com MAM Educativo
Local: auditório Sesc Vila Mariana
O MAM Educativo convida o público a participar de uma visita mediada à exposição Jardim do MAM no Sesc. A proposta é uma troca de experiências e reflexões sobre os artistas e conceitos presentes na mostra.
Atividade presencial e aberta ao público. Vagas limitadas. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
créditos: Hisao Ohara, Pedra Torcida, 1985. Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo. Foto: Romulo Fialdini
Essa atividade faz parte do programa Domingo MAM
com Luna Aurora
Local: auditório Sesc Vila Mariana
A partir de interligações entre artistas transfemininas com o Museu de Arte Moderna de São Paulo, este encontro tem como intuito voltar a atenção coletiva para questões acerca do respeito e valorização aos debates de identidade de gênero. Paralelo a isso, reflexões pertinentes ao artístico e pedagógico que integra a pauta. Para tal, serão apresentados alguns disparadores poéticos, uma curadoria de artistas e jogos mediativos.
Luna Aurora Souto ou Luna Dy Córtes é beletrista pela Universidade de São Paulo, pós-graduanda em Arte e Educação pelo Centro Universitário Belas Artes, escritora, multiartista da palavra e educadora. Publicou Mem(orais): poéticas de uma Byxa-travesty preta de cortes pela editora Urutau em 2019 e Prospectos: feitiços entre o tempo, o vórtex, o eu e o eco pela mesma editora em 2023. Pesquisa as interdisciplinaridades de linguagens focando na escrita em conjunto com as discussões sobre identidade de gênero e travestilidades.
Atividade presencial e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições no link via Sesc. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte
com Leonardo Sassaki
Local: auditório Sesc Vila Mariana
A acessibilidade estética ou criativa podem abrir diversos novos caminhos para se repensar o acesso de pessoas e suas singularidades às obras de arte. Repensar o conceito de estética para algo além do sentido visual e como criar diálogos entre os outros sentidos de uma maneira criativa dentro de uma exposição de artes visuais, seja ela contemporânea ou não. Neste encontro, vamos refletir sobre o conceito de acessibilidade em museus para além da informação, trilhando maneiras de se construir experiências estéticas não visuais ricas para todos.
É educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, especialista em educação inclusiva e audiodescrição, investiga práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhou com educação não formal no terceiro setor nas áreas de assistência social e educação, fez parte do MAM Educativo e atualmente ocupa o cargo de Analista de Diversidade e Acessibilidade do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Também é idealizador da “Sentindo os Sentidos”, empresa prestadora de serviços em acessibilidade e arte educação.
Atividade presencial e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições no link via Sesc. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte
Acessibilidade e comunidade caminham juntas. A partir do acervo de objetos táteis e recursos de acessibilidade do MAM Educativo inspiradas em obras diversas da coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo, a ação coletiva entre educativos MAM e Centro de Memória Dorina Nowill para Cegos, convida o público para atividades que proporcionam a reflexão e a criatividade a partir da acessibilidade. A programação integra a agenda da Semana Nacional de Museus que em sua 23° edição recebe a temática: “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”
Local: Fundação Dorina Nowill para Cegos | Rua Doutor Diogo de Faria, 558 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Visitação aberta ao público: 12 a 14 de maio (segunda à quarta) 9h às 16h Telefone para contato: (11) 50870999 / (11)50870955
Atividade presencial e gratuita, para todos os públicos, com audiodescrição. Vagas limitadas. Inscrições via link Fundação Dorina Nowill para cegos. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do programa de visitação MAM
com Leonardo Sassaki e Alice Procter
O MAM Educativo convida o público de todas as idades para participar de uma visita educativa multissensorial em português e libras na exposição MAM São Paulo: encontros entre o moderno e o contemporâneo, em cartaz no Centro Cultural Fiesp . Nas visitas mediadas, diferentes leituras de mundo são desencadeadas e permitem a construção de sentido sobre questões que uma obra de arte pode trazer. Os diálogos que acontecem entre visitantes e o educativo instigam um olhar sensível e crítico sobre contextos diversos. Dessa reflexão parte-se para o exercício de experimentação criativa, que permite imaginar e criar novas possibilidades.
É educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, especialista em educação inclusiva e audiodescrição, investiga práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhou com educação não formal no terceiro setor nas áreas de assistência social e educação, fez parte do MAM Educativo e atualmente ocupa o cargo de Analista de Diversidade e Acessibilidade do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Também é idealizador da “Sentindo os Sentidos”, empresa prestadora de serviços em acessibilidade e arte educação.
Vive e respira arte, é surda e atua como artista, designer, ilustradora e professora de artes. Formada em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, técnica em Produção de Moda pelo Senac Lapa Faustolo e pós-graduanda em arte educação pelo Senac. Sempre procurando adquirir novos conhecimentos.
Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, para famílias com crianças de todas as idades, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Vagas limitadas. Inscrições com 30 minutos de antecedência. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do programa Família MAM
com Sansorai Oliveira e Leonardo Sassaki
Este encontro tem como intuito voltar a atenção coletiva para debates sobre racialidade e práticas de acessibilidade a partir dos saberes e fazeres dentro do educativo, compartilhando e trazendo reflexões através da mediação cultural em um museu de arte.
É educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, especialista em educação inclusiva e audiodescrição, investiga práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhou com educação não formal no terceiro setor nas áreas de assistência social e educação, fez parte do MAM Educativo e atualmente ocupa o cargo de Analista de Diversidade e Acessibilidade do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Também é idealizador da “Sentindo os Sentidos”, empresa prestadora de serviços em acessibilidade e arte educação.
é educadora, psicóloga, atriz e produtora cultural. Desde 2004 é trabalhadora da cultura. Trabalhou em instituições como o CAISM Philippe Pinel, CEU’s, Fundação Bienal de São Paulo, Espaço Cultural Porto Seguro e unidades do SESC-SP. De 2006 a 2018 participou da II Trupe de Choque, grupo de pesquisa teatral da cidade de São Paulo. Atualmente, é educadora no MAM São Paulo e integra o coletivo de gestão da OKUPAÇÃO CULTURAL CORAGEM na Cohab 2 em Itaquera.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte
com Amanda Santos e Maria Ferreira
Experimentar as possibilidades plásticas, poéticas e pedagógicas dos materiais pode transformar as práticas e os espaços de educação em laboratórios criativos, onde as materialidades vão além do convencional. Neste encontro iremos apresentar algumas possibilidades práticas e poéticas de pensar e utilizar alguns materiais nos processos criativos e nas propostas pedagógicas.
É educadora, artista visual e designer. Seu percurso acadêmico é composto pela formação em Design Gráfico pela UMC; licenciatura em Artes Visuais pela FPA e segue em curso a pós-graduação A Natureza Que Somos Filosofias e Práticas para uma Atuação Genuína no Mundo pela A Casa Tombada. Atuou como professora de dança e atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua pesquisa permeia experimentações em diferentes linguagens artísticas nas quais é possível brincar. Acredita que a infância é um estado de se viver que não se limita a uma única fase da vida e que os pássaros estão entre os seres mais criativos desta Terra.
É artista, educadora, produtora cultural, artesã e fotógrafa. Possui licenciatura em História e pós-graduanda em História, Sociedade e Cultura. Atua há quinze anos em instituições culturais como Itaú Cultural, Espaço Cultural Porto Seguro, CCBB e unidades do SESC-SP. Na educação, desenvolve pesquisa sobre o potencial da prática lúdico-construtiva na mediação de linguagens artísticas, elaborando materiais educativos, publicações, oficinas e vivências.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a Arte.
com Mafuane Oliveira
Tendo a oralidade e a literatura como fio condutor do encontro, esta proposta pretende estimular as/os participantes a atuarem como mediadores no diálogo entre escola, instituições culturais e das diferentes vozes da sociedade brasileira. Vamos refletir sobre formas de integrar o universo da tradição oral, valores civilizatórios afro ameríndios e de diferentes grupos sócio-raciais ao nosso cotidiano, recriando alternativas de contraponto ao modelo escolar hegemônico e eurocêntrico.
É pesquisadora, educadora, contadora de histórias e mestranda no Instituto de Artes da UNESP. Tem dedicado suas pesquisas aos temas da memória, performance, oralidade, oralituras afrobrasileiras, literatura infanto-juvenil e culturas da infância. É criadora da Cia Chaveiroeiro, projeto de narração de histórias e formação de professores, voltada a pesquisa, difusão e transcriação de narrativas tradicionais africanas e afro-luso-ameríndias. Também é apresentadora do programa Contos Rá Tim Bum e co-autora do livro infanto-juvenil Mesma Nova História.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a Arte.
com Fátima Freire
Partindo do que nomeia como pedagogia da subjetividade, a pedagoga Fátima Freire, autora do livro Quem educa marca o corpo do outro, nos conduz em um encontro que visa a prática da reflexão sobre o nosso agir ao pensar, sobre o que buscamos na área da educação, sobre as marcas de vida que estão no nosso corpo e enquanto educadores devemos ressignificá-las, e sobre que caminhos podemos construir atuando com crianças.
Fátima Freire Dowbor é formada em Pedagogia pela PUC de São Paulo e também possui graduação em Filosofia pela Universidade de Coimbra, em Línguas Romanas, pela Universidade de Varsóvia, e em Psicopedagogia, pelo Instituto Jaques Rousseau. Já atuou como educadora em diversos países e atualmente presta assessoria pedagógica a diversas instituições, além de integrar o conselho do Instituto Paulo Freire.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a Arte.
com Mirela Estelles e Amanda Falcão
Os percursos poético-musicais no programa Família MAM foram pensados para acolher bebês e suas famílias nas exposições de arte do museu, propondo experiências lúdicas, artísticas e educativas no ambiente do museu. Utilizando jogos musicais, rodas de versos e cantos da cultura tradicional da infância para mediar e aproximar as obras do público, procuram promover a memória cultural por meio da experimentação e do brincar. Neste encontro a educadora Mirela Estelles compartilha suas vivências nas exposições temporárias e no Jardim de Esculturas, integrando cantigas e brincadeiras ao diálogo com o público. Ainda na perspectiva das diversas formas de pensar a educação nos museus, a educadora Amanda Falcão alinhava uma reflexão sobre o entrelaçar dos processos artesanais aos processos pedagógico nos contextos em que o aprender e o ensinar se encontram, se modificam, brincam e jogam entre suas posições e transformações.

