da sociedade brasileira.

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes, artistas e aberta ao público.
Inscrições online no site oficial do MAM.
Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

 
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Volta às aulas

Em alguns momentos, principalmente em datas comemorativas, crianças têm seus desejos e aspirações estimulados pelo consumo, o que pode nos trazer um desafio importante nas relações. Neste encontro, vamos abordar os sonhos da intimidade e a relação das crianças com a natureza, O respeito e o guarnecer do vazio, do silêncio, do espaço de nutrição que os sonhos da intimidade necessitam, serão os fios condutores da fala de Gandhy Piorski.

Gandhy Piorski

É artista plástico, pesquisador das práticas da criança. Teólogo e Mestre em Ciências da Religião. Realiza pesquisas nas áreas de culturas, produções simbólicas, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades discute as narrativas da infância, seus artefatos, brinquedos e linguagens, criando com isso exposições, realizando curadorias, propondo intervenções.

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do MAM.
Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

 
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Volta às aulas

Conversa com o líder quilombola Antônio Bispo dos Santos sobre a valorização dos saberes contracoloniais e os conceitos de “confluência” (que é como nos comunicamos) e transfluências (que é como nos movemos) presentes no texto “Somos da terra” que compõe o catálogo da exposição em cartaz Elementar: fazer junto.

Nêgo Bispo

É escritor e liderança quilombola da comunidade Saco do Curtume, município de São João do Piauí, é autor de Colonização, quilombos: modos e significações, publicado em 2015 pelo INCT de Inclusão.

Atividade virtual e gratuita, voltada a professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, público em geral e colaboradores do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

 
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É reconhecendo e valorizando o legado de mulheres, que lutaram e lutam pela equiparação de direitos políticos, civis e sociais, que convidamos todas e todos a participarem do encontro virtual: Artistas mulheres no acervo do Museu de Arte Moderna. Neste encontro convidamos o público para uma conversa sobre algumas artistas que fazem parte da história do museu, buscando a ampliação de repertórios e propondo reflexões sobre a diversidade e a potência da mulher no campo das artes.

Amanda Harumi Falcão

É artista e educadora formada em bacharelado de Artes Visuais e licenciando Artes no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Já atuou em educativos de instituições culturais como Sesc Pompeia e Sesc 24 de Maio, e atualmente é educadora no MAM São Paulo. Em suas pesquisas, busca costurar a relação entre memória e o fazer artesanal e, também, investigar os processos sutis e interdisciplinares na mediação cultural e arte educação.

Amanda Paralela

É educadora, artista visual e designer. Seu percurso acadêmico é composto pela formação em Design Gráfico pela UMC; licenciatura em Artes Visuais pela FPA e segue em curso a pós-graduação A Natureza Que Somos Filosofias e Práticas para uma Atuação Genuína no Mundo pela A Casa Tombada. Atuou como professora de dança e atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua pesquisa permeia experimentações em diferentes linguagens artísticas nas quais é possível brincar. Acredita que a infância é um estado de se viver que não se limita a uma única fase da vida e que os pássaros estão entre os seres mais criativos desta Terra.

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do MAM.
Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

 
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Neste encontro que comemora o dia Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, data com o propósito de dar visibilidade para o papel da mulher negra na história brasileira, através da figura de Tereza de Benguela. Iremos apresentar artistas visuais que utilizam esta linguagem como manifestação de suas experiências cotidianas. Tendo como fonte de inspiração as poéticas presentes em suas obras, iremos construir coletivamente ações para a aplicação das leis federais 10.639/03.

Sansorai Oliveira

É educadora, psicóloga, atriz e produtora cultural. Desde 2004 é trabalhadora da cultura. Trabalhou em instituições como o CAISM Philippe Pinel, CEU’s, Fundação Bienal de São Paulo, Espaço Cultural Porto Seguro e unidades do SESC-SP. De 2006 a 2018 participou da II Trupe de Choque, grupo de pesquisa teatral da cidade de São Paulo. Atualmente, é educadora no MAM São Paulo e integra o coletivo de gestão da OKUPAÇÃO CULTURAL CORAGEM na Cohab 2 em Itaquera.

