Acessibilidade e comunidade caminham juntas. A partir do acervo de objetos táteis e recursos de acessibilidade do MAM Educativo inspiradas em obras diversas da coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo, a ação coletiva entre educativos MAM e Centro de Memória Dorina Nowill para Cegos, convida o público para atividades que proporcionam a reflexão e a criatividade a partir da acessibilidade. A programação integra a agenda da Semana Nacional de Museus que em sua 23° edição recebe a temática: “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.
Local: Fundação Dorina Nowill para Cegos | Rua Doutor Diogo de Faria, 558 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Visitação aberta ao público: 12 a 14 de maio (segunda à quarta) 9h às 16h Telefone para contato: (11) 5087-0999 / (11)5087-0955
Atividade presencial e gratuita, para todos os públicos, com audiodescrição. Vagas limitadas. Inscrições via link Fundação Dorina Nowill para cegos. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do programa de visitação MAM
com Mirela Estelles
local: Praça de Eventos – Sesc Vila Mariana
Com o propósito de aproximar os bebês e suas famílias das exposições de arte e promover o acesso da primeiríssima infância a atividades lúdicas, artísticas e educativas no ambiente do museu, nasceram os percursos poético-musicais na programação do Família MAM. Nesses percursos, a proposta é realizar a mediação de obras através de jogos musicais, rodas de versos e cantos da cultura tradicional da infância numa abordagem que considera a especificidade dessa faixa etária, e ao mesmo tempo cultiva a memória do patrimônio cultural pela experiência, interação e brincar. Neste encontro, Mirela Estelles irá compartilhar de maneira prática e teórica as experiências vividas nas exposições do museu, bem como os percursos poético-musicais realizados no Jardim de Esculturas. Cantigas e brincadeiras irão permear as conversas e as trocas com o público.

É mediadora cultural que investiga os desdobramentos da narração de histórias na educação em museus e exposições de arte. Estudou comunicação das artes do corpo na PUC-SP e especializou-se em linguagens da arte no Centro Universitário MariAntonia, onde iniciou as pesquisas e atividades do projeto Histórias para Ver e Ouvir (2011-). Com experiência em arte contemporânea, educação, livro e leitura, culturas da infância, patrimônio imaterial e públicos de museus, realiza a curadoria de exposições e de projetos educativos em escolas, livrarias, bibliotecas, museus e outras instituições culturais, com atenção aos aspectos de acessibilidade e diversidade na gestão cultural de equipes multidisciplinares. Atualmente, coordena a área de educação do Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde atua desde 2009. Neste museu, fez a curadoria da exposição Elementar: fazer junto (2023); idealizou os projetos: Semana das Culturas da Infância (2012-), Festival Corpo Palavra (2021-) e Histórias no Jardim (2022-).
Atividade presencial e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Vagas limitadas. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte
com Amanda Falcão, Amanda Alves e Caroline Machado
Brincar, ouvir histórias e fazer arte são algumas experiências promovidas pelo programa Família MAM. Elas estimulam a imaginação abrindo novas possibilidades de diálogo e interação entre familiares, crianças e amigos.
No desejo de aprofundar e desenvolver um trabalho contínuo com crianças pequenas, realizamos atividades específicas para bebês. As atividades abordam diversas linguagens artísticas, desde brincadeiras cantadas, experimentações com tintas naturais e contações de histórias que envolvem adultos e bebês, que participam descobrindo juntos novas possibilidades sensoriais e sensibilização.
É artista e educadora formada em bacharelado de Artes Visuais e licenciando Artes no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Já atuou em educativos de instituições culturais como Sesc Pompeia e Sesc 24 de Maio, e atualmente é educadora no MAM São Paulo. Em suas pesquisas, busca costurar a relação entre memória e o fazer artesanal e, também, investigar os processos sutis e interdisciplinares na mediação cultural e arte educação.
Amanda Alves Vilas Boas Oliveira ou Amanza é estudante de História da Arte na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formada em Técnico de Comunicação Visual. Realizou oficinas de desenho de observação no Safo Coletivo e foi organizadora do Slam Tiquatira em 2018. Em 2020 finalizou a Iniciação Científica sobre “Mapeamentos e reconhecimento dos coletivos culturais da COHAB II – Itaquera” pela Unifesp Zona Leste. Atualmente, é artista-educadora em museus, pesquisadora e fotojornalista. Suas produções se relacionam com o tema do direito à cidade, ocupação do espaço urbano e coletivos culturais periféricos.
Mulher, filha, neta e irmã. Formada em Artes Visuais e técnica em Dança. Trabalha como educadora e produtora cultural. Pesquisa corpo e memória no campo das artes visuais, da dança. Busca encontrar caminhos que encruzilhem a arte-educação onde a sabedoria dos nossos terreiros e quintais tragam novas possibilidades educativas.