É mediadora cultural que investiga os desdobramentos da narração de histórias na educação em museus e exposições de arte. Estudou comunicação das artes do corpo na PUC-SP e especializou-se em linguagens da arte no Centro Universitário MariAntonia, onde iniciou as pesquisas e atividades do projeto Histórias para Ver e Ouvir (2011-). Com experiência em arte contemporânea, educação, livro e leitura, culturas da infância, patrimônio imaterial e públicos de museus, realiza a curadoria de exposições e de projetos educativos em escolas, livrarias, bibliotecas, museus e outras instituições culturais, com atenção aos aspectos de acessibilidade e diversidade na gestão cultural de equipes multidisciplinares. Atualmente, coordena a área de educação do Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde atua desde 2009. Neste museu, fez a curadoria da exposição Elementar: fazer junto (2023); idealizou os projetos: Semana das Culturas da Infância (2012-), Festival Corpo Palavra (2021-) e Histórias no Jardim (2022-).
É artista e educadora formada em bacharelado de Artes Visuais e licenciando Artes no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Já atuou em educativos de instituições culturais como Sesc Pompeia e Sesc 24 de Maio, e atualmente é educadora no MAM São Paulo. Em suas pesquisas, busca costurar a relação entre memória e o fazer artesanal e, também, investigar os processos sutis e interdisciplinares na mediação cultural e arte educação.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte
com Sansorai Oliveira e Leonardo Sassaki
Este encontro tem como intuito voltar a atenção coletiva para debates sobre racialidade e práticas de acessibilidade a partir dos saberes e fazeres dentro do educativo, compartilhando e trazendo reflexões através da mediação cultural em um museu de arte.
É educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, especialista em educação inclusiva e audiodescrição, investiga práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhou com educação não formal no terceiro setor nas áreas de assistência social e educação, fez parte do MAM Educativo e atualmente ocupa o cargo de Analista de Diversidade e Acessibilidade do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Também é idealizador da “Sentindo os Sentidos”, empresa prestadora de serviços em acessibilidade e arte educação.
é educadora, psicóloga, atriz e produtora cultural. Desde 2004 é trabalhadora da cultura. Trabalhou em instituições como o CAISM Philippe Pinel, CEU’s, Fundação Bienal de São Paulo, Espaço Cultural Porto Seguro e unidades do SESC-SP. De 2006 a 2018 participou da II Trupe de Choque, grupo de pesquisa teatral da cidade de São Paulo. Atualmente, é educadora no MAM São Paulo e integra o coletivo de gestão da OKUPAÇÃO CULTURAL CORAGEM na Cohab 2 em Itaquera.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte
com Mirela Estelles e Amanda Falcão
Os percursos poético-musicais no programa Família MAM foram pensados para acolher bebês e suas famílias nas exposições de arte do museu, propondo experiências lúdicas, artísticas e educativas no ambiente do museu. Utilizando jogos musicais, rodas de versos e cantos da cultura tradicional da infância para mediar e aproximar as obras do público, procuram promover a memória cultural por meio da experimentação e do brincar. Neste encontro a educadora Mirela Estelles compartilha suas vivências nas exposições temporárias e no Jardim de Esculturas, integrando cantigas e brincadeiras ao diálogo com o público. Ainda na perspectiva das diversas formas de pensar a educação nos museus, a educadora Amanda Falcão alinhava uma reflexão sobre o entrelaçar dos processos artesanais aos processos pedagógico nos contextos em que o aprender e o ensinar se encontram, se modificam, brincam e jogam entre suas posições e transformações.

É mediadora cultural que investiga os desdobramentos da narração de histórias na educação em museus e exposições de arte. Estudou comunicação das artes do corpo na PUC-SP e especializou-se em linguagens da arte no Centro Universitário MariAntonia, onde iniciou as pesquisas e atividades do projeto Histórias para Ver e Ouvir (2011-). Com experiência em arte contemporânea, educação, livro e leitura, culturas da infância, patrimônio imaterial e públicos de museus, realiza a curadoria de exposições e de projetos educativos em escolas, livrarias, bibliotecas, museus e outras instituições culturais, com atenção aos aspectos de acessibilidade e diversidade na gestão cultural de equipes multidisciplinares. Atualmente, coordena a área de educação do Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde atua desde 2009. Neste museu, fez a curadoria da exposição Elementar: fazer junto (2023); idealizou os projetos: Semana das Culturas da Infância (2012-), Festival Corpo Palavra (2021-) e Histórias no Jardim (2022-).
É artista e educadora formada em bacharelado de Artes Visuais e licenciando Artes no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Já atuou em educativos de instituições culturais como Sesc Pompeia e Sesc 24 de Maio, e atualmente é educadora no MAM São Paulo. Em suas pesquisas, busca costurar a relação entre memória e o fazer artesanal e, também, investigar os processos sutis e interdisciplinares na mediação cultural e arte educação.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte
com Sansorai Oliveira e Leonardo Sassaki
Este encontro tem como intuito voltar a atenção coletiva para debates sobre racialidade e práticas de acessibilidade a partir dos saberes e fazeres dentro do educativo, compartilhando e trazendo reflexões através da mediação cultural em um museu de arte.
É educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, especialista em educação inclusiva e audiodescrição, investiga práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhou com educação não formal no terceiro setor nas áreas de assistência social e educação, fez parte do MAM Educativo e atualmente ocupa o cargo de Analista de Diversidade e Acessibilidade do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Também é idealizador da “Sentindo os Sentidos”, empresa prestadora de serviços em acessibilidade e arte educação.