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do MAM.
Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

 
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Férias no MAM

A partir da exposição que só existe dentro da plataforma Minecraft: Educational Edition, visitaremos o museu, seu Jardim de Esculturas e diversas obras de seu acervo dentro da plataforma do jogo. Trazendo reflexões sobre o concretismo, neoconcretismo e as intersecções entre jogo, educação e artes visuais.

Atividade presencial e virtual, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis.
Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do museu para participantes no presencial e inscrições no site do MAM para participantes no virtual.
Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do MAM.

Essa atividade faz parte do programa Família MAM.

 
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Nesse encontro pensaremos sobre a produção e colaboração à arte contemporânea que pessoas trans têm feito, refletindo sobre questões como mercado de trabalho, acervos públicos e privados, pesquisas, formações, apagamentos e diversos outros temas que rondam o fazer artístico e a circulação dos trabalhos que temos produzido.

Vulcanica Pokaropa é travesti formada em Fotografia, mestra em teatro pela UDESC, doutoranda em Artes pela UNESP, sua pesquisa aborda a presença de pessoas transexuais, travestis e não bináries no teatro, performance e circo. Integra a Cia Fundo Mundo de Circo formada exclusivamente por pessoas Trans. Performer, poeta, artista plástica e visual, produtora cultural, tem trabalhos no acervo do MAM São Paulo e MAC Paraná.

Esta atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do MAM.
Inscrições online no site oficial do mam.
Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 
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Semana Mundial do Brincar

Xirezinho é um diminutivo de Xirê, palavra Yorubá que significa brincadeira. É importante que nossas crianças possam ter contato com diversas culturas e saberes a partir da ludicidade. A ação propõe a partir da poesia e brincadeiras criar outros imaginários acerca da mitologia Orixás para crianças.

Sabemos que a literatura é um veículo de produção de imaginário e pode de forma secundária instituir acesso a diversos conhecimentos que propiciam a crianças um olhar mais diverso e plural. É sabido que historicamente as culturas, filosofias e religiosidades africanas são perseguidas e criminalizadas em nosso país, porém é necessário quebrar essas barreiras e entender que mitologias africanas devem e podem ser incorporadas em nossos campos de conhecimentos como, por exemplo, mitologias gregas.

A formação tem o objetivo de apresentar algumas Yabás ( Orixás femininas) a partir do elemento água e fazer uma relação com o meio ambiente, ancestralidade negra e potencializar práticas anti racistas.

Priscila Obaci

É artista, educadora e mãe de Melik Rudá e Bakari Mairê. Formada em Comunicação das Artes do Corpo na PUC – SP e pós-graduanda em musicalização infantil, transita entre teatro, dança e poesia. Professora da Dança Materna, matrigestora de KIS NSI – Consciência corporal para Mães – Bebês – Pais e XIREZINHO – Os Bebês e a natureza, atividades sensoriais/lúdicas que tem o candomblé como base pedagógica e filosófica. Integrante do núcleo Black Babywearing Brasil – Carregar Preto e Umoja. Redatora e social media no Estúdio Gemma de Criação. Autora de Poesias Pós Parto (2020 – Oralituras) e A Calimba e Flauta, em coautoria com Allan da Rosa (2012 – Edições Toró).

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do MAM. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

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Dia da luta antimanicomial
21ª Semana Nacional de Museus: MUSEUS SUSTENTABILIDADE E BEM-ESTAR

E se pudéssemos especular, sonhar e praticar outros modos de se haver com o que se tem por saúde mental? O cuidado como uma tecnologia que não negocia a ética da vida, que preserva os fluxos, os mistérios e as opacidades. E se pudéssemos ir além dos diagnósticos e não responder como curá-los, mas nos perguntar: o que nos contam os sofrimentos e os sintomas? Que mundos eles anunciam? E como dar dignidade a esses mundos?

