com Paula Berbert
Datas: 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de março de 2025
Terças e quintas-feiras
Horário: das 20h às 22h
Duração: 6 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Este curso oferece um panorama introdutório sobre os contextos contemporâneos da arte indígena no Brasil, com ênfase na crescente visibilidade dessas produções no cenário artístico.
Na primeira parte, a partir da análise de obras de artistas indígenas e de manifestações tradicionais de diferentes povos originários, as pessoas participantes serão convidadas a refletir sobre as perspectivas dos próprios indígenas em relação às suas formas de expressão artística. Também serão exploradas as múltiplas temporalidades que permeiam as práticas de artistas e curadories indígenas, considerando como essas práticas se vinculam às cosmovisões de seus povos, aos seus sistemas de arte e à resistência multissecular à colonização.
A segunda parte do curso será dedicada a estudos de caso. Analisaremos curadorias e projetos artísticos desenvolvidos por artistas indígenas em instituições e museus do sistema de arte não indígena, com destaque para as exposições Véxoa (Pinacoteca de São Paulo, 2020), Moquém_Surarî (MAM-SP, 2021), Nakoada (2022) e o Pavilhão Hãhãmpuá (Bienal de Veneza, 2024). Além disso, será discutida a experiência maxakali da Aldeia-Escola-Floresta como um projeto indígena de arte-educação comunitária, voltado para o fortalecimento dos conhecimentos tradicionais e a revitalização do território.
O curso será encerrado com uma sessão dedicada à análise de um último estudo de caso, escolhido pela turma, que servirá como base para uma reflexão final sobre os temas abordados ao longo das aulas, apontando possíveis desdobramentos e caminhos de pesquisa no campo das artes indígenas.
Programação
Aula 01 – Artes Indígenas em seus próprios termos
- Cosmovisões indígenas e sistemas de arte;
- Práticas artísticas tradicionais e contemporâneas: temporalidades cruzadas;
- Arte indígena contemporânea ou arte contemporânea indígena?
Aula 02 – Encontro entre mundos, encontros entre sistemas de arte
- Guerra colonial como modalidade de encontro e de relação;
- Formas de representação dos povos indígenas e de suas manifestações expressivas em diferentes momentos da história da arte ocidental no Brasil;
- Sentidos múltiplos das “apropriações” e “empréstimos” em contextos em que pessoas, objetos, conceitos e linguagens circulam entre mundos.
Aula 03 – Artes Indígenas, lutas políticas e ativismos
“Camada da resistência” sempre presente nas proposições artísticas e curatoriais indígenas;
Arte Indígena Contemporânea e suas condições de possibilidade histórica;
Protagonismos e auto-representações indígenas como forças de contra-efetuação das armadilhas coloniais;
Artes indígenas e a possibilidade de construção de alianças.
Aula 04 – Curadorias Indígenas: estudos de caso
- Análise de algumas experiências de curadorias indígenas em instituições de arte:
- Véxoa: nós sabemos, organizada em 2020 na Pinacoteca de São Paulo por Naine Terena;
- Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea, organizada por Jaider Esbell e Paula Berbert no MAM – SP em 2021;
- Nakoada: estratégias para arte moderna, organizada por Denilson Baniwa e Beatriz Lemos no MAM – RJ em 2022;
- Pavilhão Hãhãwpuá, organizado por Arissana Pataxó, Denilson Baniwa e Gustavo Caboco Wapichana na Bienal de Veneza de 2024.
Aula 05 – “Arte Indígena Contemporânea de base comunitária”: estudo da experiência maxakali da Aldeia-Escola-Floresta
- Os Tikmũ’ũn e seus yãmĩyxop;
- A luta dos Maxakali por seu território e a retomada da Aldeia-Escola-Floresta;
- Arte indígena maxakali de base comunitária: reflorestamento como land art e oficinas de arte-educação.
Aula 06 – Estudo de caso à escolha da turma e fechamento do curso
- Análise da obra de um artista ou de projeto curatorial escolhido pela turma;
- Síntese dos conteúdos debatidos ao longo do curso;
- Perspectivas de pesquisas no campo das artes indígenas.
Paula Berbert
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