é educadora, psicóloga, atriz e produtora cultural. Desde 2004 é trabalhadora da cultura. Trabalhou em instituições como o CAISM Philippe Pinel, CEU’s, Fundação Bienal de São Paulo, Espaço Cultural Porto Seguro e unidades do SESC-SP. De 2006 a 2018 participou da II Trupe de Choque, grupo de pesquisa teatral da cidade de São Paulo. Atualmente, é educadora no MAM São Paulo e integra o coletivo de gestão da OKUPAÇÃO CULTURAL CORAGEM na Cohab 2 em Itaquera.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte
Com Laura Teixeira
Período de inscrições: de 04.02.2025 a 21.02.2025
Datas: 12/03, 19/03, 26/03, 02/04, 09/04, 16/04, 23/04, 30/04, 07/05, 14/05, 21/05, 28/05, 04/06, 11/06, 18/06, 25/06
quartas-feiras
Horário: 19h
Duração: 16 encontros
Curso online
Gratuito
Atenção: como forma de construir um ambiente diverso e inclusivo, pessoas negras, indígenas, transgêneras, neurodivergentes e/ou com deficiência, ou com perfil de baixa renda (renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos), terão prioridade nas vagas dos cursos. O preenchimento dos formulários não garante vaga, o processo de participação dos cursos é feito por um critério de avaliação socioeconômico.
Espaço de pesquisa em desenho e outras linguagens gráficas, envolvendo colagem e impressão com diversos materiais, onde as propostas serão muitas vezes norteadas pelo diálogo com materiais específicos – utilizados tradicionalmente para desenho ou não – levando em conta suas restrições e possibilidades. Teremos certa flexibilidade no planejamento dos encontros semanais de modo a incorporar eventuais demandas específicas do grupo, em práticas individuais e coletivas.
É artista visual, professora, ilustradora e designer. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo e possui mestrado pela Universidade de São Paulo. Especializou-se em Ilustração Criativa na Eina – Universidade Autônoma de Barcelona. Sua pesquisa gira em torno da linguagem do desenho vinculada a materialidades diversas e de suas relações com o espaço tridimensional. É autora de Pássaro desenho (Mov Palavras, 2015), Bolinha branca (idem), Água de pegar (Jujuba, 2011), Número de Circo (Hedra, 2008) e Letra de Forma (idem). Além de ser artista orientadora no programa Igual Diferente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, vêm atuando em diversas instituições como MASP, UNESP, SESC, Ateliescola Acaia, Escola da Cidade, Laboratório Emília de Formação, Oficinas Culturais do Estado e Escola Britânica de Artes Criativas – University of Hertfordshire, UK.
Esse curso faz parte do programa Igual Diferente.
Com Karina Bacci
Período de inscrições: de 04.02.2025 a 21.02.2025
Datas: 11/03, 18/03, 25/03, 01/04, 08/04, 15/04, 22/04, 29/04
Terças-feiras
Horário: 10h
Duração: 8 encontros
Curso online
Gratuito
Atenção: como forma de construir um ambiente diverso e inclusivo, pessoas negras, indígenas, transgêneras, neurodivergentes e/ou com deficiência, ou com perfil de baixa renda (renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos), terão prioridade nas vagas dos cursos. O preenchimento dos formulários não garante vaga, o processo de participação dos cursos é feito por um critério de avaliação socioeconômico.
O curso apresenta um panorama dos movimentos artísticos fotográficos, desde o século XIX até a contemporaneidade. Analisaremos o processo criativo de artistas que combinam a fotografia com outras linguagens como instalação, performance, escrita, vídeo, intervenção, land art, pintura, entre outras. As referências servirão de inspiração para exercícios práticos, estimulando a criatividade e e a produção de um ensaio fotográfico autoral.
Doutoranda em Artes Visuais na ECA/USP na área de concentração: Teoria, Ensino e Aprendizagem de Arte, Karina Bacci tem pós-graduação em Cinema, Vídeo e Fotografia e graduação em Fotografia, com habilitação em Arte e Cultura. Faz parte do GMEPAE (Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação da ECA USP) e atua como fotógrafa e educadora na área cultural. Ministra cursos no MAM-SP desde 2001, além de lugares como USP, CCSP, SESC e Casa Mário de Andrade, tendo ganhado prêmios nessa área. É educadora, fotógrafa e curadora dos projetos itinerantes Retratos da Terra, Cidade Através da Lente e Olhar da Comunidade, com 53 oficinas, exposições e catálogos realizados em diferentes cidades do Brasil. Foi curadora da exposição Evgen Bavcar e Imagens Possíveis, em 2016, da exposição Tramas na Casa Mário de Andrade, em 2015, e das mostras de cinema do MAM-SP (Cinemam), de 2003 a 2005.
Esse curso faz parte do programa Igual Diferente.
Com Karina Bacci
Período de inscrições: de 04.02.2025 a 21.02.2025
Datas: 10/03, 17/03, 24/03, 31/03, 07/04, 14/04, 28/04, 05/05
segundas-feiras
Horário: 10h
Duração: 16 encontros
Curso online
Gratuito
Atenção: como forma de construir um ambiente diverso e inclusivo, pessoas negras, indígenas, transgêneras, neurodivergentes e/ou com deficiência, ou com perfil de baixa renda (renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos), terão prioridade nas vagas dos cursos. O preenchimento dos formulários não garante vaga, o processo de participação dos cursos é feito por um critério de avaliação socioeconômico.