zeca carú de paula

Navega pela existência como feiticeiro, multi-artista, poeta, conjurador de inimagináveis e promovedor de saúde. É Mestre e Doutorando em Psicologia clínica pela PUC – SP, compondo o núcleo de subjetividades, pesquisando a construção de espaços clínicos e de cura que se fazem além do tempo colonial, a partir da anunciação de memórias do território-cidade-corpo, como as águas, os ventos, as madeiras, a terra. Compôs o coletivo Slam Marginália entre 2018 e 2021, que com o apoio do Programa Vai (SMS/SP 2020), e em parceria com o selo de publicação Mori Zines, conjurou o “Ateliê de Futuridades Trans”, programa de residências literárias para poetas racializados residentes nas periferias de SP. É autor do livro ‘’Ynundação (um conjuro) de 2022.

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do MAM.
Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
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A partir da exposição que só existe dentro da plataforma Minecraft: Educational Edition visitaremos o museu, seu Jardim de Esculturas e diversas obras de seu acervo dentro da plataforma do jogo. Trazendo reflexões sobre o concretismo, neoconcretismo e as intersecções entre jogo, educação e artes visuais.

Atividade presencial e virtual, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis.
Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do museu para participantes no presencial, e inscrições no site do MAM para participantes no virtual.
Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do MAM.

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A relação entre educação, pensamento crítico e técnica sempre trouxe desafios. A partir de algumas reflexões do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han e da filósofa Oyeronke Oyewumi, vamos debater os conceitos de “Jardim” e de “cosmopercepção”. Educar como um retorno ao jardim como forma de encontrar uma relação com o tempo que não passe pela produtividade. Educar em busca de uma beleza original que não passa pela conexão digital, mas pelas relações humanas, produzindo vivências em registros de tato, olfato e paladar.

Renato Noguera

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestre em Filosofia e Epistemologia da Psicanálise pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); professor Associado do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), do Programa De Pós-Graduação Em Filosofia (PPGfil) da UFRRJ; pesquisador do Laboratório De Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro); coordenador do Grupo De Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin); e Noguera é ensaísta e, dentre suas obras, vale destacar”Ensino de Filosofia e a Lei 10639”; “Por que amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor”; e “O que é o luto?”.

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Convidamos professores e educadores para o encontro “Radiografias visuais femininas negras como práxis para uma educação antirracista”, que tem por objetivo suscitar reflexões sobre educação antirracista e o Currículo a partir da produção artística contemporânea de mulheres negras. A proposta do encontro é apresentar obras, compartilhar textos teóricos, músicas e fomentar reflexões críticas em torno de temas relacionados ao epistemicídio, justiça cognitiva e práticas pedagógicas descolonizadoras.

Janaína Machado

Educadora, pesquisadora e poeta. Mestre em Estudos Étnicos pela Universidade Federal da Bahia-UFBA com a pesquisa “Radiografias epistêmicas: Poéticas políticas negras na Bienal de São Paulo no Programa de Estudos Étnicos e Africanos-Pós Afro e Graduada em Letras-Português e Linguística pela USP. Desenvolve pesquisas e consultoria no campo dos estudos das relações étnico-raciais a partir do eixo da mediação cultural, arte e educação, promovendo cursos de formação de educadores e professores. Pesquisa o campo da performance da negritude e da crítica negra artística contemporânea e atualmente coordena o GT nacional de Teorias do Espetáculo e da Recepção da ABRACE.

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O encontro propõe uma reflexão sobre a importância da arte para a formação cultural e a necessidade de políticas públicas que promovam a acessibilidade cultural e a convivência com a diversidade. Serão abordadas questões referentes ao conceito, objetivos e aplicabilidades do recurso de acessibilidade comunicacional da audiodescrição, assim como, sua importância para que, pessoas com deficiência visual tenham acesso às linguagens artísticas. A audiodescrição é o recurso que permite por meio das descrições das imagens, a ampliação do repertório imagético e o desenvolvimento de novas relações simbólicas, tão fundamentais para a fruição das artes.