Atividade presencial e gratuita, para famílias com crianças a partir de 2 anos, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Vagas limitadas. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do programa Família MAM
com MAM Educativo
Local: auditório Sesc Vila Mariana
O MAM Educativo convida o público a participar de uma visita mediada à exposição Jardim do MAM no Sesc . A proposta é uma troca de experiências e reflexões sobre os artistas e conceitos presentes na mostra.
Atividade presencial e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições no link via Sesc. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Domingo MAM
com MAM Educativo
Local: auditório Sesc Vila Mariana
Você conhece o Jardim de Esculturas do MAM? Nele existem mais de 30 esculturas feitas de diferentes materiais, dimensões e estilos, que juntas formam uma exposição de arte a céu aberto. Há esculturas abstratas, figurativas, algumas muito altas, outras do nosso tamanho ou menores, feitas de aço, de ferro, de alumínio, argamassa e até de madeira. Nesta oficina vamos nos inspirar em algumas obras de arte que partem da técnica de cortes e dobras e criaremos novas esculturas para o novo jardim.
Atividade presencial e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições no link via Sesc. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Família MAM
com MAM Educativo
Local: auditório Sesc Vila Mariana
O MAM Educativo convida o público a participar de uma visita mediada à exposição Jardim do MAM no Sesc. A proposta é uma troca de experiências e reflexões sobre os artistas e conceitos presentes na mostra.
Atividade presencial e aberta ao público. Vagas limitadas. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
créditos: Hisao Ohara, Pedra Torcida, 1985. Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo. Foto: Romulo Fialdini
Essa atividade faz parte do programa Domingo MAM
com Luna Aurora
Local: auditório Sesc Vila Mariana
A partir de interligações entre artistas transfemininas com o Museu de Arte Moderna de São Paulo, este encontro tem como intuito voltar a atenção coletiva para questões acerca do respeito e valorização aos debates de identidade de gênero. Paralelo a isso, reflexões pertinentes ao artístico e pedagógico que integra a pauta. Para tal, serão apresentados alguns disparadores poéticos, uma curadoria de artistas e jogos mediativos.
Luna Aurora Souto ou Luna Dy Córtes é beletrista pela Universidade de São Paulo, pós-graduanda em Arte e Educação pelo Centro Universitário Belas Artes, escritora, multiartista da palavra e educadora. Publicou Mem(orais): poéticas de uma Byxa-travesty preta de cortes pela editora Urutau em 2019 e Prospectos: feitiços entre o tempo, o vórtex, o eu e o eco pela mesma editora em 2023. Pesquisa as interdisciplinaridades de linguagens focando na escrita em conjunto com as discussões sobre identidade de gênero e travestilidades.
Atividade presencial e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições no link via Sesc. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte
com Leonardo Sassaki
Local: auditório Sesc Vila Mariana
A acessibilidade estética ou criativa podem abrir diversos novos caminhos para se repensar o acesso de pessoas e suas singularidades às obras de arte. Repensar o conceito de estética para algo além do sentido visual e como criar diálogos entre os outros sentidos de uma maneira criativa dentro de uma exposição de artes visuais, seja ela contemporânea ou não. Neste encontro, vamos refletir sobre o conceito de acessibilidade em museus para além da informação, trilhando maneiras de se construir experiências estéticas não visuais ricas para todos.
É educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, atualmente se especializando em educação inclusiva, investigando práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhou com educação não formal no terceiro setor e atualmente integra a equipe educativa do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Atividade presencial e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições no link via Sesc. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte
Acessibilidade e comunidade caminham juntas. A partir do acervo de objetos táteis e recursos de acessibilidade do MAM Educativo inspiradas em obras diversas da coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo, a ação coletiva entre educativos MAM e Centro de Memória Dorina Nowill para Cegos, convida o público para atividades que proporcionam a reflexão e a criatividade a partir da acessibilidade. A programação integra a agenda da Semana Nacional de Museus que em sua 23° edição recebe a temática: “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”
Local: Fundação Dorina Nowill para Cegos | Rua Doutor Diogo de Faria, 558 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Visitação aberta ao público: 12 a 14 de maio (segunda à quarta) 9h às 16h Telefone para contato: (11) 50870999 / (11)50870955
Atividade presencial e gratuita, para todos os públicos, com audiodescrição. Vagas limitadas. Inscrições via link Fundação Dorina Nowill para cegos. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do programa de visitação MAM
com Leonardo Sassaki e Alice Procter
O MAM Educativo convida o público de todas as idades para participar de uma visita educativa multissensorial em português e libras na exposição MAM São Paulo: encontros entre o moderno e o contemporâneo, em cartaz no Centro Cultural Fiesp . Nas visitas mediadas, diferentes leituras de mundo são desencadeadas e permitem a construção de sentido sobre questões que uma obra de arte pode trazer. Os diálogos que acontecem entre visitantes e o educativo instigam um olhar sensível e crítico sobre contextos diversos. Dessa reflexão parte-se para o exercício de experimentação criativa, que permite imaginar e criar novas possibilidades.
É educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, atualmente se especializando em educação inclusiva, investigando práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhou com educação não formal no terceiro setor e atualmente integra a equipe educativa do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Vive e respira arte, é surda e atua como artista, designer, ilustradora e professora de artes. Formada em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, técnica em Produção de Moda pelo Senac Lapa Faustolo e pós-graduanda em arte educação pelo Senac. Sempre procurando adquirir novos conhecimentos.
Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, para famílias com crianças de todas as idades, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Vagas limitadas. Inscrições com 30 minutos de antecedência. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do programa Família MAM
com Sansorai Oliveira e Leonardo Sassaki
Este encontro tem como intuito voltar a atenção coletiva para debates sobre racialidade e práticas de acessibilidade a partir dos saberes e fazeres dentro do educativo, compartilhando e trazendo reflexões através da mediação cultural em um museu de arte.
É educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, atualmente se especializando em educação inclusiva, investigando práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhou com educação não formal no terceiro setor e atualmente integra a equipe educativa do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
é educadora, psicóloga, atriz e produtora cultural. Desde 2004 é trabalhadora da cultura. Trabalhou em instituições como o CAISM Philippe Pinel, CEU’s, Fundação Bienal de São Paulo, Espaço Cultural Porto Seguro e unidades do SESC-SP. De 2006 a 2018 participou da II Trupe de Choque, grupo de pesquisa teatral da cidade de São Paulo. Atualmente, é educadora no MAM São Paulo e integra o coletivo de gestão da OKUPAÇÃO CULTURAL CORAGEM na Cohab 2 em Itaquera.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte
com Amanda Santos e Maria Ferreira
Experimentar as possibilidades plásticas, poéticas e pedagógicas dos materiais pode transformar as práticas e os espaços de educação em laboratórios criativos, onde as materialidades vão além do convencional. Neste encontro iremos apresentar algumas possibilidades práticas e poéticas de pensar e utilizar alguns materiais nos processos criativos e nas propostas pedagógicas.
É educadora, artista visual e designer. Seu percurso acadêmico é composto pela formação em Design Gráfico pela UMC; licenciatura em Artes Visuais pela FPA e segue em curso a pós-graduação A Natureza Que Somos Filosofias e Práticas para uma Atuação Genuína no Mundo pela A Casa Tombada. Atuou como professora de dança e atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua pesquisa permeia experimentações em diferentes linguagens artísticas nas quais é possível brincar. Acredita que a infância é um estado de se viver que não se limita a uma única fase da vida e que os pássaros estão entre os seres mais criativos desta Terra.
É artista, educadora, produtora cultural, artesã e fotógrafa. Possui licenciatura em História e pós-graduanda em História, Sociedade e Cultura. Atua há quinze anos em instituições culturais como Itaú Cultural, Espaço Cultural Porto Seguro, CCBB e unidades do SESC-SP. Na educação, desenvolve pesquisa sobre o potencial da prática lúdico-construtiva na mediação de linguagens artísticas, elaborando materiais educativos, publicações, oficinas e vivências.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a Arte.
com Mafuane Oliveira
Tendo a oralidade e a literatura como fio condutor do encontro, esta proposta pretende estimular as/os participantes a atuarem como mediadores no diálogo entre escola, instituições culturais e das diferentes vozes da sociedade brasileira. Vamos refletir sobre formas de integrar o universo da tradição oral, valores civilizatórios afro ameríndios e de diferentes grupos sócio-raciais ao nosso cotidiano, recriando alternativas de contraponto ao modelo escolar hegemônico e eurocêntrico.
É pesquisadora, educadora, contadora de histórias e mestranda no Instituto de Artes da UNESP. Tem dedicado suas pesquisas aos temas da memória, performance, oralidade, oralituras afrobrasileiras, literatura infanto-juvenil e culturas da infância. É criadora da Cia Chaveiroeiro, projeto de narração de histórias e formação de professores, voltada a pesquisa, difusão e transcriação de narrativas tradicionais africanas e afro-luso-ameríndias. Também é apresentadora do programa Contos Rá Tim Bum e co-autora do livro infanto-juvenil Mesma Nova História.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a Arte.
com Fátima Freire
Partindo do que nomeia como pedagogia da subjetividade, a pedagoga Fátima Freire, autora do livro Quem educa marca o corpo do outro, nos conduz em um encontro que visa a prática da reflexão sobre o nosso agir ao pensar, sobre o que buscamos na área da educação, sobre as marcas de vida que estão no nosso corpo e enquanto educadores devemos ressignificá-las, e sobre que caminhos podemos construir atuando com crianças.