Curso sobre linguagem e técnica fotográfica com aulas teóricas e propostas de exercícios práticos. A partir de referências fotográficas, serão propostas reflexões sobre as múltiplas possibilidades da fotografia como forma de expressão, comunicação e autoconhecimento, incentivando processos criativos.
Doutoranda em Artes Visuais na ECA/USP na área de concentração: Teoria, Ensino e Aprendizagem de Arte, Karina Bacci tem pós-graduação em Cinema, Vídeo e Fotografia e graduação em Fotografia, com habilitação em Arte e Cultura. Faz parte do GMEPAE (Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação da ECA USP) e atua como fotógrafa e educadora na área cultural. Ministra cursos no MAM-SP desde 2001, além de lugares como USP, CCSP, SESC e Casa Mário de Andrade, tendo ganhado prêmios nessa área. É educadora, fotógrafa e curadora dos projetos itinerantes Retratos da Terra, Cidade Através da Lente e Olhar da Comunidade, com 53 oficinas, exposições e catálogos realizados em diferentes cidades do Brasil. Foi curadora da exposição Evgen Bavcar e Imagens Possíveis, em 2016, da exposição Tramas na Casa Mário de Andrade, em 2015, e das mostras de cinema do MAM-SP (Cinemam), de 2003 a 2005.
Esse curso faz parte do programa Igual Diferente.
Com Elisa Band e Karina Bacci
Período de inscrições: de 04.02.2025 a 21.02.2025
Datas: 10/03, 17/03, 24/03, 31/03, 07/04, 28/04, 05/05, 12/05, 19/05, 26/05, 02/06, 09/06, 16/06, 23/06, 30/06, 07/07
segundas-feiras
Horário: 19h
Duração: 16 encontros
Curso online
Gratuito
Atenção: como forma de construir um ambiente diverso e inclusivo, pessoas negras, indígenas, transgêneras, neurodivergentes e/ou com deficiência, ou com perfil de baixa renda (renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos), terão prioridade nas vagas dos cursos. O preenchimento dos formulários não garante vaga, o processo de participação dos cursos é feito por um critério de avaliação socioeconômico.
Desenvolvimento e análise de processo autoral em fotoperformance a partir de estímulos temáticos, referências artísticas e exercícios que experimentam o hibridismo entre essas duas linguagens.
É performer, encenadora e pesquisadora. Formada em Artes Cênicas-Unicamp, foi uma das fundadoras do grupo K, dirigido por Renato Cohen. Em 2015, foi residente da Akademie Schloss Solitude (Alemanha) e publicou o livro de contos Perecíveis. Em 2021, apresentou a performance Nica pelo SESC. Ministra cursos de teatro e performance na SP Escola de Teatro, MAM São Paulo, Escola Superior de Artes Célia Helena, entre outros. Desde 2016 é diretora de Teatro da ONG Ser em Cena. Atualmente, é doutoranda pela ECA – USP e diretora da Cia. Ueinzz. Suas áreas são teatro contemporâneo, performance e literatura.
Doutoranda em Artes Visuais na ECA/USP na área de concentração: Teoria, Ensino e Aprendizagem de Arte, Karina Bacci tem pós-graduação em Cinema, Vídeo e Fotografia e graduação em Fotografia, com habilitação em Arte e Cultura. Faz parte do GMEPAE (Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação da ECA USP) e atua como fotógrafa e educadora na área cultural. Ministra cursos no MAM-SP desde 2001, além de lugares como USP, CCSP, SESC e Casa Mário de Andrade, tendo ganhado prêmios nessa área. É educadora, fotógrafa e curadora dos projetos itinerantes Retratos da Terra, Cidade Através da Lente e Olhar da Comunidade, com 53 oficinas, exposições e catálogos realizados em diferentes cidades do Brasil. Foi curadora da exposição Evgen Bavcar e Imagens Possíveis, em 2016, da exposição Tramas na Casa Mário de Andrade, em 2015, e das mostras de cinema do MAM-SP (Cinemam), de 2003 a 2005.
Esse curso faz parte do programa Igual Diferente.
Local: MAC USP
com Rafael RG e MIR Estúdio
Nesta performance um ambiente imersivo onde luz, palavra e astronomia se conectam. Nesse espaço, narrativas que exploram as relações entre a astronomia e a criação de rotas de fuga de pessoas negras escravizadas se entrelaçam com histórias afetivas, construindo uma rede de memórias e conexões que atravessam o tempo.

Rafael RG (1986) Vive e trabalha entre Guarulhos (SP), São Luís do Maranhão (MA) Recife (PE). É formado em Artes Visuais pela Belas Artes de São Paulo. (Bolsista PROUNI – 2010). Participou de mostras e festivais em cidades do Brasil e em outros países. Recebeu, entre outras premiações, o 1º Prêmio Foco ArtRio, o Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio/ IPHAN, o Prêmio aquisição do Centro Cultural São Paulo, Bolsa Iberê Camargo para residência no Künstlerhaus Bremen (Alemanha), Bolsa Pampulha para residência no Museu de Arte da Pampulha (MG), entre suas residências recentes estão Gasworks em Londres (2018) Black Rock Senegal em Dakar (2019), Triangle France – Astérides em Marseile (2020) e YBYTU (2021) e Residência artística da FAAP (2022) ambas em São Paulo, The 55 project, Miami (2022) e Palais do Tokyo em Paris (2023).