 

Bell Machado é audiodescritora, roteirista e narradora em museus, cinema e teatro. Formadora em cursos de introdução, extensão e especialização em audiodescrição em universidades públicas e privadas. Bacharel em Filosofia com mestrado em Multimeios-Instituto de Artes/Unicamp/SP. Tem artigos publicados em livros e revistas e participação em documentários na área da acessibilidade.

 

inscrições aqui

 

Encontro virtual para professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas.
C
om interpretação em Libras e certificados de participação. 

 

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

 

A artista Camila Sposati convida as curadoras Cristiana Tejo e Kiki Mazzucchelli para uma conversa sobre Phonosophia, obra que apresenta no 37º Panorama da Arte Brasileira. Serão discutidas questões sobre conceito, produção e outros elementos imbricados na obra, como o som e o corpo. Ambas as curadoras trabalharam por três anos no projeto Corpos de Phonosophia na Residência Belo Jardim.

 

Camila Sposati (São Paulo). Mestre pela Goldsmiths College, atualmente segue o programa de doutorado na Akademie der bildenden Künste Wien. Publicou o livro Teatro da Pedra em 2016 pela editora Iluminúras (São Paulo) e Revolver (Berlim). No momento, está expondo na 13a Bienal do Mercosul: Trauma, sonho e fuga e The Devil to Pay in the Backlands no Neuer Kunstverein Wien. É representada pela Galeria Georg Kargl, em Viena.

 

Cristiana Tejo (Recife). Doutora em Sociologia pela UFPE e investigadora do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa. É cocuradora do 37º Panorama da Arte Brasileira, cocuradora da Residência Belojardim e cogestora do NowHere Lisboa. Vive e trabalha em Lisboa.

 

Kiki Mazzucchelli (São Paulo). Curadora, editora e escritora. Exposições recentes incluem Flávio de Carvalho Experimental (SESC-Pompéia, São Paulo, 2022) e Samson Flexor: Além do moderno (MAM-SP, 2022). Atualmente é diretora artística da Galeria Luísa Strina. É co-fundadora do espaço independente Kupfer, em Londres e cocuradora da Residência BeloJardim, em Pernambuco.

 

inscrições aqui

 

Encontro virtual no Zoom, para professores, educadores, pesquisadores, estudantes, artistas e público em geral. Com inscrição prévia. O link será enviado ao finalizar a inscrição.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. 

 

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

 

Para este encontro, convidamos a comunidade educativa local, professores do contexto escolar, educadores de instituições sociais e especializadas, agentes culturais, estudantes, entre demais pessoas interessadas para uma reflexão crítica a respeito das possibilidades da arte-educação no contexto do interior paulista. Desde as fronteiras e intersecções entre diferentes comunidades de aprendizado, como construímos um acesso significativo à arte?

Dentro dos paradigmas dos Direitos Culturais, é reconhecida, hoje, a garantia a cada pessoa de acesso aos conhecimentos acumulados pela humanidade, a participação da vida cultural local, além de contexto propício para criação e desenvolvimento da personalidade. Partiremos da mediação em exposições de arte e dos contextos das pessoas participantes para avaliar a possibilidade de redes que ampliem a discussão de maneira situada.

 

Paula Monterrey é educadora, artista e mediadora cultural formada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas, em especialização na área de Gestão Cultural pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina). Compõe espaços políticos de organização popular nas Câmaras das Artes e de Cidadania Cultural do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campinas. Se dedica à investigação do espaço e do encontro, na criação de metodologias, situações, ações, performances e objetos em arte, educação e acessibilidade cultural.

 

inscrições aqui

 

Encontro virtual para professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas. Com inscrição prévia.
Com interpretação em Libras e certificado de participação.

 

Essa atividade faz parte dos programas Contatos com a arte.