Fátima Freire Dowbor é formada em Pedagogia pela PUC de São Paulo e também possui graduação em Filosofia pela Universidade de Coimbra, em Línguas Romanas, pela Universidade de Varsóvia, e em Psicopedagogia, pelo Instituto Jaques Rousseau. Já atuou como educadora em diversos países e atualmente presta assessoria pedagógica a diversas instituições, além de integrar o conselho do Instituto Paulo Freire.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a Arte.
com Mirela Estelles e Amanda Falcão
Os percursos poético-musicais no programa Família MAM foram pensados para acolher bebês e suas famílias nas exposições de arte do museu, propondo experiências lúdicas, artísticas e educativas no ambiente do museu. Utilizando jogos musicais, rodas de versos e cantos da cultura tradicional da infância para mediar e aproximar as obras do público, procuram promover a memória cultural por meio da experimentação e do brincar. Neste encontro a educadora Mirela Estelles compartilha suas vivências nas exposições temporárias e no Jardim de Esculturas, integrando cantigas e brincadeiras ao diálogo com o público. Ainda na perspectiva das diversas formas de pensar a educação nos museus, a educadora Amanda Falcão alinhava uma reflexão sobre o entrelaçar dos processos artesanais aos processos pedagógico nos contextos em que o aprender e o ensinar se encontram, se modificam, brincam e jogam entre suas posições e transformações.

É mediadora cultural que investiga os desdobramentos da narração de histórias na educação em museus e exposições de arte. Estudou comunicação das artes do corpo na PUC-SP e especializou-se em linguagens da arte no Centro Universitário MariAntonia, onde iniciou as pesquisas e atividades do projeto Histórias para Ver e Ouvir (2011-). Com experiência em arte contemporânea, educação, livro e leitura, culturas da infância, patrimônio imaterial e públicos de museus, realiza a curadoria de exposições e de projetos educativos em escolas, livrarias, bibliotecas, museus e outras instituições culturais, com atenção aos aspectos de acessibilidade e diversidade na gestão cultural de equipes multidisciplinares. Atualmente, coordena a área de educação do Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde atua desde 2009. Neste museu, fez a curadoria da exposição Elementar: fazer junto (2023); idealizou os projetos: Semana das Culturas da Infância (2012-), Festival Corpo Palavra (2021-) e Histórias no Jardim (2022-).
É artista e educadora formada em bacharelado de Artes Visuais e licenciando Artes no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Já atuou em educativos de instituições culturais como Sesc Pompeia e Sesc 24 de Maio, e atualmente é educadora no MAM São Paulo. Em suas pesquisas, busca costurar a relação entre memória e o fazer artesanal e, também, investigar os processos sutis e interdisciplinares na mediação cultural e arte educação.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte
com Sansorai Oliveira e Leonardo Sassaki
Este encontro tem como intuito voltar a atenção coletiva para debates sobre racialidade e práticas de acessibilidade a partir dos saberes e fazeres dentro do educativo, compartilhando e trazendo reflexões através da mediação cultural em um museu de arte.
É educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, atualmente se especializando em educação inclusiva, investigando práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhou com educação não formal no terceiro setor e atualmente integra a equipe educativa do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
é educadora, psicóloga, atriz e produtora cultural. Desde 2004 é trabalhadora da cultura. Trabalhou em instituições como o CAISM Philippe Pinel, CEU’s, Fundação Bienal de São Paulo, Espaço Cultural Porto Seguro e unidades do SESC-SP. De 2006 a 2018 participou da II Trupe de Choque, grupo de pesquisa teatral da cidade de São Paulo. Atualmente, é educadora no MAM São Paulo e integra o coletivo de gestão da OKUPAÇÃO CULTURAL CORAGEM na Cohab 2 em Itaquera.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte
com Mirela Estelles e Amanda Falcão
Os percursos poético-musicais no programa Família MAM foram pensados para acolher bebês e suas famílias nas exposições de arte do museu, propondo experiências lúdicas, artísticas e educativas no ambiente do museu. Utilizando jogos musicais, rodas de versos e cantos da cultura tradicional da infância para mediar e aproximar as obras do público, procuram promover a memória cultural por meio da experimentação e do brincar. Neste encontro a educadora Mirela Estelles compartilha suas vivências nas exposições temporárias e no Jardim de Esculturas, integrando cantigas e brincadeiras ao diálogo com o público. Ainda na perspectiva das diversas formas de pensar a educação nos museus, a educadora Amanda Falcão alinhava uma reflexão sobre o entrelaçar dos processos artesanais aos processos pedagógico nos contextos em que o aprender e o ensinar se encontram, se modificam, brincam e jogam entre suas posições e transformações.