Em sua prática artística, RG costuma trazer duas fontes para construção de seus trabalhos: uma documental e outra afetiva, em geral por meio do uso de documentos garimpados em arquivos institucionais ou pessoais associados a narrativas que podem envolver sua pessoa ou um alter ego. A interação entre essas territorialidades resulta em obras que quase sempre se aproximam de uma ficção, ou de uma noção tensa de ficcionalidade. Relações afetivas e sexuais e suas implicações políticas, e questões de identidade racial têm sido suas áreas de interesse atuais. Essas pesquisas geralmente se desdobram em workshops, instalações, textos performativos, publicações e objetos.
A MIR é um estúdio especializado em criar experiências através da tecnologia. Encabeçado pelos mineiros Brayhan Hawryliszyn, Breno Barreto e Yonanda Santos, o estúdio desenvolve ambientes imersivos, instalações interativas, video mapping e todo tipo de ação que integra arte, design e tecnologia. Fundada em 2012, a MIR já criou obras como Cobra Arco Íris/ Bo’eda Pirõ em parceria com Daiara Tukano, Abissal, Drusa e Infinito Perpétuo. Também desenvolveu exposições como 50 anos em 5 atos, em comemoração aos 50 anos do Palácio das Artes e fez parte da concepção de aparelhos culturais como o Centro de Memória Usiminas em Ipatinga e o Museu da Gruta do Maquiné em Cordisburgo.
Acessível em Libras. Atividade presencial para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições com MAM Educativo na recepção do MAC USP. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do Contatos com a arte
Local: MAC USP
com Amanda Paralela e Amanza Alves
O MAM Educativo convida as crianças de todas as idades para participar de uma visita educativa com narrações de histórias no 38º Panorama da Arte Brasileira: 1000º. O percurso que passará pelas obras contará com brincadeiras e canções do repertório da cultura das infâncias.
É educadora, artista visual e designer. Seu percurso acadêmico é composto pela formação em Design Gráfico pela UMC; licenciatura em Artes Visuais pela FPA e segue em curso a pós-graduação A Natureza Que Somos Filosofias e Práticas para uma Atuação Genuína no Mundo pela A Casa Tombada. Atuou como professora de dança e atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua pesquisa permeia experimentações em diferentes linguagens artísticas nas quais é possível brincar. Acredita que a infância é um estado de se viver que não se limita a uma única fase da vida e que os pássaros estão entre os seres mais criativos desta Terra.
Amanda Alves Vilas Boas Oliveira ou Amanza é educadora e fotógrafa. Sua formação acadêmica é Bacharelado em História da Arte na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Técnico em Comunicação Visual pela ETEC Tiquatira. Apresenta o podcast “O Conceito” sobre história da arte e cultura pop. Percorreu entre instituições culturais como Pinacoteca do Estado de São Paulo e SESC Consolação, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e produção de projetos culturais periféricos. Atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua pesquisa permeia entre direito à cidade, expressões musicais e cultura das infâncias.
Atividade presencial e gratuita, para famílias com crianças de todas as idades, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Vagas limitadas. No 3º andar do prédio MAC USP, na exposição 38ª Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus. Inscrições com MAM Educativo na recepção do MAC USP com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do Família MAM
Local: MAC USP
com Yeejide, André Moraes e Eduardo Duetho
O corpo como espaço sagrado e templo da criação. Nesta oficina serão propostos nove exercícios de dança que exploram movimentações da dança contemporânea e das danças tradicionais dos terreiros, além do som do atabaque, tocado ao vivo, que permeia todo o encontro, como possibilitadores da imersão corporal que autorreferenciem e contribuam para os processos de criação e mitologias pessoais.
Dançarina e artista visual, pesquisa cultura popular e tradições afro-diaspóricas. Acredita que as tradições de terreiro, memórias, imaginário popular e a conexão com a natureza são estímulos de conexão do pensamento e consciência da relação do corpo com os espaços em que habita.
Maranhense residente no bairro do Ipiranga/Heliópolis há 24 anos, é ogã na umbanda e atualmente estuda os toques do candomblé ketu.
Ogã e Opa Otun no Ilê Àse Bomin, de Nação Ketu, atua há doze anos como produtor cultural, especializado em projetos culturais, gestão de eventos e produção musical. Apaixonado pela valorização da cultura e pelo impacto social por meio da arte e da educação.
Atividade presencial e gratuita, aberta ao público, ponto de encontro com MAM Educativo na recepção do MAC USP. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do Domingo MAM
Local: MAC USP
com MAM Educativo
O MAM Educativo convida as crianças de todas as idades para participar de uma visita educativa com experiência poética no 38° Panorama da Arte Brasileira. Nas visitas mediadas, diferentes leituras de mundo são desencadeadas e permitem a construção de sentido sobre questões que uma obra de arte pode trazer. Os diálogos que acontecem entre visitantes e o educativo instigam um olhar sensível e crítico sobre contextos diversos. Dessa reflexão parte-se para o exercício de experimentação criativa, que permite imaginar e criar novas possibilidades. As experiências poéticas podem ser atividades de ateliê, criação de versos e histórias, dinâmicas corporais ou outras proposições que estimulam a construção de sentido pelo contato com a criação artística. São situações de experimentação que passeiam por campos em que os resultados não são previsíveis.
Atividade presencial e gratuita, para famílias com crianças de todas as idades, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Vagas limitadas. No 3º andar do prédio MAC USP, na exposição 38ª Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus. Inscrições com MAM Educativo na recepção do MAC USP com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do programa Família MAM.