Semana das culturas da infância 

 

A oficina propõe um percurso de apreciação de livros-imagem e discute as diferentes propostas dessas publicações, os variados estilos e técnicas empregadas nas ilustrações, estimulando a leitura dessas imagens e a formulação das narrativas que elas propõem. A partir dessa experiência, trazer obras de artistas plásticos, onde o fio condutor das imagens é somente o estilo do artista, e promover a leitura dessas obras, propiciando a construção de um conteúdo simbólico elaborado pelos alunos. Segundo FURNARI “Na infância há uma leitura mais densa, mais intensa. Uma relação de afeto com o livro, a história. As crianças se apegam.” (EVA FURNARI)

 

Ana Luísa Lacombe é atriz, contadora de histórias, formada em licenciatura em artes visuais, escritora, figurinista e produtora. Desde 2002 vem se interessando e pesquisando o trabalho de narração de histórias associando-o ao teatro. Ganhou vários prêmios com estes trabalhos: Cinco Prêmios APCA, um Prêmio Femsa e um Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem de Melhor Atriz. Foi curadora do projeto “Sipurim – Hora da História” do Centro da Cultura Judaica. Participou de projeto na AACD de narração de histórias no escolar da instituição. Professora (2008 a 2013) e coordenadora do Curso de formação de Contadores de Histórias da Biblioteca Hans Christian Andersen (2013). Lançou o CD “Canções do Faz e Conta” em 2012, os livros “A Árvore de Tamoromu” (Ganhador de Melhor Reconto pela FNLIJ) “Histórias na AACD” e “Teia de Experiências” (produzido pelo Sistema de Bibliotecas Municipais de São Paulo) em 2013 e em 2015 “Pedalando, Pedalendo, Pedalindo” e “Quanta história Numa História!” ganhador do PROAC Edital para edição de publicações do Governo do Estado de São Paulo.

 

inscrições aqui

 

Encontro virtual no Zoom, para professores, educadores, pesquisadores e estudantes. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

 

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

Semana das culturas da infância

 

Com o propósito de aproximar bebês e suas famílias das exposições de arte e promover o acesso da primeiríssima infância a atividades lúdicas, artísticas e educativas no ambiente do museu, nasceram os percursos poético-musicais na programação do Família MAM. Nesses percursos, a proposta é realizar a mediação de obras através de jogos musicais, rodas de versos e cantos da cultura tradicional da infância numa abordagem que considera a especificidade dessa faixa etária, e ao mesmo tempo cultiva a memória do patrimônio cultural pela experiência, interação e brincar.

Nos encontros virtuais formativos, Mirela Estelles e Sandra Bitar irão compartilhar de maneira prática e teórica as experiências vividas nos percursos poético-musicais realizados no Jardim de Esculturas presencial e também no formato virtual. Cantigas e brincadeiras irão permear as conversas e as trocas com o público.

 

Mirela Estelles é educadora e contadora de histórias, fomenta em suas práticas a cultura da infância, por meio de narrativas, músicas e brincadeiras para todos os públicos. Com experiência em educação, formação cultural, arte e infância, desenvolve projetos culturais e educativos em escolas, livrarias, bibliotecas, museus e espaços culturais. Atualmente coordena o Educativo do MAM São Paulo, onde atua desde 2009 e idealizou a Semana da Cultura Tradicional da Infância (2012), o Festival Corpo Palavra (2021) e estruturou o programa Família MAM com narrações de histórias simultâneas em português e Libras (língua brasileira de sinais) (2011), que originou o projeto Histórias para Ver e Ouvir.

 

Sandra Bitar realiza oficinas de música e movimento para bebês desde 2010. Terapeuta corporal formada em Eutonia, aprimorou seu olhar sobre o desenvolvimento motor e sobre a promoção do contato e do vínculo através da música. Pesquisadora da cultura popular e da infância, participa do projeto Re-percussão, é educadora na Associação Barreiros em Ilhabela e há 8 anos realiza ações para bebês no MAM. Cantora e percussionista, é co-fundadora do grupo musical Sementeira.

 

inscrições aqui (11/10)

inscrições aqui (13/10)

 

Encontro virtual no Zoom, para professores, educadores, pesquisadores e estudantes, com 50% das vagas destinadas para a rede pública de ensino.
Com inscrição prévia. Com intérpretes de Libras.
Para certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

Essa atividade faz parte do programa Formação em arte e acessibilidade.