É mediadora cultural que investiga os desdobramentos da narração de histórias na educação em museus e exposições de arte. Estudou comunicação das artes do corpo na PUC-SP e especializou-se em linguagens da arte no Centro Universitário MariAntonia, onde iniciou as pesquisas e atividades do projeto Histórias para Ver e Ouvir (2011-). Com experiência em arte contemporânea, educação, livro e leitura, culturas da infância, patrimônio imaterial e públicos de museus, realiza a curadoria de exposições e de projetos educativos em escolas, livrarias, bibliotecas, museus e outras instituições culturais, com atenção aos aspectos de acessibilidade e diversidade na gestão cultural de equipes multidisciplinares. Atualmente, coordena a área de educação do Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde atua desde 2009. Neste museu, fez a curadoria da exposição Elementar: fazer junto (2023); idealizou os projetos: Semana das Culturas da Infância (2012-), Festival Corpo Palavra (2021-) e Histórias no Jardim (2022-).
É artista e educadora formada em bacharelado de Artes Visuais e licenciando Artes no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Já atuou em educativos de instituições culturais como Sesc Pompeia e Sesc 24 de Maio, e atualmente é educadora no MAM São Paulo. Em suas pesquisas, busca costurar a relação entre memória e o fazer artesanal e, também, investigar os processos sutis e interdisciplinares na mediação cultural e arte educação.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte
com Sansorai Oliveira e Leonardo Sassaki
Este encontro tem como intuito voltar a atenção coletiva para debates sobre racialidade e práticas de acessibilidade a partir dos saberes e fazeres dentro do educativo, compartilhando e trazendo reflexões através da mediação cultural em um museu de arte.
É educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, atualmente se especializando em educação inclusiva, investigando práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhou com educação não formal no terceiro setor e atualmente integra a equipe educativa do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
é educadora, psicóloga, atriz e produtora cultural. Desde 2004 é trabalhadora da cultura. Trabalhou em instituições como o CAISM Philippe Pinel, CEU’s, Fundação Bienal de São Paulo, Espaço Cultural Porto Seguro e unidades do SESC-SP. De 2006 a 2018 participou da II Trupe de Choque, grupo de pesquisa teatral da cidade de São Paulo. Atualmente, é educadora no MAM São Paulo e integra o coletivo de gestão da OKUPAÇÃO CULTURAL CORAGEM na Cohab 2 em Itaquera.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte
Local: MAC USP
com Rafael RG e MIR Estúdio
Nesta performance um ambiente imersivo onde luz, palavra e astronomia se conectam. Nesse espaço, narrativas que exploram as relações entre a astronomia e a criação de rotas de fuga de pessoas negras escravizadas se entrelaçam com histórias afetivas, construindo uma rede de memórias e conexões que atravessam o tempo.
Rafael RG (1986) Vive e trabalha entre Guarulhos (SP), São Luís do Maranhão (MA) Recife (PE). É formado em Artes Visuais pela Belas Artes de São Paulo. (Bolsista PROUNI – 2010). Participou de mostras e festivais em cidades do Brasil e em outros países. Recebeu, entre outras premiações, o 1º Prêmio Foco ArtRio, o Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio/ IPHAN, o Prêmio aquisição do Centro Cultural São Paulo, Bolsa Iberê Camargo para residência no Künstlerhaus Bremen (Alemanha), Bolsa Pampulha para residência no Museu de Arte da Pampulha (MG), entre suas residências recentes estão Gasworks em Londres (2018) Black Rock Senegal em Dakar (2019), Triangle France – Astérides em Marseile (2020) e YBYTU (2021) e Residência artística da FAAP (2022) ambas em São Paulo, The 55 project, Miami (2022) e Palais do Tokyo em Paris (2023).
Em sua prática artística, RG costuma trazer duas fontes para construção de seus trabalhos: uma documental e outra afetiva, em geral por meio do uso de documentos garimpados em arquivos institucionais ou pessoais associados a narrativas que podem envolver sua pessoa ou um alter ego. A interação entre essas territorialidades resulta em obras que quase sempre se aproximam de uma ficção, ou de uma noção tensa de ficcionalidade. Relações afetivas e sexuais e suas implicações políticas, e questões de identidade racial têm sido suas áreas de interesse atuais. Essas pesquisas geralmente se desdobram em workshops, instalações, textos performativos, publicações e objetos.