Local: MAC USP
com MAM educativo
O MAM Educativo convida as crianças de todas as idades para participar de uma visita educativa com experiência poética no 38° Panorama da Arte Brasileira. Nas visitas mediadas, diferentes leituras de mundo são desencadeadas e permitem a construção de sentido sobre questões que uma obra de arte pode trazer. Os diálogos que acontecem entre visitantes e o educativo instigam um olhar sensível e crítico sobre contextos diversos. Dessa reflexão parte-se para o exercício de experimentação criativa, que permite imaginar e criar novas possibilidades. As experiências poéticas podem ser atividades de ateliê, criação de versos e histórias, dinâmicas corporais ou outras proposições que estimulam a construção de sentido pelo contato com a criação artística. São situações de experimentação que passeiam por campos em que os resultados não são previsíveis.
Atividade presencial para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. No 3º andar do prédio MAC USP, na exposição 38ª Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus. Inscrições com MAM Educativo na recepção do MAC USP. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do Contatos com a arte
Local: MAC USP
com Fábio de Sá
O Visual Vernacular (VV) é um recurso estético próprio da língua de sinais. Ele está presente no dia a dia da língua e da comunidade surda, em sua literatura, poesia, assim como na música e no teatro. Através dele, uma imagem é narrada para além dos signos das palavras.
Fábio de Sá é formado em Letras/LIBRAS, fez curso de teatro em acessibilidade. É professor, ator, artista, consultor de peça de teatro em libras e revisor de LIBRAS. Atuou como professor de Libras na PUC-SP, CES Rio Branco e Senac. Ministrou workshops de Visual Vernacular em países como Chile, Colômbia, Costa Rica e Brasil. Apresentou poesias utilizando o Visual Vernacular e Poesia em Libras na França, Chile, Colômbia, Japão e Brasil. Participou do Festival Clin d’Oeil na França e do Septimo Festival Internacional Arte Sordo Visual Vernacular em 2019.
Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, aberta ao público, ponto de encontro com MAM Educativo na recepção do MAC USP. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do Domingo MAM
Local: MAC USP
com Vivian Catenacci
Brincadeiras da cultura das infâncias brasileiras que têm a nossa fauna e flora como tema e colocam o corpo e a imaginação das crianças em movimento.
Vivian Catenacci é antropóloga, produtora rural e cultural, mãe brincante, artista narradora e escutadeira de histórias. Realiza rodas de contos e desenvolve pesquisas, projetos de formação e vivências intergeracionais sobre o livre brincar e aprender; narração oral e mediação de leitura desde os bebês. Co-idealizadora e produtora do Núcleo Boca da Mata – Agroecologia e Cultura, em Piracaia-SP. Integra o GT Infâncias da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e o Coletivo Portal das Histórias ( www.portaldashistorias.com.br).
Atividade presencial e gratuita, para famílias com crianças de todas as idades, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Inscrições com MAM Educativo na recepção do MAC USP com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do Família MAM
Local: MAC USP
com Vivian Catenacci
Pequenas narrativas e brincadeiras com palavras, que compõem o repertório tradicional das infâncias brasileiras, desde o começo da vida. O tema destas histórias e brinquedos cantados e ritmados são os bichos e os seres encantados que habitam as águas dos nossos ribeirões, lagos, lagoas, rios e mares.
Vivian Catenacci é antropóloga, produtora rural e cultural, mãe brincante, artista narradora e escutadeira de histórias. Realiza rodas de contos e desenvolve pesquisas, projetos de formação e vivências intergeracionais sobre o livre brincar e aprender; narração oral e mediação de leitura desde os bebês. Co-idealizadora e produtora do Núcleo Boca da Mata – Agroecologia e Cultura, em Piracaia-SP. Integra o GT Infâncias da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e o Coletivo Portal das Histórias ( www.portaldashistorias.com.br).
Atividade presencial e gratuita, para famílias com bebês desde a barriga até os 2 anos de idade, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Vagas limitadas. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAC. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Essa atividade faz parte do Família MAM
Local: MAC USP
com Yeejide, André Moraes e Eduardo Duetho
O corpo como espaço sagrado e templo da criação. Nesta oficina serão propostos nove exercícios de dança que exploram movimentações da dança contemporânea e das danças tradicionais dos terreiros, além do som do atabaque, tocado ao vivo, que permeia todo o encontro, como possibilitadores da imersão corporal que autorreferenciem e contribuam para os processos de criação e mitologias pessoais.
Dançarina e artista visual, pesquisa cultura popular e tradições afro-diaspóricas. Acredita que as tradições de terreiro, memórias, imaginário popular e a conexão com a natureza são estímulos de conexão do pensamento e consciência da relação do corpo com os espaços em que habita.
Maranhense residente no bairro do Ipiranga/Heliópolis há 24 anos, é ogã na umbanda e atualmente estuda os toques do candomblé ketu.
Ogã e Opa Otun no Ilê Àse Bomin, de Nação Ketu, atua há doze anos como produtor cultural, especializado em projetos culturais, gestão de eventos e produção musical. Apaixonado pela valorização da cultura e pelo impacto social por meio da arte e da educação.