A MIR é um estúdio especializado em criar experiências através da tecnologia. Encabeçado pelos mineiros Brayhan Hawryliszyn, Breno Barreto e Yonanda Santos, o estúdio desenvolve ambientes imersivos, instalações interativas, video mapping e todo tipo de ação que integra arte, design e tecnologia. Fundada em 2012, a MIR já criou obras como Cobra Arco Íris/ Bo’eda Pirõ em parceria com Daiara Tukano, Abissal, Drusa e Infinito Perpétuo. Também desenvolveu exposições como 50 anos em 5 atos, em comemoração aos 50 anos do Palácio das Artes e fez parte da concepção de aparelhos culturais como o Centro de Memória Usiminas em Ipatinga e o Museu da Gruta do Maquiné em Cordisburgo.
Acessível em Libras. Atividade presencial para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições com MAM Educativo na recepção do MAC USP. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do Contatos com a arte
Local: MAC USP
com Amanda Paralela e Amanza Alves
O MAM Educativo convida as crianças de todas as idades para participar de uma visita educativa com narrações de histórias no 38º Panorama da Arte Brasileira: 1000º. O percurso que passará pelas obras contará com brincadeiras e canções do repertório da cultura das infâncias.
É educadora, artista visual e designer. Seu percurso acadêmico é composto pela formação em Design Gráfico pela UMC; licenciatura em Artes Visuais pela FPA e segue em curso a pós-graduação A Natureza Que Somos Filosofias e Práticas para uma Atuação Genuína no Mundo pela A Casa Tombada. Atuou como professora de dança e atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua pesquisa permeia experimentações em diferentes linguagens artísticas nas quais é possível brincar. Acredita que a infância é um estado de se viver que não se limita a uma única fase da vida e que os pássaros estão entre os seres mais criativos desta Terra.
Amanda Alves Vilas Boas Oliveira ou Amanza é estudante de História da Arte na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formada em Técnico de Comunicação Visual. Realizou oficinas de desenho de observação no Safo Coletivo e foi organizadora do Slam Tiquatira em 2018. Em 2020 finalizou a Iniciação Científica sobre “Mapeamentos e reconhecimento dos coletivos culturais da COHAB II – Itaquera” pela Unifesp Zona Leste. Atualmente, é artista-educadora em museus, pesquisadora e fotojornalista. Suas produções se relacionam com o tema do direito à cidade, ocupação do espaço urbano e coletivos culturais periféricos.
Atividade presencial e gratuita, para famílias com crianças de todas as idades, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Vagas limitadas. No 3º andar do prédio MAC USP, na exposição 38ª Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus. Inscrições com MAM Educativo na recepção do MAC USP com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do Família MAM
Local: MAC USP
com Yeejide, André Moraes e Eduardo Duetho
O corpo como espaço sagrado e templo da criação. Nesta oficina serão propostos nove exercícios de dança que exploram movimentações da dança contemporânea e das danças tradicionais dos terreiros, além do som do atabaque, tocado ao vivo, que permeia todo o encontro, como possibilitadores da imersão corporal que autorreferenciem e contribuam para os processos de criação e mitologias pessoais.
Dançarina e artista visual, pesquisa cultura popular e tradições afro-diaspóricas. Acredita que as tradições de terreiro, memórias, imaginário popular e a conexão com a natureza são estímulos de conexão do pensamento e consciência da relação do corpo com os espaços em que habita.
Maranhense residente no bairro do Ipiranga/Heliópolis há 24 anos, é ogã na umbanda e atualmente estuda os toques do candomblé ketu.
Ogã e Opa Otun no Ilê Àse Bomin, de Nação Ketu, atua há doze anos como produtor cultural, especializado em projetos culturais, gestão de eventos e produção musical. Apaixonado pela valorização da cultura e pelo impacto social por meio da arte e da educação.
Atividade presencial e gratuita, aberta ao público, ponto de encontro com MAM Educativo na recepção do MAC USP. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do Domingo MAM
Local: MAC USP
com MAM Educativo
O MAM Educativo convida as crianças de todas as idades para participar de uma visita educativa com experiência poética no 38° Panorama da Arte Brasileira. Nas visitas mediadas, diferentes leituras de mundo são desencadeadas e permitem a construção de sentido sobre questões que uma obra de arte pode trazer. Os diálogos que acontecem entre visitantes e o educativo instigam um olhar sensível e crítico sobre contextos diversos. Dessa reflexão parte-se para o exercício de experimentação criativa, que permite imaginar e criar novas possibilidades. As experiências poéticas podem ser atividades de ateliê, criação de versos e histórias, dinâmicas corporais ou outras proposições que estimulam a construção de sentido pelo contato com a criação artística. São situações de experimentação que passeiam por campos em que os resultados não são previsíveis.
Atividade presencial e gratuita, para famílias com crianças de todas as idades, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Vagas limitadas. No 3º andar do prédio MAC USP, na exposição 38ª Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus. Inscrições com MAM Educativo na recepção do MAC USP com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do programa Família MAM.
Local: MAC USP
com MAM educativo
O MAM Educativo convida as crianças de todas as idades para participar de uma visita educativa com experiência poética no 38° Panorama da Arte Brasileira. Nas visitas mediadas, diferentes leituras de mundo são desencadeadas e permitem a construção de sentido sobre questões que uma obra de arte pode trazer. Os diálogos que acontecem entre visitantes e o educativo instigam um olhar sensível e crítico sobre contextos diversos. Dessa reflexão parte-se para o exercício de experimentação criativa, que permite imaginar e criar novas possibilidades. As experiências poéticas podem ser atividades de ateliê, criação de versos e histórias, dinâmicas corporais ou outras proposições que estimulam a construção de sentido pelo contato com a criação artística. São situações de experimentação que passeiam por campos em que os resultados não são previsíveis.
Atividade presencial para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. No 3º andar do prédio MAC USP, na exposição 38ª Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus. Inscrições com MAM Educativo na recepção do MAC USP. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do Contatos com a arte
Local: MAC USP
com Fábio de Sá
O Visual Vernacular (VV) é um recurso estético próprio da língua de sinais. Ele está presente no dia a dia da língua e da comunidade surda, em sua literatura, poesia, assim como na música e no teatro. Através dele, uma imagem é narrada para além dos signos das palavras.
Fábio de Sá é formado em Letras/LIBRAS, fez curso de teatro em acessibilidade. É professor, ator, artista, consultor de peça de teatro em libras e revisor de LIBRAS. Atuou como professor de Libras na PUC-SP, CES Rio Branco e Senac. Ministrou workshops de Visual Vernacular em países como Chile, Colômbia, Costa Rica e Brasil. Apresentou poesias utilizando o Visual Vernacular e Poesia em Libras na França, Chile, Colômbia, Japão e Brasil. Participou do Festival Clin d’Oeil na França e do Septimo Festival Internacional Arte Sordo Visual Vernacular em 2019.
Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, aberta ao público, ponto de encontro com MAM Educativo na recepção do MAC USP. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do Domingo MAM
Local: MAC USP
com Vivian Catenacci
Brincadeiras da cultura das infâncias brasileiras que têm a nossa fauna e flora como tema e colocam o corpo e a imaginação das crianças em movimento.
Vivian Catenacci é antropóloga, produtora rural e cultural, mãe brincante, artista narradora e escutadeira de histórias. Realiza rodas de contos e desenvolve pesquisas, projetos de formação e vivências intergeracionais sobre o livre brincar e aprender; narração oral e mediação de leitura desde os bebês. Co-idealizadora e produtora do Núcleo Boca da Mata – Agroecologia e Cultura, em Piracaia-SP. Integra o GT Infâncias da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e o Coletivo Portal das Histórias ( www.portaldashistorias.com.br).
Atividade presencial e gratuita, para famílias com crianças de todas as idades, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Inscrições com MAM Educativo na recepção do MAC USP com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do Família MAM
Local: MAC USP
com Vivian Catenacci
Pequenas narrativas e brincadeiras com palavras, que compõem o repertório tradicional das infâncias brasileiras, desde o começo da vida. O tema destas histórias e brinquedos cantados e ritmados são os bichos e os seres encantados que habitam as águas dos nossos ribeirões, lagos, lagoas, rios e mares.
Vivian Catenacci é antropóloga, produtora rural e cultural, mãe brincante, artista narradora e escutadeira de histórias. Realiza rodas de contos e desenvolve pesquisas, projetos de formação e vivências intergeracionais sobre o livre brincar e aprender; narração oral e mediação de leitura desde os bebês. Co-idealizadora e produtora do Núcleo Boca da Mata – Agroecologia e Cultura, em Piracaia-SP. Integra o GT Infâncias da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e o Coletivo Portal das Histórias ( www.portaldashistorias.com.br).