Atividade presencial e gratuita, aberta ao público, ponto de encontro com MAM Educativo na recepção do MAC USP. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do Domingo MAM
Local: MAC USP
com Leonardo Sassaki e Alice Procter
O MAM Educativo convida o público de todas as idades para participar de uma visita educativa multissensorial em português e libras no 38° Panorama da Arte Brasileira. Nas visitas mediadas, diferentes leituras de mundo são desencadeadas e permitem a construção de sentido sobre questões que uma obra de arte pode trazer. Os diálogos que acontecem entre visitantes e o educativo instigam um olhar sensível e crítico sobre contextos diversos. Dessa reflexão parte-se para o exercício de experimentação criativa, que permite imaginar e criar novas possibilidades.
É educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, especialista em educação inclusiva e audiodescrição, investiga práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhou com educação não formal no terceiro setor nas áreas de assistência social e educação, fez parte do MAM Educativo e atualmente ocupa o cargo de Analista de Diversidade e Acessibilidade do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Também é idealizador da “Sentindo os Sentidos”, empresa prestadora de serviços em acessibilidade e arte educação.
Vive e respira arte, é surda e atua como artista, designer, ilustradora e professora de artes. Formada em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, técnica em Produção de Moda pelo Senac Lapa Faustolo e pós-graduanda em arte educação pelo Senac. Sempre procurando adquirir novos conhecimentos.
Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, para famílias com crianças de todas as idades, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Vagas limitadas. No 3º andar do prédio MAC USP, na exposição 38ª Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus. Inscrições com MAM Educativo na recepção do MAC USP com 30 minutos de antecedência. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do Domingo MAM
Local: MAC USP
com Tâmara David e MAM Educativo
Inspirado na exposição “38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus”, o percurso poético musical com Tâmara Davi e MAM educativo propõem uma relação entre as artes visuais presentes na exposição e a música brasileira.
Mineira de Belo Horizonte, é atriz, cantora, educadora e produtora cultural radicada em São Paulo, atuando há mais de 17 anos no carnaval e nos palcos da cidade. Integrou grupos, cantou e gravou com artistas como Bukassa Kabengele, Lenna Bahule, Nega Duda, Ilú Obá de Min, Festa da Massa e Samba Negras em Marcha. Desenvolve preparação vocal dramatúrgica para grupos de Teatro e ministra aulas e oficinas voltadas ao estudo da voz e interpretação com ênfase em canto e consciência corporal para músicos, atores e educadores.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do Família MAM
Local: MAC USP
com Ateliê Quero Quero
Criar espaços de aprendizagem para crianças envolve pensar no conceito de espaço educador. Implica em observar qualidades essenciais para organização de ambientes na escola visando a autonomia, identidade, pertencimento das crianças bem como os objetivos de aprendizagem propostos no currículo. Nesta conversa serão abordados fundamentos e critérios para a organização de ambientes de aprendizagem em diálogo com as concepções de infância e de aprendizagem.
Karen Ramos é sócia fundadora/diretora de projetos do Ateliê Quero Quero marcenaria inventiva que tem como foco os espaços de aprendizagem. É licenciada em Pedagogia, especialista em gestão escolar, Mestre em História e historiografia da Educação e Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Ministra cursos de formação de professores na Rede pública e particular de ensino. Já atuou como coordenadora de núcleos de educação de 0 a 3 anos e 3 a 6 e também no Ensino Fundamental I. Realiza grupos de estudos como estratégia formativa sobre a abordagem Reggio Emília, Emmi Pikler, Projetos investigativos, documentação pedagógica e Arquitetura Escolar com enfoque no espaço educador. Fez cursos de aprofundamento na Itália, Peru, Canadá e Argentina sobre abordagem Reggio Emília.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do Contatos com a arte + marcenaria no MAM
Local: MAC USP
com Edinho Santos e Viic Oliveira
Nesta performance, Edinho Santos traz suas poesias a promoção do combate ao capacitismo e procura desenvolver um olhar empático e sensível em relação à surdez. Com a companhia da poeta e intérprete de Libras Viic Oliveira, a dupla recita poesias, de maneira bilíngue, que instigam a reflexão sobre as vivências dentro da comunidade surda.
Edinho Santos é Surdo e atua como pedagogo, ativista, bartender, produtor, ator e Poeta. Como produtor, organizou eventos como Vibração, O bloco Vibramão, Sencity- MAM/SP e Setembro Azul, no Itaú Cultural. Como educador, compôs a equipe do Museu Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), do Museu do Futebol e do Museu Afro Brasil. Faz parte da organização Slam de Surdes.
Victória Oliveira é uma educadora que descobriu paixão pelas questões que tangem a acessibilidade, principalmente direcionada ao público surdo. Entusiasta pelo poder do som e das palavras, assumiu o seu desejo de criar universos imagéticos a partir dos acessos e vivências para com o mundo e as pessoas. É pós-graduada em Tradução, Interpretação e Docência em Libras pela Faculdade Unintese. Atualmente cursa pós-graduação Tradução e
Interpretação em Libras: Arte, Cultura e Educação pelo Instituto Singularidades e é mestranda na área de Educação, Acessibilidade e Formação de Professores pela Faculdade de Educação da USP. Atua como tradutora e intérprete de Libras e é idealizadora da Azuka, um projeto que mistura literatura e Libras para crianças, e lançou o livro infantil chamado Meu avô que me ensinou, sendo um livro acessível em Libras. Também trabalha com os poetas surdos Edinho Santos e Cathy Moreira, com quem organiza o Slam das Manas em Libras
Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, aberta ao público, ponto de encontro com MAM Educativo na recepção do MAC USP. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do Domingo MAM