Atividade presencial e gratuita, para famílias com bebês desde a barriga até os 2 anos de idade, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Vagas limitadas. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAC. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Essa atividade faz parte do Família MAM
Local: MAC USP
com Yeejide, André Moraes e Eduardo Duetho
O corpo como espaço sagrado e templo da criação. Nesta oficina serão propostos nove exercícios de dança que exploram movimentações da dança contemporânea e das danças tradicionais dos terreiros, além do som do atabaque, tocado ao vivo, que permeia todo o encontro, como possibilitadores da imersão corporal que autorreferenciem e contribuam para os processos de criação e mitologias pessoais.
Dançarina e artista visual, pesquisa cultura popular e tradições afro-diaspóricas. Acredita que as tradições de terreiro, memórias, imaginário popular e a conexão com a natureza são estímulos de conexão do pensamento e consciência da relação do corpo com os espaços em que habita.
Maranhense residente no bairro do Ipiranga/Heliópolis há 24 anos, é ogã na umbanda e atualmente estuda os toques do candomblé ketu.
Ogã e Opa Otun no Ilê Àse Bomin, de Nação Ketu, atua há doze anos como produtor cultural, especializado em projetos culturais, gestão de eventos e produção musical. Apaixonado pela valorização da cultura e pelo impacto social por meio da arte e da educação.
Atividade presencial e gratuita, aberta ao público, ponto de encontro com MAM Educativo na recepção do MAC USP. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do Domingo MAM
Local: MAC USP
com Leonardo Sassaki e Alice Procter
O MAM Educativo convida o público de todas as idades para participar de uma visita educativa multissensorial em português e libras no 38° Panorama da Arte Brasileira. Nas visitas mediadas, diferentes leituras de mundo são desencadeadas e permitem a construção de sentido sobre questões que uma obra de arte pode trazer. Os diálogos que acontecem entre visitantes e o educativo instigam um olhar sensível e crítico sobre contextos diversos. Dessa reflexão parte-se para o exercício de experimentação criativa, que permite imaginar e criar novas possibilidades.
É educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, atualmente se especializando em educação inclusiva, investigando práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhou com educação não formal no terceiro setor e atualmente integra a equipe educativa do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Vive e respira arte, é surda e atua como artista, designer, ilustradora e professora de artes. Formada em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, técnica em Produção de Moda pelo Senac Lapa Faustolo e pós-graduanda em arte educação pelo Senac. Sempre procurando adquirir novos conhecimentos.
Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, para famílias com crianças de todas as idades, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Vagas limitadas. No 3º andar do prédio MAC USP, na exposição 38ª Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus. Inscrições com MAM Educativo na recepção do MAC USP com 30 minutos de antecedência. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do Domingo MAM
Local: MAC USP
com Tâmara David e MAM Educativo
Inspirado na exposição “38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus”, o percurso poético musical com Tâmara Davi e MAM educativo propõem uma relação entre as artes visuais presentes na exposição e a música brasileira.
Mineira de Belo Horizonte, é atriz, cantora, educadora e produtora cultural radicada em São Paulo, atuando há mais de 17 anos no carnaval e nos palcos da cidade. Integrou grupos, cantou e gravou com artistas como Bukassa Kabengele, Lenna Bahule, Nega Duda, Ilú Obá de Min, Festa da Massa e Samba Negras em Marcha. Desenvolve preparação vocal dramatúrgica para grupos de Teatro e ministra aulas e oficinas voltadas ao estudo da voz e interpretação com ênfase em canto e consciência corporal para músicos, atores e educadores.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do Família MAM
Local: MAC USP
com Ateliê Quero Quero
Criar espaços de aprendizagem para crianças envolve pensar no conceito de espaço educador. Implica em observar qualidades essenciais para organização de ambientes na escola visando a autonomia, identidade, pertencimento das crianças bem como os objetivos de aprendizagem propostos no currículo. Nesta conversa serão abordados fundamentos e critérios para a organização de ambientes de aprendizagem em diálogo com as concepções de infância e de aprendizagem.
Karen Ramos é sócia fundadora/diretora de projetos do Ateliê Quero Quero marcenaria inventiva que tem como foco os espaços de aprendizagem. É licenciada em Pedagogia, especialista em gestão escolar, Mestre em História e historiografia da Educação e Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Ministra cursos de formação de professores na Rede pública e particular de ensino. Já atuou como coordenadora de núcleos de educação de 0 a 3 anos e 3 a 6 e também no Ensino Fundamental I. Realiza grupos de estudos como estratégia formativa sobre a abordagem Reggio Emília, Emmi Pikler, Projetos investigativos, documentação pedagógica e Arquitetura Escolar com enfoque no espaço educador. Fez cursos de aprofundamento na Itália, Peru, Canadá e Argentina sobre abordagem Reggio Emília.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do Contatos com a arte + marcenaria no MAM